00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) EENF - ESCOLA DE ENFERMAGEM TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - EENF Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENFERMAGEM - EENF
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Educação intrafamiliar e suas interfaces com a violência contra o adolescente
Autor(es): Silva, Andrea Cordeiro
Primeiro Orientador: Moreira, Rossana Tetônio da Farias
metadata.dc.contributor.referee1: Vieira, Ana Carolina Santana
metadata.dc.contributor.referee2: Lúcio, Ingred Martins Leite
Resumo: O contexto familiar é a referência ideal não só para criar os filhos e para educá-los, pois é onde a criança deve aprender os valores morais, condutas e a formação de sua personalidade. Os pais são os principais responsáveis pela base familiar, oferecendo um ambiente calmo, tranquilo, cheio de harmonia, afeto e proteção. Controversamente, algumas famílias têm constituído o local de violência através da disciplina coercitiva, na qual se emprega o poder dos pais através da força física, na forma de punição e imposição de autoritarismo verbal ou físico. O objetivo: Identificar estratégias educacionais de caráter violento, adotadas na educação doméstica. Pesquisa quali-quantitativa, realizada na comunidade dos Romeiros em Cajueiro-AL, aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob protocolo 3.426.280. Pesquisa realizada por meio de uma entrevista na qual foi aplicado um questionário semi-estruturado acerca de características sócio-econômicas e conhecimento dos pais sobre educação. Participaram da pesquisa 16 responsáveis legais pela educação de adolescentes com faixa etária entre 12 e 16 anos. A contribuição ofertada à comunidade científica, foi a formação do raciocínio crítico da comunidade e dos participantes da pesquisa sobre a educação familiar e redução da violência, bem como poder ofertar à Estratégia de Saúde da Família uma abordagem para a educação em saúde. Evidenciou-se que mesmo com a existência de leis de proteção à criança ao adolescente muitos pais ainda utilizam o castigo físico como medida educativa. Ainda falta informação a respeito da legislação que garante a proteção as crianças e adolescente. Conclui-se que é necessário uma atuação articulado, organizado em redes, composta dos diversos órgãos do governo: educação, saúde e serviço social de forma multiprofissional que garantam o direito à vida sem violência.
Abstract: The family context is the ideal reference not only for raising and educating children, as it is where the child must learn moral values, conduct and the formation of his personality. Parents are primarily responsible for the family base, providing a calm, peaceful environment full of harmony, affection and protection. Controversially, some families have constituted the place of violence through coercive discipline, in which the power of parents through physical force is employed, in the form of punishment and the imposition of verbal or physical authoritarianism. The objective: To identify violent educational strategies adopted in home education. Quali-quantitative research, conducted in the community of Romeiros in Cajueiro-AL, approved by the Research Ethics Committee under protocol 3.426.280. Research conducted through an interview in which a semi-structured questionnaire about socioeconomic characteristics and parental knowledge about education was applied. Sixteen legal guardians for the education of adolescents aged 12 to 16 years participated in the research. The contribution offered to the scientific community was the formation of the critical thinking of the community and the participants of the research on family education and violence reduction, as well as being able to offer the Family Health Strategy an approach to health education. Even with the existence of child protection laws, many parents still use physical punishment as an educational measure. There is still a lack of information about the legislation that guarantees the protection of children and adolescents. It is concluded that there is a need for an articulated action, organized in networks, composed of the various government agencies: education, health and social service in a multidisciplinary manner that guarantee the right to life without violence.
Palavras-chave: Educação familiar
Práticas educativas
Violência familiar
Violência contra o menor
Family education
Educational practices
Family violence
Violence against children
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Enfermagem
Citação: SILVA, Andrea Cordeiro da. Educação intrafamiliar e suas interfaces com a violência contra o adolescente. 2019. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem, Curso de Enfermagem, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6316
Data do documento: 13-dez-2019
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