06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - HISTÓRIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5700
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Os recursos tecnológicos no ensino de história em Delmiro Gouveia - AL
Autor(es): Silva, Jéssica Gomes da
Primeiro Orientador: Figueirêdo, Carla Taciane
metadata.dc.contributor.referee1: Marques, Leônidas de Santana
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Marcos Ricardo de
Resumo: O uso das tecnologias no ensino de História contribuiu bastante para o ensino aprendizagem dos alunos. Com o avanço da globalização as tecnologias ganharam um espaço muito intenso no cotidiano, facilitando de modo eficaz as informações e os conhecimentos. Este trabalho discute a importância de se utilizar essas tecnologias nas aulas de História. A efetivação desse estudo foi pautada nos objetivos: Analisar a importância dos recursos tecnológicos para o ensino de História nas escolas em Delmiro Gouveia- AL. Especificamente: Compreender a importância dos recursos tecnológicos para o ensino de História, identificar quais as tecnologias que são trabalhadas no ensino de História em Delmiro Gouveia, diagnosticar elementos que interferem no ensino-aprendizagem a partir do uso das tecnologias na aula de História. Para cumprir os objetivos propostos foram realizadas pesquisa de campo com os professores de História da rede municipal e Estadual de Delmiro Gouveia- AL. Além disso, estudos bibliográficos sobre o assunto onde pode-se constatar que há uma carência de recursos tecnológicos na sala de aula em especial na aula de História, esses equipamentos ainda não estão inseridos de forma abrangente, há também uma falta de preparação dos professores para seu manuseio com tal tecnologias. No primeiro capítulo apresenta-se os procedimentos metodológicos para que se possa entender a origem e características da pesquisa. No segundo capítulo o referencial teórico, abordando um diálogo com as perspectivas do ensino de História com a finalidade de refletir sobre a importância dos recursos tecnológicos no ensino de História. O capítulo três é a descrição sob forma narrativa dos Resultados e Discussão de tudo o que foi abordado por meio das observações, coleta de dados e do questionário, apresentando os resultados do diálogo do referencial teórico e as informações disponibilizadas pelos professores entrevistados.
Abstract: The use of technologies in teaching History has contributed greatly to the teaching of student learning. With the advancement of globalization the technologies have gained a very intense space in the everyday, facilitating in an effective way the information and the knowledge. This paper discusses the importance of using these technologies in History classes. The effectiveness of this study was based on the objectives: To analyze the importance of technological resources for the teaching of History in schools in Delmiro Gouveia-AL. Specifically: Understand the importance of technological resources for teaching history, identify which technologies are worked on in History teaching in Delmiro Gouveia, diagnose elements that interfere in teaching-learning from the use of technologies in History class. In order to fulfill the proposed objectives, field research was carried out with the History teachers of Delmiro Gouveia-AL's municipal and state network. In addition, bibliographic studies on the subject where it can be verified that there is a lack of technological resources in the classroom especially in the History class, these equipments are not yet comprehensively inserted, there is also a lack of preparation of the teachers for Their handling of such technologies. The first chapter presents the methodological procedures for understanding the origin and characteristics of the research. In the second chapter the theoretical referential, approaching a dialogue with the perspectives of History teaching in order to reflect on the importance of technological resources in the teaching of History. Chapter three is the description in narrative form of the Results and Discussion of everything that was approached through the observations, data collection and the questionnaire, presenting the results of the dialogue of the theoretical reference and the information made available by the teachers interviewed.
Palavras-chave: Educação
Ensino e aprendizagem
Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs
Recursos tecnológicos
História
Delmiro Gouveia - Alagoas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de História
Citação: SILVA, Jéssica Gomes da. Os recursos tecnológicos no ensino de história em Delmiro Gouveia – AL. 2017. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5700
Data do documento: 31-jan-2017
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - HISTÓRIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Os recursos tecnológicos no ensino de história em Delmiro Gouveia - AL.pdf1.64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.