Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6025
metadata.dc.type: Dissertação
Title: As crianças e seus heróis: considerações sobre dinâmicas do self dialógico no desenvolvimento infantil
Other Titles: Children and their Heroes: considerations on dialogic self dynamics in child development
metadata.dc.creator: Souza, Dionis Soares de
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Nadja Maria Vieira da
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Rita de Cássia Souto Maior Siqueira
metadata.dc.contributor.referee2: Ribeiro, Maria Auxiliadora Teixeira
metadata.dc.description.resumo: Apresenta-se aqui uma pesquisa sobre a emergência do self em contextos do envolvimento de crianças com heróis infantis. Esta pesquisa foi alinhada aos pressupostos das abordagens dialógicas do desenvolvimento do self, onde se destaca sua constituição, organização e operação nas práticas com a linguagem. Refletindo essas condições, o objetivo principal dessa pesquisa foi investigar as ações do self dialógico em situações de relacionamento de crianças com heróis infantis. Além disso, investiu-se também nos seguintes objetivos secundários: a) refletir sobre a função do papel do herói no desenvolvimento infantil; b) discutir as bases teóricas acerca da dialogicidade do self, destacando-se o conceito de metaposição nas suas dinâmicas e c) explorar uma metodologia de análise de narrativas infantis. Para responder esses objetivos foi realizado um estudo transversal de múltiplos casos. Os participantes da pesquisa foram seis crianças: Três com idades entre quatro e cinco anos e três entre seis e sete anos de idade. O processo de construção de dados ocorreu através de oficinas de desenhos, realizadas individualmente com cada criança. Em cada oficina foram aplicados os seguintes procedimentos: 1) Uma entrevista semiestruturada com as crianças para escolha de um herói; 2) Após a entrevista, o pesquisador conversou com as crianças sobre o herói escolhido e solicitou-lhes três desenhos desse herói em diferentes contextos: a) O herói conversando com ela (a criança participante), b) O herói conversando com um amigo da criança participante e c) O herói conversando com os pais da criança participante. Essa diversificação foi necessária para possibilitar que a criança experimentasse diferentes funções de alteridade. A expectativa foi que essas diferentes funções de alteridade fomentassem configurações de dados que viabilizassem uma análise de processos relacionados com uma metaposição do self; 3) Depois de desenharem, em cada contexto, o pesquisador fez perguntas sobre o desenho, como forma de incentivar narrativas sobre sua produção. Todas as oficinas foram videografadas. O conjunto dos dados foi composto por vídeos e desenhos das crianças. Na análise dos dados os vídeos foram transcritos para destacar as narrativas das crianças. O foco nessa análise foi a relação entre o desenho e as narrativas sobre ele, nos três diferentes contextos. Os resultados apontaram para processos que revelaram o papel do herói infantil no movimento de posições do self da criança. Temas que eram iniciados pela boca da criança em um determinado contexto foram retomados pela boca do herói em outro contexto, como se a criança utilizasse a posição do herói para organizar e expressar suas ideias. Nesse sentido, a partir dos resultados levantados, considerou-se o herói como uma metaposição na dinâmica do self das crianças aqui estudadas.
Abstract: Here is presented a research proposal on the appearance of self on the involvement of children with infantile superhero contexts. This proposal was lined up with the assumptions of dialogic approaches to development of self, which highlights its constitution, organization and operation in language practices. Reflecting these conditions, it was proposed as the main research objective actions of the dialogical self in children relationship with heroes. It was planned, also, as secondary objectives, a) reflect on the role of the hero 's role in child development, b) discuss the theoretical basis about the Self dialogicity, highlighting the concept of metapositions in their dynamics and c) explore a methodology of analysis on children's narratives. To meet these goals was a cross-sectional study of multiple cases. The participants were six children: Three aged between three and five years and three between six and seven years old. The data construction process occurred through drawings workshops, individually performed with each child. In each workshop the following procedures were applied: 1) A semi-structured interview with the children to choose a hero; 2) After the interview, the investigator talked to the children about the chosen hero and asked for three drawings of this hero in different contexts: a) the hero talking to the child b) the hero talking with a friend of the child c) the hero talking to the parents of the child. This diversification is necessary to enable the child to try different functions of otherness. It is hoped that these different functions of otherness promotes data settings that enable an analysis of related processes with the Self metaposition. 3) After draw in each context, the researcher asked questions about the drawing as a way to encourage narratives of children on their production. All workshops were recorded in video. The data set was composed of videos and drawings of children. In analyzing the data the videos were transcribed in order to highlight the narratives of children. The focus on data analysis was the relationship between the drawing and the narratives about it, in three different contexts. Thus it was investigated the processes that highlighted the role of child hero in the child's movements and positions of the Self. Themes that were initiated by the child's mouth in a given context were taken over by the mouth of the hero in another context, as if the child used the position of the hero to organize and express their ideas. In this sense, from the raised results, it was considered the hero as a metaposition in the dynamics of self of children studied here.
Keywords: Psicologia do desenvolvimento
Psicologia do self
Self dialógico
Crianças – Heróis - Narrativas
Developmental Psychology
Self psychology
Self dialogical
Children's heroes - Narratives
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Alagoas
metadata.dc.publisher.initials: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citation: SOUZA, Dionis Soares de. As crianças e seus heróis: considerações sobre dinâmicas do self dialógico no desenvolvimento infantil. 2019. 90 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Programa de Pós Graduação em Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6025
Issue Date: 7-Aug-2016
Appears in Collections:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IP



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.