Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5526
Tipo: | Tese |
Título: | Do retrato falado ao flagrante: lirismo e realidade em minificções de Dalton Trevisan |
Autor(es): | Melânia, Wesslen Nicácio de Mendonça |
Primeiro Orientador: | Brandão, Gilda de Albuquerque Vilela |
metadata.dc.contributor.referee1: | Alves, Carlos Henrique Almeida |
metadata.dc.contributor.referee2: | Resende, Nilton José Melo de |
metadata.dc.contributor.referee3: | Santos, Helenice Fragoso dos |
metadata.dc.contributor.referee4: | Martins, Ana Claudia Aymoré |
Resumo: | A escrita de Dalton Trevisan tem instigado críticos e leitores a cada lançamento de suas obras. No meio dessa produção tão diversa, a liricidade foi percebida por muitos críticos e estudiosos literários, no entanto, poucos se debruçaram sobre o fenômeno e buscaram entender esse recurso nos textos trevisanianos. Este trabalho tem o objetivo geral de identificar, analisar e compreender a presença e função do discurso lírico em minificções do autor paranaense, buscando dessa forma contribuir para a crítica literária e para a melhor compreensão da liricidade em textos literários. Para isso, baseamos nosso trabalho em dois fundamentos teóricos principais: primeiro, a crítica literária a respeito da obra de Dalton Trevisan, em que revisamos grande parte do que foi percebido e visto na obra do escritor; e, em segundo lugar, nos conceitos de minificção e de lirismo, retirados das concepções da teoria literária. Desta forma, realizamos a crítica literária dos textos através da abordagem de caráter analíticointerpretativa. Com isso, buscamos analisar e interpretar os textos à luz de variadas concepções, de acordo com a configuração de cada escrito, mas sempre permitindo que a obra em si nos munisse do aparato necessário para compreendê-la. Após nossas análises, pudemos perceber que o recurso lírico é utilizado em Dalton Trevisan com o propósito de potencializar os significados das minificções e instaurar uma gama de abordagens e compreensões distintas, ampliadas pela presença de uma visão subjetiva no interior da estrutura textual. Além disso, o uso desse recurso permite que ocorra uma transposição de sentidos, ou seja, o rompimento com noções engessadas em relação a termos, expressões ou perspectivas de leitura. Assim, o lirismo atua na construção do texto aberto, capaz de se renovar a cada leitura e de reamostrar a realidade pelo olhar singular do “eu” do texto. |
Abstract: | Dalton Trevisan's writing has instigated critics and readers with every release of his works. In the midst of such a diverse production, the lyricism was perceived by many critics and literary scholars, however, few have looked at the phenomenon and sought to understand this resource in the Trevisan texts. This work has the general objective of identifying, analyzing and understanding the presence and function of the lyrical discourse in the author's minifictions, thus seeking to contribute to literary criticism and to a better understanding of lyricism in literary texts. For this, we base our work on two main theoretical foundations: first, the literary criticism regarding the work of Dalton Trevisan, in which we review much of what was perceived and seen in the work of the writer; and, secondly, in the concepts of minifiction and lyricism, taken from the conceptions of literary theory. In this way, we perform the literary criticism of texts through the analytic-interpretative approach. With this, we seek to analyze and interpret the texts in the light of varied conceptions, according to the configuration of each writing, but always allowing the work itself to provide us with the necessary apparatus to understand it. After our analyzes, we could see that the lyrical resource is used in Dalton Trevisan with the purpose of potentializing the meanings of the minifictions and instituting a range of different approaches and understandings, amplified by the presence of a subjective vision within the textual structure. In addition, the use of this feature allows a transposition of meanings, that is, the break with notions plastered to terms, expressions or perspectives of reading. Thus, lyricism acts in the construction of the open text, capable of being renewed with each reading and of reshaping reality through the singular look of the voice of the text. |
Palavras-chave: | Trevisan, Dalton, 1925- Literatura brasileira Poesia lírica Ficção Brazilian literature Lyric poetry Lyricism Minifiction |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística |
Citação: | MELÂNIA, Wesslen Nicácio de Mendonça. Do retrato falado ao flagrante: lirismo e realidade em minificções de Dalton Trevisan. 2019. 131 f. Tese (Doutorado em Letras e Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5526 |
Data do documento: | 22-abr-2019 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Do retrato falado ao flagrante_ lirismo e realidade em minificções de Dalton Trevisan.pdf | Do retrato falado ao flagrante: lirismo e realidade em minificções de Dalton Trevisan | 1.21 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.