06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - HISTÓRIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Um desafio jeripancó: ensino de história na Escola Estadual Indígena José Carapina, sertão de Alagoas (2006-2016)
Autor(es): Silva, Carla Alves dos Santos
Primeiro Orientador: Gomes, Gustavo Manoel da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Ferreira, Gilberto Geraldo
metadata.dc.contributor.referee2: Barbalho, José Ivamilson Silva
Resumo: As escolas de categoria indígena diferenciada têm em seu bojo propostas de currículo pautado na interculturalidade, ou seja, na inter-relação dos saberes escolares sistematizados convencionais e saberes culturais e tradicionais específicos a cada etnia. Dentro deste contexto as propostas do ensino de História em escolas indígenas também evidenciam um ensino com base nas propostas interculturais. O desafio é de articular saberes global e local num mesmo currículo de ensino, buscando desconstruir estereótipos, valorizando a identidade étnica local. Para tanto, o objetivo deste trabalho consiste em compreender quais as configurações do ensino de História praticado nas turmas de 7º e 8º ano na Educação Escolar dos indígenas Jeripancó no sertão de Alagoas. Foi desenvolvida metodologicamente uma pesquisa de revisão bibliográfica metódica, primeiro analisando como os historiadores de referência abordaram cientificamente a presença indígena na História do Brasil, num segundo momento a análise de documentação educacional a luz dos teóricos que pensam ensino de História e Educação Escolar Indígena. Também foi desenvolvida uma pesquisa de campo de cunho etnográfico, com procedimentos de observação participante (expectador), com intuito de coletar dados da pesquisa, e analisar a prática de ensino nas já referidas turmas. A pesquisa foi de caráter qualitativo. Buscou-se realizar um diagnóstico do ensino de História ofertado na escola, de modo a contribuir junto à comunidade, possibilitando através da pesquisa, reflexões sobre o aperfeiçoamento dos instrumentos pedagógicos, quanto ao ensino e as metodologias aplicadas à disciplina História, na Educação Escolar Indígena do povo Jeripancó. Constatou-se, ao final da pesquisa, que a efetivação de princípios e práticas de ensino interculturais é um desafio a ser enfrentado pela comunidade, sobretudo, no ensino de História, viste que é um componente curricular com o perfil ainda bastante eurocêntrico na escola da comunidade.
Abstract: The schools of differentiated indigenous category have in its core proposals of curriculum based on interculturality, that is, on the interrelationship of conventional systematized school knowledge and ethnically specific cultural and traditional knowledge. Within this context, the proposals for teaching history in indigenous schools also highlight teaching based on intercultural proposals. The challenge is to articulate global and local knowledge in the same teaching curriculum, seeking to deconstruct stereotypes, valuing local ethnic identity. Therefore, the objective of this paper is to understand the configurations of history teaching practiced in the 7th and 8th grade classes in the Jeripancó Indigenous School Education in the Alagoas backlands. Methodologically, a methodical bibliographic review research was developed, first analyzing how the reference historians scientifically approached the indigenous presence in the History of Brazil, in a second moment the analysis of educational documentation in the light of theorists who think teaching of History and Indigenous School Education. An ethnographic field research was also developed, with participant observation procedures (spectator), with the purpose of collecting research data and analyzing the teaching practice in the aforementioned classes. The research was qualitative. We sought to make a diagnosis of the teaching of history offered at school, in order to contribute to the community, enabling through research, reflections on the improvement of pedagogical instruments, as the teaching and methodologies applied to the discipline History, in Indigenous School Education of the Jeripancó people. It was found, at the end of the research, that the implementation of intercultural teaching principles and practices is a challenge to be faced by the community, especially in the teaching of history, as it is a curricular component with the profile still quite eurocentric in the school of community.
Palavras-chave: Educação indígena
Escola indígena
Estudo e ensino
Ensino de História
Jeripancó
História
Interculturalidade
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de História
Citação: SILVA, Carla Alves dos Santos. Um desafio jeripancó; ensino de história na escola estadual indígena José Carapina, sertão de Alagoas (2006-2016). 2017. 145 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5710
Data do documento: 14-jun-2017
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