00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Dissertação
Título: Contribuições do laboratório de ensino de química e biotecnologia na formação do licenciado em Química da UFAL
Título(s) alternativo(s): Contributions from the laboratory of chemistry teaching and training in biotechnology degree in Chemistry UFAL
Autor(es): Silva, Fábio Adriano Santos da
Primeiro Orientador: Fireman, Elton Casado
metadata.dc.contributor.referee1: Sá, Luciana Passos
metadata.dc.contributor.referee2: Paula, Francine Santos de
Resumo: Pressupostos teóricos e documentos legais destacam que a formação de professores se alicerça no acúmulo de conhecimentos específicos e pedagógicos desvinculados entre si e das necessidades que atenderiam efetivamente à complexidade e desafios existentes nas salas de aula da Educação Básica. Defende-se, então, uma formação baseada na reflexão, alicerçada na racionalidade prática, onde se busca ultrapassar o simples acúmulo de conhecimentos a partir de um elo entre os conteúdos específicos, pedagógicos e a transposição didática dos diversos campos do conhecimento nas escolas de Educação Básica. À luz dessa proposta, pretende-se, com o presente trabalho, observar qual a posição da Licenciatura em Química da UFAL, isto é, observar se o curso está voltado ao simples acúmulo de conhecimentos ou se já busca meios de se adaptar às propostas de formação reflexiva. Essa leitura será feita a partir do acompanhamento das aulas de laboratório no IQB, devido a: 1 – observação nas referências específicas sobre formação de professores de química de que as atividades experimentais desenvolvidas nas Universidades estão voltadas aos conteúdos específicos e pouco contribuem para o desenvolvimento didático de aulas práticas nas escolas; 2 – observação, quando aluno da graduação desse curso, da experimentação voltada exclusivamente aos conhecimentos químicos, deixando de lado as contribuições à formação pedagógica que as aulas experimentais podem trazer ao licenciando em química; 3 – implantação do novo projeto pedagógico do curso em 2006, que traça as características de um curso voltado à superação das lacunas apontadas pelos teóricos e pela legislação em vigor na formação de professores até então seguidas.
Abstract: Theoretical assumption and legal documents point out that teacher training is based on the accumulation of specific and pedagogical knowledge not linked between them and other needs that effectively achieve the complexity and challenges that exist in Basic Education classrooms. It is defended then a training based on reflection and practical rationality, which seeks to go beyond the mere accumulation of knowledge from a link among the specific content, pedagogical and didactical transposition in other fields of knowledge in schools for Basic Education. Enlightened by this proposal, this work intends to observe what the position of the Licentiateship Degree in Chemistry at UFAL, it means, to observe if the course is aimed at the mere accumulation of knowledge or if the course is already seeking ways to adapt to proposed reflexive formation. This reading is done from the monitoring of laboratory classes in the IQB, due to: 1 – the observation in specific reference to teacher training in chemistry that the experimental activities carried out in universities are toward to the specific contents and it contributes a little to the educational development of practical classes in schools, 2 – the observation, as student on the graduation from this course, is that the trial are focused exclusively on chemical knowledge, leaving aside the contributions to the pedagogical training that the experimental classes in chemistry can bring to the Licensed in Chemistry , 3 – the implementation of new pedagogical project of the course in 2006, which outlines the features of a course aimed at overcoming the gaps pointed by theorists and the legislation in vigor on teacher training so far followed.
Palavras-chave: Professores – Formação
Laboratório didático
Projeto pedagógico
Políticas educacionais
Química - Estudo e ensino
Teachers - Training
Laboratory teaching
Pedagogic project
Educational policies
Chemistry - Study and teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SILVA, Fábio Adriano Santos da. Contribuições do laboratório de ensino de química e biotecnologia na formação do licenciado em química da UFAL. 2019. 176 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2010.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6540
Data do documento: 13-dez-2010
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