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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Frades, artistas, filósofos: o Convento de Santa Maria Madalena e a atitude franciscana frente à natureza – ontem e hoje
metadata.dc.creator: Magalhães, Ana Cláudia Vasconcellos
metadata.dc.contributor.advisor1: Bittencourt, Leonardo Salazar
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Silva, Maria Angélica da
metadata.dc.contributor.referee1: Barbirato, Gianna Melo
metadata.dc.contributor.referee2: Araújo, Roberto Moreira Xavier de
metadata.dc.description.resumo: O trato com a natureza permeou e deu suporte a todas as civilizações, em maior ou menor grau de intensidade, seja pelas representações míticas que ela sustenta , seja pela sua capacidade de prover a espécie e o lugar em suas necessidades básicas de sobrevivência. São Francisco, em plena Idade Média, estabelece uma perspectiva nova nessa relação, estreitando-a, concebendo-a em bases fraternalmente cristãs e, apropriando-se de um termo contemporâneo, ecológicas. Neste contexto, se desenvolveu a arquitetura franciscana que, baseada em pressupostos teológicos e filosóficos estabelecidos desde São Francisco, intentou estabelecer um canal de comunicação com a natureza através de edifícios conventuais permeáveis e disponíveis à integração com o seu envolvente natural. Este trabalho se dispôs a investigar e analisar em quais sentidos e até que ponto esta intenção foi alcançada e materializada no antigo Convento de Santa Maria Madalena, município de Marechal Deodoro/AL. Resultante de novas dinâmicas religiosas e culturais, foi superada sua atuação religiosa quando foram delineadas, a partir dos vários usos dados ao antigo convento, algumas intervenções que provocaram alterações na sua feição original. O prédio, como um todo, sofreu mudanças. Todas significativas, sem dúvida, no que se refere à sua tipologia e ambiência. No entanto, algumas dessas alterações tangenciam a relação do edifício com o espaço natural e o urbano envolvente e constituem rupturas e fragmentações em um diálogo que era travado entre o convento e a paisagem, o convento e o povo do lugar. Atualmente ele exerce uma função museográfica tendo sido instalado no prédio o Museu de Arte Sacra do Estado de Alagoas, o qual abriga valioso acervo artístico e cultural. Considerando essa nova função, coube discutir, também, quais as conseqüências desta relação com a natureza (estabelecida em sua gênese como edifício conventual), para a preservação do acervo (função primordial do edifício museográfico), quando se sabe que os resultados de tal relação são cotidianamente absorvidas pelo patrimônio, constituindo um dado fundamental na sua conservação ou destruição.
Abstract: The deal with nature permeated and supported all civilizations, in higher or lower degrees of intensity, either by mythical representations supported by it or by its capability of providing the species and the place with their basic needs of surviving. San Francisco, in a full Middle Ages, sets a new perspective into this relation, narrowing it, conceiving it in fraternally Christian and, taking a contemporary term, ecological basis. In this context, the Franciscan architecture was developed, which - based on theological and philosophical presuppositions established since San Francisco - intended to establish a communication channel with nature through permeable and available convent buildings to integrate with its natural compelling. This study intends to investigate and analyze in which means and how far this intension was reached and materialized at the old Convento de Santa Maria Madalena, a borough of Marechal Deodoro / AL. As a result of new religious and cultural dynamics, its just religious acting was overcame when some interventions were outlined from several uses performed at the old convent, which caused changes on its original appearance. The building, as a whole thing, suffered changes. All of them were significant, no doubt, regarding to its typology and environment. However, some of them go off at a tangent in terms of the relation between the building and the natural and compelling urban space, and constitute breaks and fragments in a dialog that used to happen between the convent and the landscape, the convent and the local folks. At present it performs a museum function, as a Museu de Arte Sacra do Estado de Alagoas has been settled in the building, which holds a valuable artistic and cultural collection. Considering this new function, it was also suitable to discuss the consequences of this relation with nature (established on its genesis as a convent building), to the collection preservation (primordial function of the museum building), when it is known that these relation results are absorbed by the property in an everyday routine, constituting a fundamental data for its preservation or destruction.
Keywords: Arquitetura
Urbanismo
Convento de Santa Maria Madalena (Marechal Deodoro, AL)
Franciscanos
Architecture
Urbanism
Convent of St. Mary Magdalene (Marechal Deodoro, AL)
Franciscans
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Alagoas
metadata.dc.publisher.initials: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Citation: MAGALHÃES, Ana Cláudia Vasconcellos. Frades, artistas, filósofos: o Convento de Santa Maria Madalena e a atitude franciscana frente à natureza – ontem e hoje. 2019. 134 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo: Dinâmicas do Espaço Habitado) – Faculdade de Arquitetura, Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2005.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5539
Issue Date: 2005
Appears in Collections:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAU

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