00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6214
Tipo: Dissertação
Título: Sistemas de amortização na Educação básica
Título(s) alternativo(s): Amortization systems in Basic education
Autor(es): Santos, Marcelo José Ferreira
Primeiro Orientador: Martinez Maza, Luis Guillermo
metadata.dc.contributor.referee1: Silva Neto, Gregório Manoel da
metadata.dc.contributor.referee2: Alves, Carlos Argolo Pereira
Resumo: A população de uma forma geral não tem conhecimento de como funcionam as operações financeiras como empréstimos, financiamentos ou situações de compra e venda, principalmente neste período, onde grande parte da população está adquirindo sua casa própria e/ou carro novo ou usado através de financiamentos bancários. Nossa proposta é trabalhar com os sistemas de amortização em sala de aula, mais especificamente no ensino médio, esclarecendo assim para o estudante que será o futuro cidadão qual a melhor opção de compra e venda entre outras operações financeiras. Para melhor entender esta situação foi realizada uma atividade numa escola pública no interior de Alagoas, na cidade de Feira Grande, na Escola Estadual Manoel Leandro de Lira, numa turma de 2º ano do ensino médio. Aproveitando o conteúdo de matemática financeira foram aplicadas as definições de sistemas de amortização e na sequência a realização de algumas atividades relacionadas ao tema. O conhecimento de sistemas de amortização, não é tão comum de se encontrar nos livros didáticos, por esse motivo, foi realizada uma entrevista com um especialista bancário e funcionário do Banco do Brasil, além de outras investigações como o trabalho de Ernesto Coutinho Puccini realizado pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil, entre outros. O trabalho de uma forma mais completa propõe o uso da matemática para a formação de um cidadão mais consciente e crítico com sua formação não só para ter conhecimento de determinados conteúdos, mas sim para ter a capacidade de tomar decisões em relação a sua vida pessoal e profissional.
Abstract: The population in general is unaware of how financial transactions such as loans, financing or conditions of sale work, especially in this period, in which most of the population is buying their own home and or new or used car through bank financing. Our proposal is to work with the systems of amortization in the classroom, specifically in high school, thus clarifying for the student who will be the future citizens which is the best option for buying and selling among other financial transactions. To better understand this situation an activity was held at the public school in the interior of Alagoas, in the city of Feira Grande, in the State School Manoel Leandro de Lira, a class of 2nd year of high school. Taking advantage of the subject of financial mathematics, definitions of amortization systems were applied and in sequence the performing of some activities related to the topic. The amortization systems knowledge is not so common to find in textbooks, therefore, an interview with a banking expert and employee of the Bank of Brazil was held in addition to other investigations with the work performed by Ernesto Coutinho Piccini in the Brazil Open University system. The paper proposes the use of mathematics to the formation of a citizen more aware and critical of their formation not only to have knowledge of certain subject, but to have the ability to make decisions regarding their personal and professional life.
Palavras-chave: Matemática financeira – Estudo e ensino
Amortização financeira
Alunos - Ensino Médio
Financial Mathematics - Study and Teaching
Financial amortization
Students - High School
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
Citação: SANTOS, Marcelo José Ferreira. Sistemas de amortização na Educação Básica. 2019. 64 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6214
Data do documento: 22-fev-2015
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sistemas de Amortização na Educação Básica.pdf3.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.