00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5559
Tipo: Dissertação
Título: Desempenho acadêmico de discentes de medicina nas sessões tutoriais por meio de mapas mentais e conceituais
Título(s) alternativo(s): Proficiência em mapas conceituais: uma aprendizagem significativa
Academic performance of medical students in tutoring sessions by mind and conceptual map
Autor(es): Silva, Maria Helena Rosa da
Primeiro Orientador: Ferreira, Andrea Marques Vanderlei
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Medeiros, Mércia Lamenha
metadata.dc.contributor.referee1: Soares, Francisco José Passos
metadata.dc.contributor.referee2: Bomfim, Ana Marlusia
Resumo: Há relatos de estudos com mapas conceituais e mentais nas mais diversas áreas e em todos os níveis de escolaridade. O Mapa é um instrumento de análise do currículo, técnica didática, recurso de aprendizagem ou meio de avaliação. Este trabalho teve como finalidade analisar a produção final dos mapas mentais e conceituais desenvolvidos durante uma oficina de tutoria sendo utilizados para o levantamento desta pesquisa. Trata-se de uma pesquisa documental, retrospectiva, qualitativa e descritiva, a qual foi realizada nas atividades de tutorias Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Os instrumentos interrogativos (mapas mentais e conceituais) analisados, foram construídos pelas turmas do primeiro e segundo semestre de 2017 e primeiro semestre de 2018. Os mapas conceituais quando montados nas aberturas das sessões tutoriais eram do tipo linear caracterizados pelo aumento do domínio no tema, com encadeamento sequencial de conceitos e conhecimento prévio suficiente sobre as bases morfofisiológicas para construir as perguntas norteadoras que impulsionavam a solução das situações-problema. Contudo, após os estudos autodirigidos, os mapas conceituais construídos coletivamente durante as sessões de fechamento eram do tipo rede (cíclico) e possuíam aumento de complexidade verificado pelo número de níveis hierárquicos presentes nessas estruturas. Neste contexto, foi possível perceber que os discentes migraram da Aprendizagem Mecânica (perceptível nos mapas lineares), na abertura, para a Aprendizagem Significativa, no fechamento. Portanto, mapas conceituais ou mentais são ferramentas importantes para o tutor avaliar as fragilidades e fortalezas da discussão dos grupos tutoriais nas aberturas e fechamentos dos casos motivadores.
Abstract: There are reports of studies about concept and mind maps in the most diverse and at all levels of schooling. Mapping is an instrument of analysis of the educational curriculum, didactic technique, learning resource or mean of assessment. This paper aimed to analyze the final outcomes of mind and concept maps developed during a tutoring workshop used to survey this research. This is a documentary, retrospective, qualitative and descriptive research, which was carried out in tutoring activities (Problem Based Learning – PBL). The interrogative instruments (mind and concept maps) analyzed were built by classes from the first and second semester of 2017 and first semester of 2018. Linear type concept maps were created in the opening of the tutoring sessions, characterized by a better understanding of the matter, followed by a sequential chain of the concepts and sufficient prior knowledge of the morphophysiological bases to build guiding questions, in order to urge the solution of the problem situations. However, after self-directed studies, in the closing sessions, students created connected cycle system maps with an increase in complexity due to the number of hierarchical levels present in these frameworks. In this context, it was possible to perceive that students migrated from mechanical learning (noticeable in linear maps) in the opening to meaningful learning at the closing. Therefore, the concept or mind mapping is an important tool for the tutor to assess the weaknesses and strengths of the discussion in the tutoring groups in the opening and closing of the motivational cases.
Palavras-chave: Aprendizagem baseada em problemas
Esquema conceitual
Tutoria
Ensino
Desempenho acadêmico
Problem-based learning
Conceptual scheme
Tutoring
Teaching
Academic achievement
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde
Citação: SILVA, Maria Helena Rosa da. Desempenho acadêmico de discentes de medicina nas sessões tutoriais por meio de mapas mentais e conceituais. 2019. 51 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5559
Data do documento: 4-jun-2019
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Desempenho acadêmico de discentes de medicina nas sessões tutoriais por meio de mapas mentais e conceituais.pdfDesempenho acadêmico de discentes de medicina nas sessões tutoriais por meio de mapas mentais e conceituais24.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.