00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CECA - CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CECA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - AGRONOMIA - CECA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6149
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Desenvolvimento de cultivares de alface submetidas a diferentes doses de urina de vaca
Título(s) alternativo(s): Development of lettuce cultivars submitted to different doses of cow urine
Autor(es): Clark, Fabrício Charles Barbosa
Primeiro Orientador: Paes , Reinaldo de Alencar
metadata.dc.contributor.referee1: Duarte , Adriana Guimarães
metadata.dc.contributor.referee2: Medeiros, Lucas dos Santos
Resumo: O presente trabalho objetivou avaliar o desenvolvimento e a produção de sete cultivares de alface (Lactuca sativa L., asteracea), submetidas a quatro diferentes doses de urina de vaca, cultivadas em vasos. O experimento foi conduzido no Centro de Ciências Agrárias, da Universidade Federal de Alagoas, entre os meses de agosto e outubro de 2017. As cultivares avaliadas foram “mimosa”, “veneranda”, “elba”, “cinderela”, “rubinela”, “gabriela” e “mirela”; todas pertencentes ao grupo crespa, e as doses testadas foram 0mL, 5mL, 10mL e 15mL. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado, distribuído em esquema fatorial 7x4 (cultivares x doses), com quatro repetições. Foram avaliadas as seguintes características agronômicas: número de folhas (NF), altura de plantas (AP), massa fresca da parte aérea (MFPA) e massa seca da parte aérea (MSPA). As variáveis: número de folhas e altura de planta foram avaliadas em sete épocas (07, 14, 21, 28, 35, 42 e 49 dias após o transplantio– DAT). Em relação ao número de folhas e altura de altura de planta, a variedade “Cinderela” apresentou o melhor desempenho, sendo superior às demais. A cultivar “Rubinela” apresentou maior valor de massa fresca e em relação a massa seca da parte aérea a variedade “Gabriela” indicou o melhor resultado. Verificou-se que a crescente aplicação de doses urina de vaca, até a dose máxima, aumentou os valores de NF, AP, MFPA e MSPA de todas as cultivares, sendo seu uso eficiente no cultivo de alface.
Abstract: não tem.
Palavras-chave: lactuca sativa L.
adubação orgânica
hortaliça folhosa
lactuca sativa L.
organic fertilizer
leafy vegetable
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Agronomia
Citação: CLARK, Fabrício Charles Barbosa. Desenvolvimento de cultivares de alface submetidas a diferentes doses de urina de vaca. 2019. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) – Centro de Ciências Agrárias, Curso de Graduação em Agronomia, Universidade Federal de Alagoas, Rio Largo, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6149
Data do documento: 11-jun-2019
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - AGRONOMIA - CECA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Desenvolvimento de cultivares de alface submetidas a diferentes doses de urina de vaca.pdf565.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.