00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Dissertação
Título: Thomaz Espindola: Um alagoano e seus escritos sobre educação no Império brasileiro
Título(s) alternativo(s): Thomaz Espindola: a alagoano and his writings on education in the Brazilian Empire
Autor(es): Herculano, Edgleide de Oliveira
Primeiro Orientador: Lima, Walter Matias
metadata.dc.contributor.referee1: Cury, Cláudia Engler
metadata.dc.contributor.referee2: Maciel, Osvaldo Batista Acioly
metadata.dc.contributor.referee3: Santos, Inalda Maria dos
Resumo: O período Imperial fora marcado por várias tentativas de uniformizar o ensino brasileiro, tendo o Município da Corte como o principal modelo de inspiração. A criação de leis e decretos para pôr em funcionamento tanto as escolas primárias, quanto o liceu e a escola normal serviram de exemplo do interesse nessa ordenação da formação escolar desse período em todo o Brasil. Desse modo, este trabalho apresenta um estudo sobre as contribuições do docente Thomaz Espindola (1832-1889) na renovação da escola primária e secundária em Alagoas. Para tanto, foram analisados os escritos do autor disponíveis ao público para consulta, privilegiando aqueles relacionados à escolarização. Dentre as produções deste autor destacamos: Geografia Alagoana ou Descricção Physica, Política e Histórica da Provincia das Alagoas (1871); Elementos de Geographia e Cosmographia offerecidos a Mocidade Alagoana, pelo Dr. T. do Bomfim Espindola (1885) e os Relatórios da Instrucção Publica e Particular das Alagoas (1866, 1867 e 1878). Estes últimos tratam sobre os baixos salários dos professores, dos métodos de ensino que não se adequavam bem a realidade alagoana, e da má formação dos professores, o que resultava no comportamento indisciplinar dos alunos. Por certo, a análise dessas obras possibilitará ao leitor compreender o pensamento inovador de Thomaz Espindola que formulava e circulava saberes nas instituições escolares alagoanas na segunda metade do período imperial. Crítico da escola nos moldes cristão-católicos, Espindola tornou-se um intelectual de destaque, consultado para propor mudanças no ensino local nos diferentes cargos que ocupava na educação, como professor do Liceu e Diretor Geral de Estudos, no parlamento, na condição de Deputado Provincial nas legislaturas de 1868-1871, 1878-1881 e 1881-1884 e na Assembleia, na qualidade de presidente da Província alagoana nos anos de 1867 e 1878. Isso resultou em debates na imprensa, tanto de seus simpatizantes, quanto daqueles inimigos de suas proposições. Para esta elaboração, nos fundamentamos nas orientações de Marc Bloch (2001) enquanto ele colabora com a reflexão dos meios utilizados na apropriação das fontes documentais. Fizemos também uso do pensamento de Certeau (2008), por entender que a escrita e o autor devem ser vistos em conjunto, pois qualquer produção intelectual está definida pelo lugar social de quem a escreve. E, finalmente, sobre a educação no Império brasileiro, selecionamos os escritos de Gondra; Schueler (2008), os quais elaboraram uma análise da escola brasileira a respeito do período vivido por Espindola. Colocado isto, concluímos que, enquanto intelectual, professor, político, jornalista, advogado e médico do século XIX, Thomaz Espindola ajudou a construir uma escola voltada às questões de seu tempo, baseando-se nos progressos científicos decorrentes da época. A intenção desta pesquisa, então, é dar visibilidade as contribuições deste autor para o cenário da educação primária alagoana, bem como chamar a atenção sobre o perfil ideológico desse homem que ocupava espaços de grande poder político na província alagoana, e com poder de definir os rumos legais do ensino das letras à época, promovendo fortes repercussões para o século XX.
Abstract: The Imperial period was marked by several attempts to standardize the Brazilian education, having the City of the Corte as the main model of inspiration. The creation of laws and decrees to put in place both the primary schools, the lyceum and normal school have served as examples of the interest in this ordination of educational training of that period throughout Brazil. Thus, this work aims to present a study on contributions of the teacher Thomaz Espindola (1832-1889) in the renewal of primary and secondary school in Alagoas. For this, were analyzed the writings of the author that are available to the public for consultation, emphasizing those related to schooling. Among the productions this author highlight: Geografia Alagoana ou Descricção Physica, Política e Histórica da Provícia das Alagoas (1871), Elementos de Geographia e Cosmographia offerecidos a Mocidade Alagoana, by Dr. T. do Bomfim Espindola (1885) and the Relatório da Instrucção Publica e Particular das Alagoas (1866, 1867 e 1878). These last writings deals with the low wages of teachers, the teaching methods that not have adapted very well to reality of Alagoas, and of bad teacher training, which result in the indisciplinary behavior of student. Certainly, the analysis of these works will enable the reader to understanding of the innovative thinking of Thomaz Espindola to formulate and circulate knowledge in the school institutions of Alagoas in the second half of the imperial period. Critical of the school in the Christian-Catholics molds, Espindola became a prominent intellectual, consulted to propose changes in the local teaching in different positions that occupied in education, as teacher of the Lyceum and General Director of Studies, in parliament, on condition provincial deputy in the legislatures of 1868-1871, 1878-1881 and 1881-1884 and in the Assembly, as President of the Province of Alagoas in the years 1867 and 1878. This has resulted in debates in the press, both of their sympathizers, as those enemies of his propositions. For this development, this project is based on the guidance of Marc Bloch (2001) while he collaborates with the reflection of the means used in the appropriation of the documentary sources. We also made use of thought of Certeau (2008), comprising that the writing and the author should to be seen together, because any intellectual production is defined by social place whose writes it. And finally, about the education in the Brazilian Empire, we selected writings of Gondra; Schueler (2008), which developed an analysis of the Brazilian school about the period lived by Espindola. Thus, we conclude that, as an intellectual, teacher, politician, journalist, lawyer and doctor of the century XIX, Thomaz Espindola helped to build a school oriented to the issues of his time, basing on scientific progress achieved at the time. The intent of this research, then, is to give visibility the contributions of this author to the scenario of primary education in Alagoas, as well as draw attention to the ideological profile of this man that occupied spaces of great political power in the province of Alagoas, and with the power to define the legal direction of education of the letters at the time, promoting strong repercussions for the century XX.
Palavras-chave: Espindola, Thomaz, 1832-1889
Educação
Escritos
Império brasileiro
Thomaz Espindola
Education
Writings
Brazilian Empire
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: HERCULANO, Edgleide de Oliveira. Thomaz Espindola: Um alagoano e seus escritos sobre educação no Império brasileiro. 2019. 169 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6508
Data do documento: 25-abr-2014
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