00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FEAC - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FEAC
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Tipo: Dissertação
Título: Sistemática de mensuração da eficiência no setor público: uma modelagem para os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia
Título(s) alternativo(s): Public sector efficiency measurement system: a modeling for Federal Institutes of Education, Science and Technology
Autor(es): Leite, Tiago Rodrigues Torres
Primeiro Orientador: Costa, Antônio Carlos Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Pinto, Ibsen Mateus Bittencourt Santana
metadata.dc.contributor.referee2: Rocha, André Leite
metadata.dc.contributor.referee3: Siqueira, Paulo Henrique de Lima
Resumo: Em um contexto de reforma do Estado e anseio da sociedade pela prestação de serviços públicos de qualidade, cabem às organizações públicas retribuírem a expectativa social com a máxima eficiência. A utilização de ferramentas de controle e monitoramento do desempenho das políticas estatais, tais como indicadores e benchmarking, visa a adoção das melhores práticas como meio de elevar a performance e incrementar os resultados. Dessa forma, a educação, enquanto uma política pública que se integra tanto ao desenvolvimento intelectual quanto ao socioeconômicos dos países, desperta na população o interesse pela verificação da eficiência de seus gastos. Nessa perspectiva, está inserida a Rede Federal de Educação Profissional, sobretudo os Institutos Federais, cujo objetivo principal é a promoção do progresso regional vinculado à inclusão social e a distribuição de renda. Diante disso, o estudo pretende analisar o grau de eficiência dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no período de 2013 a 2017. Para atingir o objetivo geral, buscou-se examinar os aspectos relacionados à utilização de indicadores por essas organizações; propor uma modelagem de mensuração da eficiência; calcular o nível de eficiência relativa a partir da aplicação do modelo proposto; levantar as instituições de referência para aqueles Institutos considerados ineficientes; e avaliar sua produtividade ao longo dos anos. Dessa forma, utilizou-se o método da Análise Envoltória de Dados, com retornos variáveis de escala e orientação aos outputs, para mensurar a eficiência; e o Índice de Malmquist, para determinar a produtividade das instituições. Os dados utilizados neste trabalho têm origem nos indicadores da Rede Federal de Educação Profissional, disponibilizados no sítio eletrônico da Secretaria de Tecnologia do Ministério da Educação. Quanto às variáveis utilizadas, foram considerados o Gasto Corrente por Matrícula como input, e a Relação de Concluinte por Matrícula e o índice Eficiência Acadêmica dos Concluintes como outputs. Dois softwares foram adotados: para a mensuração da eficiência foi utilizado o SIAD e para o cálculo Índice de Produtividade Malmquist foi empregado o DEAP. Os resultados da aplicação da modelagem desenvolvida revelaram que a eficiência padrão média entre 2013 e 2017 foi de apenas 0,64, e apenas 10 Institutos Federais alcançaram o escore máximo de eficiência ao menos uma vez no período investigado. Esse número representa somente 26% do total de organizações avaliadas. Esses mesmos institutos também foram apontados enquanto benchmarks para os demais, e contribuíram para a determinação dos alvos de melhoria na relação input/outputs em cada ano examinado. O Índice de Malmquist apresentou decréscimo médio de 14,1%, especialmente em função da involução tecnológica média de 24,6%. Sendo assim, verificou-se que o nível de eficiência dos Institutos Federais apresenta uma relevante oportunidade de aperfeiçoamento. Finalmente, é proposto um manual para facilitar a reprodução da modelagem desenvolvida no presente estudo, objetivando contribuir para o processo de busca pela excelência no âmbito dos Institutos Federais.
Abstract: In a context of state reform and society's desire for the provision of quality public services, it is up to public organizations to respond the social expectations with the utmost efficiency. The use of state policy performance control and monitoring tools, such as indicators and benchmarking, aims to adopt best practices as a means of raising performance and increasing results. Thus, education, as a public policy that integrates both the intellectual and socioeconomic development of countries, arouses interest in the population to verify the efficiency of their spending. From this perspective, the Federal Professional Education Network is inserted, especially the Federal Institutes, whose main objective is the promotion of regional progress linked to social inclusion and income distribution. Therefore, the study aims to analyze the degree of efficiency of the Federal Institutes of Education, Science and Technology from 2013 to 2017. To reach the general objective, we sought to examine the aspects related to the use of indicators. by these organizations; propose an efficiency measurement modeling; calculate the relative efficiency level from the application of the proposed model; raise reference institutions for those institutes considered inefficient; and evaluate their productivity over the years. Thus, the Data Envelopment Analysis method was used, with variable returns of scale and orientation to the outputs, to measure the efficiency and the Malmquist Index to determine the productivity of the institutions. The data used in this work originate from the Federal Professional Education Network indicators, available on the website of the Ministry of Education's Secretariat of Technology. Regarding the variables used, Current Expenditure per Enrollment was considered as input, and the Finisher Ratio per Enrollment and the Academic Efficiency Index of the Finishers as outputs. Two softwares were adopted: for the efficiency measurement the SIAD was used and for the calculation Malmquist Productivity Index the DEAP was used. The results of the application of the developed modeling revealed that the average standard efficiency between 2013 and 2017 was only 0.64, and only 10 Federal Institutes reached the maximum efficiency score at least once in the period investigated. This number represents only 26% of the total organizations evaluated. These same institutes were also pointed as benchmarks for the others, and contributed to the determination of the targets for improvement in the input / output ratio in each year examined. The Malmquist Index presented an average decrease of 14.1%, especially due to the average technological involution of 24.6%. Thus, it was found that the efficiency level of the Federal Institutes presents a relevant opportunity for improvement. Finally, a manual is proposed to facilitate the reproduction of the modeling developed in the present study, aiming to contribute to the process of seeking excellence within the Federal Institutes.
Palavras-chave: Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia
Eficiência organizacional
. Mensuração de desempenho organizacional
Modelos organizacionais
Análise envoltória de dados
Federal Institutes of Education, Science and Technology
Organizational efficiency
Organizational Performance Measurement
Organizational models
Data Envelopment Analysis
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional
Citação: LEITE, Tiago Rodrigues Torres. Sistemática de mensuração da eficiência no setor público: uma modelagem para os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. 2019. 146 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós Graduação em Administração Pública, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6147
Data do documento: 17-out-2019
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