00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6171
Tipo: Dissertação
Título: Tecnologias digitais na formação inicial docente significados produzidos em narrativas digitais
Título(s) alternativo(s): Digital technologies in initial teacher training meanings produced in digital narratives
Autor(es): Oliveira, Raphaela Silva Nicacio de
Primeiro Orientador: Pimentel, Fernando Silvio Cavalcante
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Freitas, Maria Auxiliadora Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Adriana Cavalcanti dos
metadata.dc.contributor.referee2: Bottentuit Junior, João Batista
Resumo: O presente trabalho é resultado de uma pesquisa sobre os significados das Tecnologias Digitais (TD) na formação inicial docente a partir da construção das narrativas digitais dos alunos do curso presencial de Pedagogia do Centro de Educação (CEDU) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).A turma que foi realizada a pesquisa, se apresenta em formação inicial docente, ou seja, são ingressantes do primeiro período do curso,estão começando a identificar os saberes provientes da prática docente, e reconhecendo sua identidade profissional. Otermo letramento digital neste trabalho, é utilizado para designar apropriação das TD em contextos sociais, compreendendo que o domínio das TD é necessário para a prática docente visando promover o letramento digital. As narrativas digitais, no intuito de colaborar para uma auto reflexão dos alunos sobre o processo de ensino e aprendizagem, neste contexto, as narrativas digitais são compreendidas como um texto narrativo no meio digital.A questão norteadora desta pesquisa esta pautada em: Quais ascompreensões do significado das TD dos ingressantes na formação inicial docente, a partir de suas narrativas digitais?Esta análise teve como objetivo principal: analisar a partir da construção de narrativas digitais, a compreensão do significado das Tecnologias Digitais (TD) na formação incial docente. Para entender as percepções dos alunos, no que diz respeito ao uso das tecnologias na formação docente inicial, visando analisar o processo de ensino e aprendizagem a partir das narrativas digitais, construídas pelos discentes, em seus percursos formativos. A pesquisa priorizou os pressupostos da abordagem qualitativa, compreendendo que é qualitativa, por buscar compreender o objeto de estudo, não contabilizando os dados,seguida de umestudo de caso, explorando as vivências dos alunos em seu contexto de ensino e aprendizagem, numa perspectiva formativae de auto reflexão. Sendo assim, visando atender aos objetivos da pesquisa foi priorizada uma sequência didática com uma turma do primeiro período do curso de Pedagogia, na qual, tivemos três momentos; no primeiro se deu explicitando aos alunos os conceitos de letramento e narrativas digitais, para o desenvolvimento das narrações que seriam realizadas posteriormente, o segundo foi a distância, sendo acompanhandos pelo blogda disciplina, na construção da narrativa, e o último foi realização de uma roda de conversa, a respeito das construções das narrações, do uso TD no processo de ensino e aprendizagem. A turma possuia 35 alunos, que foram convidados a participar da realização da atividade, mas apenas 12 realizaram as narrativas. Esta turma foi escolhida, por serem iniciantes no curso, e por estarem matriculados na disciplina de Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação, por ser esta disciplina, o primeiro contato dos alunos para discutir as tecnologias digitais na prática docente.Os dados foram coletados por meio de observação da sala de aula, análise das narrativas dos alunos, diário de pesquisa, fotografias, blog da disciplina e dos alunos. Diante disso, o trabalho foi sendo construído para dialogar sobre como formar um professor capaz de utilizar as TD na sua prática pedagógica. Os principais diálogos construídos nessa pesquisa possibilitaram compreender os percursos formativos traçados por meio da disciplina, alinhando ao processo de ensino e aprendizagem às TD, percebermos que os alunos estão iniciando de maneira significativa a aquisição do letramento digital.
Abstract: The present work is the result of a research on the Meanings of digital Technologies (TD) in the initial teacher training from the construction of the digital narratives of the students of the classroom pedagogy course of the Education Center (CEDU) of the university Federal University of Alagoas (UFAL). The class that was performed the research, is presented in initial teacher training, i.e., they are freshmen of the first period of the course, are beginning to identify the provisory knowledge of the teaching practice, and recognizing their professional identity. The term digital literacy in this work is used to designate the appropriation of TD in social contexts, understanding that the domain of TD is necessa ry for the teaching practice in order to promote digital literacy. The digital narratives, in order to collaborate for a self-reflection of the students about the teaching and learning process, in this context, the digital narratives are understood as a narrative text in the digital environment. The guiding question of this research is based on: What are the understandings of the meaning of the TD of the freshmen in the initial teacher training, based on their digital narratives? This analysis had as main objective: to analyze from the construction of digital narratives, the understanding of the meaning of digital technologies (TD) in the educational education. To understand the students ' perceptions regarding the use of technologies in the initial teacher education, aiming to analyze the teaching and learning process from the digital narratives, built by the students, in their formative pathways. The research prioritized the assumptions of the qualitative approach, understanding that it is qualitative, because it seeks to understand the object of study, not counting the data, followed by a case study, exploring the experiences of students in their context of teaching and Learning, in a formative and self-reflection perspective. Thus, aiming to meet the objectives of the research was prioritized a didactic sequence with a class of the first period of the pedagogy course, in which we had three moments; In the first one gave explicit to the students the concepts of literacy and digital narratives, for the development of the narrations that would be performed later, the second was the distance, being accompanied by the blog of the discipline, in the construction of Narrative, and the latter was the realization of a conversation wheel, regarding the constructions of the narrations, the use of TD in the teaching and learning process. The class had 35 students, who were invited to participate in the activity, but only 12 performed the narratives. This class was chosen, because they are beginners in the course, and because they are enrolled in the discipline of education and information and communication technologies, because this discipline is the first contact of students to discuss digital technologies in teaching practice . The data were collected through classroom observation, analysis of the students ' narratives, research diary, photographs, blog of the discipline and students. Therefore, the work was being constructed to dialogue on how to form a teacher capable of using TD in his pedagogical practice. The main dialogues built in this research enabled us to understand the formative pathways plotted through the discipline, aligning the teaching and learning process with TD, realizing that the students are starting in a significant way the Acquisition of digital literacy.
Palavras-chave: Formação docente
Letramento tecnológico
Narrativas digitais
Tecnologia e educação
Initial teacher training
Digital literacy
Digital narratives
Technology and education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: OLIVEIRA, Raphaela Silva Nicacio de. Tecnologias digitais na formação inicial docente significados produzidos em narrativas digitais. 2019. 88 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6171
Data do documento: 8-jul-2019
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tecnologias digitais na formação inicial docente significados produzidos em narrativas digitais.pdf2.94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.