00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6574
Tipo: Dissertação
Título: Formação de profissionais de educação infantil no ensino superior: uma reflexão acerca das contribuições das pesquisas científicas para se repensar essa formação (2000 – 2013)
Autor(es): Cavalcante, Gicelma de Oliveira
Primeiro Orientador: Haddad, Lenira
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Walter Matias
metadata.dc.contributor.referee2: Cordeiro, Maria Helena Baptista Vilares
Resumo: Esta investigação está vinculada ao Grupo de Pesquisa Educação Infantil e Desenvolvimento Humano da Universidade Federal de Alagoas, sob a coordenação da Profª. Drª. Lenira Haddad. Tem como objetivo investigar e analisar a produção acadêmica relativa à formação do profissional da EI em nível superior. Assim, buscou-se responder as seguintes questões: qual o lugar da educação infantil no currículo dos cursos de formação inicial em nível superior? Quais os aspectos positivos e os desafios a superar encontrados nas pesquisas? Será possível identificar aspectos semelhantes ou mudanças relevantes após a análise das pesquisas realizadas antes e após a vigência das DCNCP (2006) no que diz respeito às demandas necessárias à educação da criança pequena? Foi realizado um mapeamento de teses e dissertações sobre a temática “formação do profissional da educação infantil” a partir de levantamento realizado nas seguintes bases de dados: CAPES, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações/USP, Biblioteca Digital da UNICAMP, Biblioteca digital da UNESP, Associação Nacional de Pós- Graduação e Pesquisa em Educação-ANPEd, UFSC - Biblioteca Universitária, SCIELO e Domínio Público: Biblioteca Digital do MEC. O levantamento de títulos das dissertações, teses e artigos, que compreendem o período de 2000 a 2013, foi realizado a partir dos seguintes descritores: formação profissional, educação infantil, formação do professor da EI, formação inicial, Pedagogia, Curso Normal Superior, Instituto de Educação Superior. Onze pesquisas foram selecionadas em função de apresentarem maior proximidade com o tema da formação inicial do profissional da EI em curso superior (modalidade presencial). Essas pesquisas abrangem um panorama de trinta instituições de ensino superior, que oferecem formação para o profissional da EI. A análise e discussão dos resultados obtidos foram estruturadas a partir de duas dimensões. A primeira diz respeito às contribuições das teses e dissertações para a formação do professor de educação infantil, na qual se discute os cursos de formação a partir das pesquisas que analisam os documentos que estruturam os cursos e a partir das pesquisas que deram voz aos sujeitos: docentes, discentes e professoras de EI graduadas em Pedagogia. A segunda dimensão analisa dois aspectos que dizem respeito à especificidade da educação infantil: a contraposição entre ensino fundamental e educação infantil; a Pedagogia da Infância ou Pedagogia da Educação Infantil. Como resultado desta investigação fica claro que a formação do profissional da EI não sofreu mudanças significativas, especialmente no que diz respeito à legitimação da educação da criança pequena nos cursos de formação de professores. Entende-se como principais desafios a serem superados: a) a falta de identidade e o caráter de hiperformação identificado nos cursos de formação; b) a ausência de componentes disciplinares que promovam discussões a respeito da educação da criança pequena; c) lacunas apresentadas pelos docentes dos cursos de Pedagogia no que diz respeito aos conhecimentos pertinentes à EI; d) predominância do modelo escolar na estrutura dos cursos de Pedagogia; e) lógica disciplinar presente nas academias do país e sua incompatibilidade com as aprendizagens necessárias à infância. Acredita-se que há uma urgente necessidade de superar o modelo escolarizado que orienta a organização dos cursos de formação de professores no país e caminhar rumo à legitimação da Pedagogia da Infância apropriada aos modos peculiares como a criança constrói a compreensão de si e do mundo. Contudo, essa Pedagogia da Infância precisa ser melhor compreendida e decifrada. Compreende-se ainda que, assim como o modelo escolar foi disseminado nos espaços de formações para as práticas profissionais em instituições de EI, a criação de espaços de informação e formação a partir de um modelo que contemple a identidade, função e organização da EI numa perspectiva dos direitos e necessidades da criança possa mudar o rumo da formação dos profissionais da EI em nosso país.
