Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6338
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Educação e tecnologia ensino da automação por meio do desenvolvimento de um protótipo didático
metadata.dc.creator: Melo, Igor Eduardo Santos de
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Alline Thamyres Claudino da
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Jonhatan Magno da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Rêgo, Klívia Feitosa
metadata.dc.description.resumo: O ensino da automação para o engenheiro de produção, profissional que pode trabalhar diretamente com o gerenciamento de processos, é relevante nas instituições de ensino superior para que seja possível o controle dos setores produtivos presentes na indústria. Pensando em discutir diferentes maneiras de abordar a automação durante a graduação do discente, o presente trabalho tem por objetivo estimular a aprendizagem dos conceitos desta área, por meio da prática proporcionada pelo desenvolvimento de um protótipo automático. Para tanto, na concepção e construção do protótipo automático, foi utilizada como metodologia de ensino a Project Based Learning (PBL), conseguindo aprofundar os conhecimentos acerca de automação e circuitos lógicos, como também praticar habilidades pessoais e atitudes comportamentais. Portanto, a aplicação da metodologia se mostrou como satisfatória, possibilitando trabalhar o projeto desde sua parte conceitual até a execução e finalização do mesmo; além de enriquecer a aprendizagem do tema dos discentes envolvidos.
Abstract: The teaching of automation for the production engineer, a professional who can work directly with process management, is relevant in higher education institutions so that it is possible to control the productive sectors present in the industry. Thinking about discussing different ways to approach automation during the undergraduate degree, the present work aims to stimulate the learning of the concepts of this area, through the practice provided by the development of an automatic prototype. For this, in the conception and construction of the automatic prototype, Project Based Learning (PBL) was used as teaching methodology, being able to deepen the knowledge about automation and logic circuits, as well as to practice personal skills and behavioral attitudes. Therefore, the application of the methodology proved to be satisfactory, making it possible to work on the project from its conceptual part to its execution and completion; besides enriching the learning of the theme of the students involved.
Keywords: Engenharia de produção
Automação
Protótipo
Gerenciamento de processos
Ensino e aprendizagem
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAO::PLANEJAMENTO, PROJETO E CONTROLE DE SISTEMAS DE PRODUCAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Alagoas
metadata.dc.publisher.initials: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Engenharia da Produção
Citation: MELO, Igor Eduardo Santos de. Educação e tecnologia ensino da automação por meio do desenvolvimento de um protótipo didático. 2019. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6338
Issue Date: 17-Dec-2019
Appears in Collections:Trabalhos de de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - Unidade Delmiro Gouveia



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.