06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - GEOGRAFIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6219
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O ensino de geografia do urbano para o campo; uma análise de uma escola da zona rural de Delmiro Gouveia – AL
Autor(es): Gomes, Jaqueline da Silva
Primeiro Orientador: Lima, Roberval Felippe Pereira de
metadata.dc.contributor.referee1: Almeida, Ricardo Santos de
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Luã Karll de
Resumo: Na atualidade, as discussões acerca da educação do campo ainda são bastante emergentes. Com um passado trilhado por muitas lutas engendradas por movimentos sociais ligados ao campo, a educação em escolas da zona rural tem evoluído nas últimas décadas, contudo as metodologias desenvolvidas para o fomento da inclusão social dos sujeitos que vivem no campo ainda são precárias e quase ineficientes. É com base nessas questões que surge esta pesquisa, realizada numa escola da zona rural de Delmiro Gouveia, situada no sertão de Alagoas. O estudo teve como objetivo analisar a forma como ocorre o processo educacional em uma escola da zona rural e se o ensino ministrado possui as características da educação do campo imaginada pelas políticas pública, assim como a literatura estudada. A metodologia adotada para a pesquisa foi baseada nos estudos acerca do paradigma da educação rural, utilizada pelos antigos modelos de ensino como sendo a base da educação em escolas da zona rural e comparando-os com as exigências da atualidade. Assim, a abordagem do estudo é de pesquisa qualitativa, tendo o interesse de descrever a realidade encontrada na escola pública pesquisada. Para a realização do estudo, foi utilizou-se um questionário aplicado à escola, representada pela direção e única professora de geografia existente na escola. Os resultados encontrados mostram a dicotomia entre o que foi respondido pela escola e os materiais existentes encontrados, na forma de planejamento de aulas e livros didáticos, pois estes expressam realidades completamente opostas. Dessarte, concluiu-se que a escola pesquisada não promove uma educação voltada para o campo, mas ainda está atrelada à educação rural, pois seu currículo não possui metodologias e planejamento que leve à valorização do sujeito que mora no campo de acordo com sua realidade.
Abstract: At present, discussions about rural education are still quite emerging. With a past tracked by many fights engendered by social movements linked to the countryside, education in rural schools has have evolved in recent decades, however the methodologies developed for the fostering the social inclusion of rural-living subjects are still precarious and almost inefficient. It is based on these questions that this research, conducted by in a rural school in Delmiro Gouveia, located in the interior of Alagoas. O The objective of this study was to analyze how the educational process in a rural school and if the teaching provided has the characteristics of field education envisioned by public policy, as well as the literature studied. The methodology adopted for the research was based on studies on of the rural education paradigm used by the old teaching models as being the basis of education in rural schools and comparing them with current requirements. Thus, the approach of the study is qualitative research, having the interest of describing the reality found in the public school researched. To carry out the study, a questionnaire was applied to the represented by the principal and only teacher of geography in the school. The results show the dichotomy between what was answered by the school and the existing materials found, in the form of planning of classes and textbooks, as they express completely opposite realities. Thus, it was concluded that the researched school does not promote an education focused but it is still linked to rural education, because its curriculum does not has methodologies and planning that leads to the appreciation of the subject who lives in the field according to your reality.
Palavras-chave: Educação no campo
Formação docente
Ensino de geografia
Delmiro Gouveia - Alagoas
Zona rural
Geografia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA REGIONAL::ANALISE REGIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Geografia
Citação: GOMES, Jaqueline da Silva. O ensino de geografia do urbano para o campo; uma análise de uma escola da zona rural de Delmiro Gouveia – AL. 2019. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6219
Data do documento: 4-set-2019
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - GEOGRAFIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O ensino de geografia do urbano para o campo; uma análise de uma escola da zona rural de Delmiro Gouveia - AL.pdf6.87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.