00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO MONOGRAFIAS DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) - CEDU Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM FILOSOFIA E EDUCAÇÃO - CEDU
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Tipo: Especialização
Título: Formação continuada e capital humano: uma releitura sobre gestão de conhecimento no Serviço Público
Autor(es): Leite, Magnólia
Primeiro Orientador: Santos Neto, Artur Bispo
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Cahet, Henrique José Praxedes
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, José Vicente Medeiros da
Resumo: O artigo em questão lança uma contextualização sobre a importância da formação continuada no processo de aferição de qualidade e excelência na atuação de profissionais atuantes no setor público, de modo com que apresentem serviços incorporados de maior eficiência, produtividade e objetividade. A importância do estudo se deixa representar pela necessidade de argumentação sobre uma das temáticas mais recorrentes no discurso administrativo contemporâneo – a questão do desenvolvimento do capital humano, o valor intangível e referente às habilidades e conhecimentos do funcionário – mas que ainda se concentram majoritariamente quanto ao contexto das corporações de natureza privada, possibilitando a abertura para que a referida temática venha a ser debatida no campo do funcionalismo público, para que se explane sobre como os investimentos na educação do servidor estatal venha a se materializar em benefícios recíprocos: para ele próprio, para o Estado e, principalmente, para a sociedade.Objetiva-se, desta forma, com que se lance um significativo embasamento conceitual sobre esta questão, demonstrando sua importância e sobre como este vem sendo debatida por estudos que visam na formação do servidor público umas das alternativas para se imprimir qualidade nas ações desenvolvidas pelas instituições estatais. Espera-se, com tal iniciativa, com que se consiga demonstrar uma argumentação clara e concisa sobre a relevância da formação continuada para o funcionalismo público.
Abstract: The article in question launches a contextualization on the importance of continuing training in the process of benchmarking of quality and excellence in the practice of working professionals in the public sector, so with that display embedded services for greater efficiency, productivity and objectivity. The importance of the study if leaves represent the need for debate on one of the most recurrent themes in contemporary administrative speech – the issue of the development of human capital, the intangible value and concerning the employee's skills and knowledge – but still focus largely on the context of the private nature of corporations, enabling the opening to that theme will be debated in the field of civil to explain how investments in education State Server will materialize in reciprocal benefits: for himself, for the State and, mainly, to society.Objectively, this way you lance a significant conceptual foundation on this issue, demonstrating its importance and how this is being debated by studies aimed at training public server one of the alternatives to print quality in the actions undertaken by State institutions. It is hoped, with this initiative, with which they can demonstrate a clear and concise arguments about the relevance of continuing training for the civil service.
Palavras-chave: Formação continuada
Funcionalismo público
Capital humano
Continued formation
Public functionalism
Human capital
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Especialização “Lato Sensu” em Filosofia e Educação
Citação: LEITE, Magnólia. Formação continuada e capital humano: uma releitura sobre gestão de conhecimento no Serviço Público. 2019. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Filosofia e Educação) - Centro de Educação, Curso de Especialização “Lato Sensu” em Filosofia e Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6122
Data do documento: 29-nov-2017
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