00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS Monografias de Especializações (Lato Sensu), Dissertações e Teses externas a UFAL - ICS
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Tipo: Tese
Título: Por uma perspectiva relacional da comunicação: um olhar sobre o nexo indivíduo-telenovela
Título(s) alternativo(s): For a relational perspective of communication: a look at the nexus individual-soap opera
Autor(es): Silva, Welkson Pires da
Primeiro Orientador: Junqueira, Lília Maria
metadata.dc.contributor.referee1: Fonte, Eliane Maria Monteiro da
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Rosane Maria Alencar da
metadata.dc.contributor.referee3: Oliveira, Amurabi Pereira de
metadata.dc.contributor.referee4: Santos, Raldianny Pereira dos
Resumo: A presente pesquisa parte de uma constatação, a saber: os estudos voltados à compreensão dos processos comunicativo-midiáticos estão marcados, desde suas origens, por modelos comunicacionais que concebem a mídia e o indivíduo enquanto instâncias em oposição. Em termos comparativos, a variação mais significativa detectada entre tais estudos ocorre na forma como compõem o lugar de dominância na comunicação midiática, ora ocupado pela mídia (estrutura) ora pelo indivíduo (agência). Por acreditarmos que essa perspectiva dicotômica acerca do nexo mídia-indivíduo não consegue alcançar as relações estabelecidas entre os sujeitos comunicantes, justamente porque concebe a comunicação como um sistema fragmentado, constituído por elementos independentes (emissor-receptor), cujas conexões – resumidas a interações superficiais – se estabelecem a posteriori, apontamos como alternativa paradigmática uma perspectiva relacional da comunicação, a qual desenvolvemos a partir do pensamento elisiano acerca das configurações sociais e das teorias disposicionalistas e contextualistas da ação. Objetivando demonstrar algumas das potencialidades explicativas dessa perspectiva relacional, desenvolvemos um estudo-piloto sobre o processo comunicativo-midiático estabelecido entre produtores e receptores da telenovela Fina Estampa. De um modo geral, esse estudo tratou de evidenciar os determinantes tanto da produção quanto da recepção novelescas e em seguida compará-los de modo a evidenciar suas relações. Através de dados coletados por meio de levantamento documental, observação não-participante e entrevistas, pudemos constatar que as visões de mundo que orientaram os comportamentos comunicacionais dos produtores e receptores da referida telenovela estavam ancoradas em lógicas de percepção, pensamento e sentimento que esses sujeitos incorporaram através de suas experiências nos mais variados espaços de socialização. Logo após, ao compararmos os resultados alcançados nas análises de produção com os obtidos nas análises de recepção, verificamos que quanto mais próximas estruturalmente eram as experiências sociais dos sujeitos comunicantes, maior eram os acordos entre eles e quanto mais distantes, mais intensos os desacordos, sendo os níveis de influência entre eles também relacionados diretamente a essas aproximações e distanciamentos sociais. Com isso, ao final de nosso estudo, pudemos demonstrar que as relações ocultas entre os produtores e receptores da telenovela Fina Estampa tinham por base estruturas sociais partilhadas. Ou, para utilizar os termos elisianos, tais relações se assentavam nas conexões estruturais entre as redes sociais de interdependência nas quais estavam inseridos aqueles sujeitos comunicantes.
Abstract: This research has as its starting point the following finding: the studies aimed at understanding the communicative-media processes are marked, from its origins, for communication models that conceive the media and the individual as instances in opposition. Comparatively, the most significant variation detected between these studies is in the way they compose the place of dominance in the media communication, occupied sometimes by the media (structure), sometimes by the individual (agency). Because we believe this dichotomous perspective about the nexus media-individual fails to achieve the relations established between the communicating subjects, precisely because conceives communication as a fragmented system, composed of independent elements (issuer-receiver) whose connections – summarized superficial interactions – are established a posteriori, we are proposing, as an alternative paradigm, a relational perspective of the communication, which we developed from the elisian thought about the social configurations and the dispositionalist and contextualist theories of the action. Aiming to demonstrate some of the explanatory potential of this relational perspective, we developed a pilot study about the communicative process established between producers and receivers of the soap opera Fina Estampa. On the whole, this study sought to evidence the determinants of the production and reception of this soap opera and then compare them to show their relations. Through data collected using documentary survey, non-participant observation and interviews, we could verify that the worldviews which guide the communicative behaviors of the producers and receivers of the Fina Estampa were grounded in logics of perception, thought and feeling that these subjects incorporated through their experiences on the most different spaces of socialization. After that, when we compare the results obtained in the analyzes of production with those obtained in the analyzes of reception, verified that the more close structurally were social experiences of the communicating subjects, the greater were the agreements between them, and the more distant, the more intense the disagreements, being the levels of influence between them also directly related to these proximities and social distances. Hence, we could demonstrate, at the end of our study, that the hidden relations between producers and receivers of the soap opera Fina Estampa were founded on shared social structures. Or, to use the elisians terms, these relations were based in the structural connections between social networks of interdependence in which those communicating subjects were inserted.
Palavras-chave: Sociologia
Comunicação – Aspectos sociais
Comunicação de massa
Telenovelas
Relational Sociology
Communicational Paradigm
Soap Operas
Production
Reception
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Sigla da Instituição: UFPE
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Sociologia
Citação: SILVA, Welkson Pires da. Por uma perspectiva relacional da comunicação: um olhar sobre o nexo indivíduo-telenovela. 2019. 289 f. Tese (Doutorado em Sociologia) – Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós Graduação em Sociologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5720
Data do documento: 6-out-2014
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