Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5912
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Ensino de citologia: análise da influência de um modelo didático no ensino e na aprendizagem
metadata.dc.creator: França, João Pedro Rodrigues
metadata.dc.contributor.advisor1: Sovierzoski, Hilda Helena
metadata.dc.contributor.referee1: Lucas, Lucken Bueno
metadata.dc.contributor.referee2: Francisco Júnior, Wilmo Ernesto
metadata.dc.description.resumo: O ensino de Citologia possui sua importância reconhecida, pois representa um passo relevante para a promoção do interesse científico, indo além da memorização de conceitos. Entretanto, são perceptíveis as dificuldades dos estudantes no entendimento desses conceitos. A pergunta que a presente pesquisa buscou investigar foi: Em que a utilização de modelo didático contribuiu para o ensino e a aprendizagem em Citologia para os alunos da 1ª série do Ensino Médio? A proposta de trabalho tratou de complementar a forma tradicional como as aulas de Citologia são trabalhadas frequentemente, visando a melhor aprendizagem dos discentes. O objetivo tratou de analisar como a aprendizagem sobre Citologia foi influenciada por meio da utilização de modelo didático de célula animal para estudantes da 1ª série do Ensino Médio. A pesquisa foi de cunho qualitativo em uma escola pública do estado de Alagoas. O projeto de dissertação foi submetido ao Comitê de Ética e aprovado. A coleta de dados ocorreu por meio de um teste de conhecimentos prévios e pós intervenção aplicados em três turmas, a fim de reconhecer o que os estudantes traziam como bagagem do Ensino Fundamental e os conhecimentos construídos após a intervenção. Os dados obtidos foram analisados por frequências de respostas, por categorização e análise estatística. Os resultados revelaram que os estudantes apresentam conhecimento superficial sobre célula, faltando ainda muito a ser compreendido para servir de base para a aprendizagem em Biologia. Apresenta-se, também, o Produto Educacional, intitulado “MODELO REPRESENTACIONAL CONCRETO DA CÉLULA ANIMAL”, com o objetivo de servir de apoio ao ensino de Citologia e contribuir para a aprendizagem dos estudantes. Como o conhecimento sobre célula pelos estudantes pesquisados foi superficial, a proposta de diferentes estratégias de ensino torna-se indispensável, pois o ato de ensinar sobre o conteúdo célula está preso, ainda, à memorização do livro didático.
Abstract: The teaching of Cytology has its recognized importance, because it represents a relevant step for the promotion of scientific interest, going beyond the memorization of concepts. However, the students' difficulties in understanding these concepts are perceptible. The question that the present research sought to investigate was: Where did the use of didactic model contribute to the teaching and learning in Cytology for the students of the 1st grade of High School? The proposal of work tried to complement the traditional way as the classes of Cytology are often worked, aiming at the best learning of the students. The objective was to analyze how the learning about Cytology was influenced by the use of didactic model of animal cell for students of the 1st grade of High School. The research was qualitative in a public school in the state of Alagoas. The dissertation project was submitted to the Ethics Committee and approved. Data collection took place through a test of prior knowledge and post intervention applied in three classes, in order to recognize what students carried as elementary school baggage and the knowledge built after the intervention. The data obtained were analyzed by frequency of responses, by categorization and statistical analysis. The results revealed that the students present superficial knowledge about the cell, and there is still a great deal to be understood as a basis for learning in Biology. The Educational Product, titled "REPRESENTATIONAL MODEL CONCRETE OF THE ANIMAL CELL", is also presented, with the objective of supporting the teaching of Cytology and contributing to student learning. Since the knowledge about the cell by the students studied was superficial, the proposal of different teaching strategies becomes indispensable, since the act of teaching about the cell content is still attached to the memorization of the textbook.
Keywords: Células - Estudo e ensino
Biologia celular - Modelo de ensino
Ensino médio - Alagoas
Cells - Study and Teaching
Cell Biology - Didactic model
High School - Alagoas
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Alagoas
metadata.dc.publisher.initials: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citation: FRANÇA, João Pedro Rodrigues. Ensino de citologia: análise da influência de um modelo didático no ensino e na aprendizagem. 2019. 72 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5912
Issue Date: 29-Mar-2019
Appears in Collections:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.