Abstract: This investigation is associated to the Alagoas Federal University’s childhood Education and Human Development Research Group (Grupo de Pesquisa Educação Infantil e Desenvolvimento Humano da Universidade Federal de Alagoas), under the supervision of Professor Dr. Lenira Haddad. It has the objective to research and analyze the academic production related to the training of a professional of Early Child Education (ECE) at the higher education. Therefore, we sought to answer the following questions: what is the place of early childhood education in the curriculum of basic training at higher education level? What are the strengths and challenges to be overcome encountered in the researches? Is it possible to identify similar aspects or significant changes after analyzing the surveys conducted before and after the validity of DCNCP (2006 ) with regard to the demands necessary for the education of young children ? A mapping was completed of theses and dissertations on the subject of “formation of a profesional of early-childhood education” from a search made on the following databases: CAPES, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações/USP, Biblioteca Digital da UNICAMP, Biblioteca digital da UNESP, Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação-ANPEd, UFSC - Biblioteca Universitária, SCIELO e Domínio Público: Biblioteca Digital do MEC. The retrieval of the dissertations, theses and articles’ titles, which span the period from 2000 to 2013, was done based on the following descriptors: Professional training, earlychildhood education, early-childhood education professor preparation, initial training, Pedagogy, Higher Education course. Twelve studies were selected on the basis of having a greater proximity to the subject of initial training in higher education (classroom mode). These surveys cover a range of thirty higher education institutions which offer training for professional Early Childhood Education. The analyses and discussion of the results was structured in two dimensions. The first concerns the contribution of the theses and dissertations in the training of the professor of early-childhood education, in which is discussed the training courses from the research that analyzed the documents that structured the courses and from the researches that gave voice to the subjects: teachers, students and early-childhood education professional graduated in Pedagogy. The second dimension examines two aspects that concern the specificity of early childhood education: the opposition between elementary education and early-childhood education, Infancy’s Pedagogy or Pedagogy of Early-Childhood Education. As a result of this investigation it is clear that Early-Childhood Education professionals training did not undergo significant changes, especially with regards to the legitimacy of the education of young children in the training courses for teachers. It is understood as the main challenges to overcome: a) the lack of identity and character of hyper-training identified in the training courses , b) the absence of disciplinary components that promote discussions regarding the education of young children c ) gaps presented by Pedagogy courses’ teachers in respect of the relevant knowledge to ECE d) predominance of school model in the structure of Pedagogy courses e) disciplinary logic present in the academies of the country and its incompatibility with the necessary learning of early-childhood. We can infer that there is an urgent need to overcome the school model that guides the organization of the training courses for teachers in the country and to move towards legitimizing Early Childhood Pedagogy appropriate to the specific manner in which the child constructs an understanding of themselves and the World. However, this Early-Childhood pedagogy needs to be better understood and deciphered. Furthermore, it is understandable that, as the school model was spread in the areas of training of professional practices in the ECE institutions, the creation of areas of information and training from a model that reflects the identity, function and organization of ECE with the perspective of the rights and needs of the child can change the course of training of ECE in our country.
Palavras-chave: Ensino superior
Professores – Formação
Educação infantil
Educação Pré-escolar
Professores de ensino pré-escolar - Formação
University education
Teachers - Formation
Child education
Early Childhood Education
Pre-school teachers - Formation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: CAVALCANTE, Gicelma de Oliveira. Formação de profissionais de educação infantil no ensino superior: uma reflexão acerca das contribuições das pesquisas científicas para se repensar essa formação (2000 – 2013). 2019. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6574
Data do documento: 11-mar-2014
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.