00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5837
Tipo: Dissertação
Título: As invenções da escrita etno-histórica em Alagoas: Dirceu Lindoso - (1981-2015)
Título(s) alternativo(s): The inventions of ethno-historical writing in Alagoas: Dirceu Lindoso (1981-2015)
Autor(es): Tavares, José Carlos Rodrigues dos Santos
Primeiro Orientador: Costa, Arrizete Cleide de Lemos
metadata.dc.contributor.referee1: Mello, Janaina Cardoso de
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Maria de Lourdes
Resumo: Este estudo tem como objetivo discutir as invenções da escrita etno-histórica de Dirceu Lindoso, demonstrando a utilização de seus conceitos e categoriais para interpretar a formação social e histórica de Alagoas. Para isso, esta pesquisa dialoga com ensaios publicados por Lindoso entre os anos de 1981 e 2015, nos quais Alagoas é interpretada por meio de soluções teóricas e comparações metodológicas inventivas perante a problemática da ausência de documentos escritos sob a perspectiva popular de sua gente negra quilombola e papa-mel, indígena, mestiça, mulata e branca pobre, ou seja, populações com características e histórias diferentes, mas que têm em comum o fato de serem ágrafas e viverem em situação de miserabilidade social. Nesse sentido, é discutida a hipótese de que em sua obra Dirceu Lindoso constrói um tipo singular de antropologia histórica de Alagoas, aproximando Etnologia e História para descrever os modos sociais de sobrevivência daquela gente pobre, rompendo, dessa maneira, com a racionalidade estamental da historiografia tradicional alagoana. Assim, este estudo conceitual está situado no interior do debate acadêmico da História Cultural, através das orientações teórico-metodológicas de Michel de Certeau (2017), François Dosse (2009), Vavy Pacheco Borges (2010) e Verena Alberti (2010). Nessa perspectiva, discute-se a trajetória de elaboração do conceito “anfibialidade”, pensado por Lindoso para interpretar tanto a “cultura anfíbia” que se formou no “enxuto-molhado” dos manguezais costeiros de Alagoas quanto as contradições na escrita de figuração desse espaço, realizada pelos intelectuais locais. Portanto, esta pesquisa pretende contribuir com os debates da nova historiografia alagoana que versem acerca da “geografia do eliminado”, isto é, que discutam sobre a exclusão das revoltas, utopias e insurreições populares na representação escrita dos intelectuais e eruditos alagoanos do século XIX e início do XX, bem como a respeito da inserção da gente pobre de Alagoas na historiografia local a partir das invenções da escrita etno-histórica de Dirceu Lindoso.
Abstract: This study aims to discuss the inventions of the ethno-historical writing of Dirceu Lindoso, demonstrating the use of its concepts and categories to interpret the social and historical formation of Alagoas. For this, this research dialogues with essays published by Lindoso between the years of 1981 and 2015, in which Alagoas is interpreted through theoretical solutions and inventive methodological comparisons in the face of the problematic of the absence of documents written under the popular perspective of its quilombola black and papa-mel people, indigenous, mestizo, mulatto and poor white, that is, populations with different characteristics and histories, populations with different characteristics and histories, but who have in common the fact that they do not master writing and live in situations of social miserability. In this sense, it is discussed the hypothesis that in his work Dirceu Lindoso constructs a singular type of historical anthropology from Alagoas, approaching Ethnology and History to describe the social ways of survival of these poor people, in this way, rupturing with the rationality of the alagoan traditional historiography. Thus, this conceptual study is situated within the academic debate of Cultural History, through the theoretical-methodological orientations of Michel de Certeau (2017), François Dosse (2009), Vavy Pacheco Borges (2010) and Verena Alberti (2010). In this perspective, discusses the trajectory of elaboration of the concept "amphibiality", thought by Lindoso to interpret both the "amphibian culture" that formed in the "dry-wet" of the coastal mangroves of Alagoas as to contradictions in the writing of figuration this space, realized by local intellectuals. Therefore, this research intends to contribute with the debates of the new alagoan historiography about the "geography of the eliminated", that is, to discuss the exclusion of rebellions, utopias and popular insurrections in the written representation of alagoan intellectuals and scholars from the XIX century and beginning of the XX, as well as about the insertion of the poor people of Alagoas in the local historiography from the inventions of the ethno-historical writing of Dirceu Lindoso.
Palavras-chave: Lindoso, Dirceu, 1932-
Etno-história - Alagoas
Historiografia
“Anfibialidade”
Ethno-history - Alagoas
Historiography
“Amphibiality”
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em História
Citação: TAVARES, José Carlos Rodrigues dos Santos. As invenções da escrita etno-histórica em Alagoas: Dirceu Lindoso - 1981/2015. 2019. 117 f. Dissertação (Mestrado em História) – Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes. Programa de Pós Graduação em História, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5837
Data do documento: 27-jun-2019
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
As Invenções da Escrita Etno-histórica em Alagoas - Dirceu Lindoso (1981-2015).pdf3.66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.