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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Proteção passiva contra incêndio em edificações escolares de médio porte e baixa altura: análise no projeto espaço educativo urbano de 12 salas
Other Titles: Passive fire and panic protection in medium-sized and low-height school buildings: analysis in the 12-classroom urban education space project
metadata.dc.creator: Silva, Camila Matos de Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor1: Cavalcante, Morgana Maria Pitta Duarte
metadata.dc.contributor.referee1: Toledo, Alexandre Márcio
metadata.dc.contributor.referee2: Ferreira, Dilson Batista
metadata.dc.contributor.referee3: Ono, Rosaria
metadata.dc.description.resumo: A etapa projetual é de extrema importância no que diz respeito à proteção passiva contra incêndios, pois as soluções adotadas nessa etapa ecoam e influenciam as demais. Para isso é necessário que exista uma base consistente de conhecimento sobre o tema, de forma que esse processo suceda de forma natural e assim o arquiteto passe a aplicar não pensando apenas no cumprimento das exigências legais, mas também que seja capaz de conduzir o projeto de forma a garantir a proteção e cobrir possíveis deficiências empregadas pelas regulamentações. O tema é relevante também no que se refere aos equipamentos escolares, que possuem grande relevância social e cultural de um local. Diante dessas questões, a presente dissertação de mestrado tem como objetivo identificar e verificar os aspectos legais e projetuais associados à proteção passiva contra incêndio que devem ser utilizados em edificações escolares de médio porte e baixa altura; através do aprofundamento, discussão, análise crítica, e aplicação em objeto de estudo, que consiste no Espaço Educativo Urbano de 12 salas, projeto padrão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação- FNDE. Os procedimentos adotados foram fundamentados em pesquisa bibliográfica e documental baseada em técnica quanti-qualitativa, por meio do estabelecimento de parâmetros para cumprimento de critérios relacionados à proteção passiva contra incêndio em edificações escolares, através de instrumento de análise disciplinar de projeto, e apuração e sintetização da legislação existente. Por fim, foi feita aplicação do método no objeto de estudo, para sua melhor compreensão e observância. Percebeu-se que o objeto analisado cumpriu parcialmente os critérios exigidos nas normativas abordadas. Compreendeu-se, com esta dissertação, que as decisões para as medidas de proteção passiva necessitam ser definidas ainda em fase de desenvolvimento do projeto, como tipos de materiais, dimensionamentos, distâncias a serem percorridas e condições de implantação do objeto; portanto o domínio dos aspectos de proteção passiva por parte do arquiteto auxilia no desenvolvimento de um projeto mais seguro e permite que os seus elementos não sejam apenas vistos como uma etapa complementar para mero cumprimento de legislação, mas que se agreguem e faça parte de todo conjunto do projeto, de forma harmônica.
Abstract: The design stage is extremely important with regard to passive fire protection, because the solutions adopted at this stage echo and influence the others. This requires a consistent basis of knowledge on the subject, so that this process happens naturally and so the architect will apply not only to the fulfillment of legal requirements but also to be able to conduct the project ensure protection and cover possible shortcomings in regulations. The theme is also relevant with regard to school equipment, which has great social and cultural relevance of a place. In view of these issues, this Master's thesis aims to identify and verify the legal and design aspects associated with passive fire protection that should be used in medium and low-rise school buildings; through deepening, discussion, critical analysis, and application in object of study, which consists of the 12-room Urban Education Area, a standard project of the National Fund for Education Development - FNDE. The procedures adopted were based on a bibliographical and documentary research based on a quantitative-qualitative technique, through the establishment of parameters for compliance with criteria related to passive fire protection in school buildings, through a disciplinary project analysis instrument, and calculation and synthesis of existing legislation. Finally, the method was applied in the object of study, for its better understanding and observance. It was noticed that the analyzed object partially fulfilled the criteria required in the normatives addressed. It was understood, with this dissertation, that the decisions for passive protection measures need to be defined still in the development phase of the project, such as types of materials, dimensions, distances to be covered and conditions of implementation of the object; so the mastery of the passive protection aspects on the part of the architect assists in the development of a more secure project and allows its elements not only to be seen as a complementary stage for mere compliance with legislation, but that aggregate and be part of all set of the project, in a harmonic way.
Keywords: Arquitetura escolar – Normatização
Edifícios escolares – Projeto padrão
Incêndios – Proteção passiva
school architecture - Standardization
School Buildings - Standard design
normatization
Fires - Passive protection
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Alagoas
metadata.dc.publisher.initials: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Citation: SILVA, Camila Matos de Oliveira. Proteção passiva contra incêndio em edificações escolares de médio porte e baixa altura: análise no projeto espaço educativo urbano de 12 salas. 2019. 185 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo: Dinâmicas do Espaço Habitado) – Faculdade de Arquitetura, Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5863
Issue Date: 11-Apr-2019
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