00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5663
Tipo: Dissertação
Título: Gênero crônica: uma proposta de produção textual com estudantes do Ensino Fundamental II a partir da aplicação de uma sequência didática
Título(s) alternativo(s): Chronic genre: a textual production proposal with Fundamental Education II students from the application of a didactic sequence
Autor(es): Ramalho, José Hébio Albuquerque
Primeiro Orientador: Paula, Aldir Santos de
metadata.dc.contributor.referee1: Costa, Priscila Rufino da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Lopes, Adna de Almeida
Resumo: As propostas de ensino têm se comprometido com o projeto de formação de um ser humano crítico e atuante. Embora tenha ocorrido muitos avanços nas reflexões sobre o processo de ensino e aprendizagem, a prática da elaboração textual ainda se caracteriza como uma atividade que continua a ser um grande desafio para estudantes e professores. Neste trabalho, portanto, será apresentado o processo de produção textual que foi desenvolvido com estudantes de uma turma de 8º ano, de uma escola pública estadual, em Maceió-AL., a partir da aplicação de uma sequência didática, tendo como gênero textual a crônica. Essa intervenção pedagógica teve como objetivo principal verificar se os textos dos discentes apresentavam características mínimas desse gênero. Serão apresentadas, também, algumas inadequações gramaticais verificadas nos textos produzidos por esses estudantes. Por tratar de texto e gramática se fez necessário, ainda, o desenvolvimento de seções que discorressem tanto sobre gênero textual quanto sobre gramática (história, conceito e reflexões). Para o desenvolvimento e norteamento deste trabalho, recorremos a teóricos como Bagno (2003 e 2007), Possenti (1996 e 2011), Franchi (2006), Neves (2012), Schneuwly e Dolz (2004) entre outros. Como resultado, pode ser pontuado que o desenvolvimento da atividade pedagógica propiciou aos estudantes o incentivo à prática de leitura e de compreensão textual e os habilitou a reconhecer a estrutura formal de um gênero textual específico, além de contribuir para o aprimoramento e desenvolvimento de suas habilidades de escrita, colocado-os como protagonistas no processo de produção textual.
Abstract: The teaching proposals have been committed to the project of training a critical and active human being. Although there have been many advances in reflections on the teaching and learning process, the practice of textual elaboration is still characterized as an activity that remains a major challenge for students and teachers. In this work, therefore, will be presented the process of textual production that was developed with students of a group of 8th grade, from a state public school in Maceió-AL., from the application of a didactic sequence, having as textual genre the chronic one. This pedagogical intervention had as main objective to verify if the texts of the students presented minimal characteristics of this genre. Some grammatical inadequacies Will also be presented in the texts produced by these students. By dealing with text and grammar, it was also necessary, in this work, to develop sections that dealt with both textual genre and grammar (history, concept and reflections). For the development and orientation of this work, we have used theoreticians such as Bagno (2003 and 2007), Possenti (1996 and 2011), Franchi (2006), Neves (2012), Schneuwly and Dolz (2004) and others. As a result, it can be pointed out that the development of the pedagogical activity provided the students with the incentive to practice reading and textual understanding and enabled them to recognize the formal structure of a specific textual genre, as well as contributing to the improvement and development of their abilities of writing, placing them as protagonists in the process of textual production.
Palavras-chave: Língua portuguesa – Estudo e ensino
Ensino fundamental II
Gênero textual
Produção textual
Sequência didática
Portuguese Language - Study and teaching
Following teaching
Textual genre
Textual production
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional - ProfLetras
Citação: RAMALHO, José Hébio Albuquerque. Gênero crônica: uma proposta de produção textual com estudantes do Ensino Fundamental II a partir da aplicação de uma sequência didática. 2019. 129 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional - PROFLETRAS) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Mestrado Profissional em Letras e em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5663
Data do documento: 28-mar-2019
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gênero crônica uma proposta de produção textual com estudantes do Ensino Fundamental II.pdfGênero crônica: uma proposta de produção textual com estudantes do Ensino Fundamental II a partir da aplicação de uma sequência didática7.47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.