00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6611
Tipo: Dissertação
Título: A concepção de conhecimento no construtivismo: uma análise à luz da ontologia Marxiana
Título(s) alternativo(s): The constructivism conception of knowledge: an in the light of Marxian ontology
Autor(es): Monteiro, Jirlene Barros
Primeiro Orientador: Bertoldo, Maria Edna de Lima
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Edlene Pimentel
metadata.dc.contributor.referee2: Cavalcante, Maria do Socorro Aguiar de Oliveira
Resumo: Este estudo objetivou analisar a concepção de conhecimento no construtivismo, demonstrando a impossibilidade da formação omnilateral nessa concepção. Esta pesquisa foi realizada à luz da ontologia marxiana, que se fundamenta na centralidade do trabalho como constituinte do ser social. Para Marx, a subjetividade, faz parte da materialidade do ser social, daí a necessidade de buscar a raiz da materialidade que produziu o ideário do construtivismo na educação. Para isso, evidencia-se a gênese e o percurso histórico da teoria matriz do construtivismo: a Epistemologia Genética de Piaget, como também sua concepção de conhecimento, apropriação e aplicação na educação escolar. Neste estudo foi demonstrado que na Epistemologia Genética de Piaget a concepção de conhecimento foi extraída do modelo biológico de autorregulação do organismo, no qual o conhecimento se constitui uma construção própria do sujeito de acordo com as estruturas mentais, estágios cognitivos que representam uma sequência e uma sucessão no desenvolvimento da inteligência. Assim, o sujeito constrói conhecimento à medida que se adapta à realidade por meio de suas ações. Em seguida, é ressaltado que o construtivismo na educação escolar consiste em uma estratégia pedagógica no contexto da crise estrutural do capital, a serviço das novas configurações do trabalho capitalista. A concepção de conhecimento como adaptação se encaixa perfeitamente no processo de reordenamento mundial do sistema produtivo capitalista na fase denominada de acumulação flexível, na qual os conhecimentos devem ser aqueles que atendam aos interesses do mercado. Isso se reflete na escola ao editar a importância “aprender a aprender”, cujo significado é aprender a se adaptar às constantes mudanças no sistema produtivo capitalista. Por fim, é apresentado o conceito de formação humana omnilateral em Marx, demonstrando que o construtivismo, como estratégia pedagógica para a reprodução do capital, impossibilita uma formação humana omnilateral. Essa só se efetivará em uma sociabilidade para além do capital. Ademais, a pesquisa aponta a necessidade de elaborar estratégias apropriadas que contribuam para a automudança dos indivíduos chamados a lutar por uma ordem social metabólica radicalmente diferente que permita o desenvolvimento humano omnilateral.
Abstract: This study examines the constructivist conception of knowledge, demonstrating the impossibility of the formation omnilateral that conception. This research was reviewed in the light of Marxist ontology, which is based on the centrality of work as a constituent of social being. For Marx, subjectivity is part of the materiality of social being, hence the need to find the root of materiality that produced the ideas of constructivism in education. For that, it shows the genesis and historical background of the matrix theory of constructivism: Piaget's Genetic Epistemology, but his conception of knowledge, ownership and implementation in school education. Our study has shown that the genetic epistemology of Piaget's conception of knowledge has been extracted from the biological model of autoregulation of body, in which knowledge constitutes a subject's own construction according to the mental, cognitive stages that represent a sequence and a succession in the development of intelligence. Thus the subject knowledge builds as it adjusts to reality through his actions. Then, it is stressed that constructivism in school education is a pedagogical strategy in the context of the structural crisis of capital to service the new configurations of capitalist work. The concept of knowledge as adaptation fits perfectly in the process of global rearrangement of the capitalist production system in the stage called flexible accumulation, in which the knowledge must be those that serve the interests of the market. This is reflected in school to edit the importance of “learning to learn”, whose meaning is learning to adapt to constant changes in the capitalist production system. Finally, we present the concept of human omnilateral Marx, demonstrating that constructivism, as a pedagogical strategy for the reproduction of capital, hinders a human omnilateral. This will become effective only in a sociality beyond the capital. Moreover, the research emphasizes the need to develop appropriate strategies that contribute to self-change of individuals called to fight for a radically different social metabolic order to enable human development omnilateral.
Palavras-chave: Educação
Educação escolar
Construtivismo (Educação)
Ontologia marxiana
Education
Schooling
Marxian ontology
Constructivism (Education)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: MONTEIRO, Jirlene Barros. A concepção de conhecimento no construtivismo: uma análise à luz da ontologia Marxiana. 2019. 100 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2011.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6611
Data do documento: 20-jul-2011
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A concepção de conhecimento no construtivismo: uma análise à luz da ontologia Marxiana.pdf537.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.