00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICBS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICBS
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Tipo: Dissertação
Título: Proposta de visita ao Museu de História Natural da Universidade Federal de Alagoas: uma abordagem transversal no conhecimento em ciências naturais
Autor(es): Palmeira, Herika de Oliveira
Primeiro Orientador: Silva, Jorge Luiz Lopes da
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Ana Paula Lopes da
metadata.dc.contributor.referee2: Justino, Gilberto Costa
Resumo: O processo de ensino aprendizagem é construído junto ao ambiente em que o sujeito se está inserido. Esse ambiente pode ser a escola, parques, museus entre outras. O espaço escolar é considerado como um ambiente formal, com suas regras e condutas; já museus e praças fogem da prática didática e possuem uma forma própria de ensino. Nesse aspecto, destacamos os museus como ambiente não formal. Muitas vezes, os museus são pouco utilizadas por alguns educadores, onde os estudantes vão sem uma intencionalidade, apenas um passeio escolar, e deixam de utiliza-los como fonte de pesquisa e conhecimento, desfavorecendo a consolidação das informações da escola dentro do museu, propiciando um maior aproveitamento da informações contidas nesse ambiente. A proposta de desenvolvimento desse trabalho está em fomentar a parceria entre escola e museu através da criação e aplicação de um Roteiro de Visitação Orientado (RVO), aliado a uma rotina didática onde os professores utilizam sua visão pedagógica e os mediadores do museu apresentam uma visão científica. A união desses dois espaços de educação serão representados, respectivamente, pela Escola Estadual Dr. José Maria Correia das Neves e pelo Museus de História Natural da Universidade Federal de Alagoas (MHN-UFAL). Com essa parceria, o ensino aprendizagem será mais favorecido, pois ampliará a cultura, valorizando o patrimônio científico e cultural do estado de Alagoas o que tornará os conteúdos dados em sala mais atrativos e motivadores já que, os estudantes podem orientar suas pesquisas e interpretá-las seguindo o que lhe foi solicitado dentro do roteiro. O tipo de investigação determinado na pesquisa qualitativa, ajuda a traçar as relações sociais envolvidas no grupo de trabalho, redesenhando significados com a participação da comunidade em várias etapas da pesquisa. Para o início da pesquisa foi necessário traçar o perfil dos alunos e seus responsáveis com uma enquete que possibilitou criar parâmetros para o bom desenvolvimento de trabalho. Após essa fase, se fez necessário o conhecimento da dinâmica do museu (espaço e mediadores). Assim, a turma da terceira série foi convidada para auxiliar com uma visita exploratória para que a partir dessa visitação as experiências do pesquisador e estudantes traçariam o caminho pra confecção do RVO. O roteiro foi construído e implementado para as turmas das primeiras e segundas séries do ensino médio. Para análise, os estudantes foram submetidos a avaliação escrita e confecção de materiais criando uma experiência social, resignando conceitos ao explorar a realidade e integrando os indivíduos. Nesse contexto, os estudantes criaram e socializaram, junto a escola e a comunidade produção de jornais, mascotes, HQ, esquetes, roda de memória com pais e estudantes. Portanto, o uso do guia de visitação orientado, demonstrou a importante interação entre esses dois espaços de educação, pois produziu uma ligação entre os saberes acadêmicos, culturais e científicos favorecendo um elo mental entre a escola e o universo de informações obtidas no museu. Uma instalação ou sala do museu pode ser visitada várias vezes por ano, mas sempre tendo um foco diferente a depender do roteiro que o professor queira seguir.
Abstract: The teaching-learning process is built with the environment in which the subject is inserted. This environment can be the school, parks, museums among others. The school space is considered as a formal environment, with its rules and conduct; museums and squares, however, evade didactic practice and have their own form of teaching. In this respect, we highlight museums as a non-formal environment. Many times, museums are little used by some educators, where students go without intentionality, just a school trip, and stop using them as a source of research and knowledge, disadvantaging the consolidation of school information within the museum, providing greater use of the information contained in this environment. The purpose of developing this work is to foster the partnership between school and museum through the creation and application of a Guided Visitation Roadmap (RVO), allied to a didactic routine where teachers use their pedagogical vision and the museum's mediators present a vision scientific. The union of these two spaces of education will be represented, respectively, by the Dr. Jose Maria Correia das Neves State School and the Natural History Museums of the Federal University of Alagoas (MHN-UFAL). With this partnership, teaching and learning will be more favored, because it will expand the culture, valuing the scientific and cultural heritage of the state of Alagoas which will make the contents given in the room more attractive and motivating since students can guide their research and interpret it. following them as requested within the script. The type of research determined in qualitative research helps to trace the social relationships involved in the work group, redrawing meanings with community participation at various stages of the research. For the beginning of the research it was necessary to draw the profile of the students and their guardians with a survey that allowed to create parameters for the good work development. After this phase, it was necessary to know the dynamics of the museum (space and mediators). Thus, the third grade class was invited to assist with an exploratory visit so that from this visitation the experiences of the researcher and students would trace the way for making the RVO. The script was built and implemented for the first and second grades of high school. For analysis, students were subjected to written assessment and material making creating a social experience, resigning concepts while exploring reality and integrating individuals. In this context, the students created and socialized, together with the school and the community, production of newspapers, mascots, comics, sketches, memory wheel with parents and students. Therefore, the use of the guided visitation guide demonstrated the important interaction between these two spaces of education, as it produced a link between academic, cultural and scientific knowledge, favoring a mental link between the school and the universe of information obtained in the museum. A museum installation or room can be visited several times a year, but always with a different focus depending on the script the teacher wants to follow.
Palavras-chave: Educação a distância
Educação extra-escolar
Museus – Aspectos educacionais
Museus - Visitação
Museu de História Natural - Universidade Federal de Alagoas
Distance education
Non-formal environment
Museums - Educational aspects
Museums - Visitation
Natural History Museum - Federal University of Alagoas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional
Citação: PALMEIRA, Herika de Oliveira. Proposta de visita ao Museu de História Natural da Universidade Federal de Alagoas: uma abordagem transversal no conhecimento em ciências naturais . 2019. 72 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional) – Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Programa de Pós Graduação em Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6428
Data do documento: 31-jul-2019
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