06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5613
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Educação de jovens e adultos e a educação quilombola na Comunidade Moreira de Baixo, Água Branca - Alagoas
Autor(es): Santos, Elizângela dos
Primeiro Orientador: Barbalho, José Ivamilson Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Moraes, Flávio Augusto de Aguiar
metadata.dc.contributor.referee2: Almeida, Giseliane Medeiros
Resumo: O presente trabalho foi realizado com o objetivo de analisar as dificuldades encontradas pelo professor da educação de jovens e adultos em relação à busca da qualidade do ensino diferenciado, verificar a adequação dos materiais disponibilizados para os discentes, identificar se há formação inicial e continuada para os professores da educação de jovens e adultos, compreender como a educação escolar quilombola está sendo contemplada na educação de jovens e adultos na comunidade Moreira de Baixo. A abordagem utilizada na pesquisa foi qualitativa, e exploratória, teve como instrumentos de pesquisa o questionário e entrevista, a mesma foi realizada com três moradores mais antigos do quilombo Moreira de Baixo, com o intuito de saber como se deu a formação histórica desta localidade, com intenção de conhecer, de que maneira vive esta população nos dias atuais. Os dados que foram coletados através do questionário, foram obtidos com três professoras que atuaram na EJA do primeiro segmento. A Educação de Jovens e Adultos é uma história repleta de projetos, com diversas ideias, sempre com a intenção de alfabetizar os jovens e adultos que por alguma razão não concluíram os estudos ou não foram alfabetizados na idade “correta” e que necessitam em sua maioria, melhorar suas oportunidades de inclusão no mercado de trabalho, por isso buscam a EJA, com intuito de elevar a escolaridade, tendo em vista, que é uma forma desse público obter uma mudança expressiva em suas vidas. Está alfabetizado é uma necessidade dos moradores do quilombo, visto que, tornou-se pré-requisito para obter oportunidades de trabalho e para que os mesmos se tornem indivíduos críticos e ativos, tomando suas próprias decisões. A pesquisa foi baseada em estudos bibliográficos e na pesquisa de campo, do tipo estudo de caso. Os resultados obtidos na pesquisa demonstram que falta formação para os professores e as possíveis causas para a evasão escolar, são devido a dificuldade de conciliar o trabalho e os estudos, a inadequação dos materiais didáticos que são ofertados aos discentes da EJA.
Abstract: The present work was carried out with the objective of analyzing the difficulties encountered by the teacher of the education of young people and adults in relation to the search for the quality of the differentiated education, to verify the adequacy of the materials available to the students, to identify if there is initial and continued formation for the teachers of youth and adult education, to understand the education of young people and adults, and their developments in quilombola school education in the Moreira de Baixo community. The approach used in the research was qualitative, and exploratory, had as research instruments the questionnaire and interview, the same was done with three older inhabitants of the Moreira de Baixo quilombo, in order to know how the historical formation of this locality was given, with the intention of knowing, in what way this population lives in the present day. The data that were collected through the questionnaire were obtained with three teachers who worked in the EJA of the first segment. Youth and Adult Education is a story full of projects, with many ideas, always with the intention of literacy for young people and adults who for some reason did not finish their studies or were not literate at the "right" age and who mostly need it, improve their opportunities for inclusion in the labor market, so they seek the EJA in order to raise schooling, in view that it is a way for this public to achieve a significant change in their lives. Being literate is a necessity of quilombo residents, since it has become a prerequisite for job opportunities and for them to become critical and active individuals by making their own decisions. The research was based on bibliographic studies and field research, of the case study type. The results obtained in the research show that there is a lack of training for teachers and the possible causes for school dropout, due to the difficulty of reconciling work and studies, the inadequacy of the didactic materials that are offered to the students of the EJA.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos - EJA
Formação docente
Comunidade quilombola
Moreira de Baixo - Água Branca - Alagoas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: SANTOS, Elizângela dos. Educação de jovens e adultos e a educação quilombola na Comunidade Moreira de Baixo, Água Branca – Alagoas. 2019. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5613
Data do documento: 27-jul-2019
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Educação de jovens e adultos ea educação quilombola na Comunidade Moreira de Baixo, Água Branca - Alagoas.pdf974.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.