00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6564
Tipo: Tese
Título: O livro didático na EJA: possibilidades para (re)invenção de práticas culturais no/do/com o cotidiano escolar
Autor(es): Oliveira, Elisabete Duarte de
Primeiro Orientador: Freitas, Marinaide Lima de Queiroz
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Walter Matias
metadata.dc.contributor.referee2: Fumes, Neiza de Lourdes Frederico
metadata.dc.contributor.referee3: Passos, Mailsa Carla Pinto
metadata.dc.contributor.referee4: Marinho, Paulo Manuel Teixeira
Resumo: Esta investigação é de base qualitativa com foco nos estudos no/do/com o cotidiano (ALVES, 2003, 2008, 2010; CERTEAU, 2011; 2013; FERRAÇO, 2008). Realizou-se em uma turma de 3ª fase (pós-alfabetização) da Educação de Jovens e Adultos (EJA), numa escola pública, situada no Vale do Reginaldo em Maceió. Teve como objetivo compreender o processo de (re)invenção das práticas culturais dos sujeitos estudantes da educação de jovens e adultos nos espaçostempos que ocupam, sobretudo, no espaçotempo de uso do Livro Didático (LD) e problematizou: Como os sujeitos estudantes (re)inventam suas práticas culturais, no uso do livro didático, em sala de aula da educação de jovens e adultos? Na busca de responder essa indagação e alcançar o objetivo utilizou-se, também, da abordagem da história oral (PORTELLI, 1997; POLLAK, 2002; THOMSON, 2002), no sentido de, por meio de sessões de conversas com os moradores do referido Vale, conhecer as práticas culturais do contexto situacional do locus da pesquisa. O estudo recorreu, ainda, ao procedimento da análise de conteúdo (BARDIN, 2009; FRANCO, 2007) do LD adotado pela Rede Municipal de Educação de Maceió, e quanto ao tratamento e abordagem dos temas culturas e práticas culturais (CERTEAU, 2011, 2012, 2013). Foi necessário, ainda, fazer uso das técnicas do grupo focal com os sujeitos estudantes; entrevistas com a professora e gestora da escola e observações nas aulas dos acontecimentos das práticas culturais dos estudantes da EJA, por meio do uso do LD. O LD neste estudo foi considerado um artefato cultural e o resultado da análise indicou que ele contém, predominantemente, práticas culturais folclorizadas, mas com possibilidades para (re)invenções. Os dados coletados, analisados e intercruzados demonstraram que os estudantes pensantespraticantes (ALVES, 2003), sujeitos da investigação, (re)inventaram e deram sentido às práticas culturais dos espaçostempos que moram nos espaçostempos do uso do LD, usando táticas (CERTEAU, 2012 e 2013) por meio da interação verbal (BAKHTIN, 1992; FREITAS A. 1999) nos diálogos realizados na sala de aula observada.
Abstract: This research has qualitative basis with a focus on studies in the everyday (ALVES, 2003, 2008, 2010; CERTEAU, 2011; 2013; Ferraço, 2008). It was carried out in a 3rd phase of class (post-literacy) of the young and adult education, a public school, located in Vale do Reginaldo in Maceió. The aimed was to understand the process of invention of the cultural practices of students the education of young and adults in spaces and times occupying especially in the textbook and problematized: As students invent and reinvent their cultural practices, when use of textbooks in the classroom of the young and adult education? To answer this question and reach objective was used also the oral history approach (PORTELLI, 1997; POLLAK, 2002; THOMSON, 2002), for, through sessions conversations with the residents of the Vale do Reginaldo to know the cultural practices of the locus of research situational context. Study used also to the content analysis procedure (BARDIN, 2009; FRANCO, 2007) textbooks adopted by the Rede Municipal de Educação de Maceió, and for the treatment and approach of cultures themes and cultural practices (CERTEAU, 2011, 2012, 2013). It was also necessary to make use of the techniques focus group with the students; interviews with the teacher and principal of the school and in class observations of the events of cultural practices of students in adult education through the use of textbook. The textbook in this study was considered a cultural artifact and the test result indicated that it contains predominantly folkloric cultural practices, but with possibilities for inventions and reinventions. The data collected, analyzed and intercrossed shown that thinking practitioners students (ALVES, 2003), subjects of the investigation, invented and gave meaning to the cultural practices of space and times who live in space and times of the textbook use, using tactics (CERTEAU, 2012 and 2013), through verbal interaction (BAKHTIN, 1992; FREITAS A. 1999) dialogues conducted in the classroom observed.
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos
Livro didático
Práticas culturais
Estudantes – Cotidiano
Young and adult education
Textbook
Cultural practices
Everyday
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: OLIVEIRA, Elisabete Duarte de. O livro didático na EJA: possibilidades para (re)invenção de práticas culturais no/do/com o cotidiano escolar. 2020. 171 f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6564
Data do documento: 30-nov-2019
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.