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metadata.dc.type: Dissertação
Title: A inclusão de alunos surdos no ensino superior: dificuldades e possibilidades da comunicação em libras e na língua portuguesa
Other Titles: The inclusion of deaf students in higher education: difficulties and possibilities of communication in pounds and portuguese
metadata.dc.creator: Magalhães, Vívian Caroline de Freitas
metadata.dc.contributor.advisor1: Stella, Paulo Rogério
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira, Andréa da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Ifa, Sérgio
metadata.dc.description.resumo: Nessa pesquisa me dedicarei a buscar o aprimoramento de estratégias metodológicas que viabilizem o ingresso e permanência do indivíduo surdo no ambiente acadêmico. De acordo com Moura (2000), os surdos têm potencial de crescimento e aprendizado, desde que haja adaptações comunicativas, avaliativas e curriculares que ampliem as possibilidades de interação entre a comunicação da Língua Brasileira de Sinais com a Língua Portuguesa de forma produtiva e eficaz, favorecendo o seu desenvolvimento. Entretanto, cumpre salientar que nem sempre esse potencial é validado. Ao aprofundar os estudos nesta área, ofereço aqui um viés de reflexão acerca de possibilidades para uma dinâmica diferenciada de sala aula desde o planejamento até à avaliação, oportunizando uma reflexão acerca da postura do docente diante do cenário acadêmico de inclusão, bem como das possibilidades de que a comunicação entre professor e aluno surdo alcance índices positivos na trajetória acadêmica desse grupo específico de alunos com o objetivo de transformar o conhecimento em algo proveitoso. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva refletir quanto à necessidade do docente do ensino superior aprimorar as práticas pedagógicas -alicerçadas pela ampliação do enriquecimento do seu currículo quanto à inter-relação entre a Língua Brasileira de Sinais e a Língua Portuguesa, visando à utilização de recursos didáticos, de modo a oportunizar a inclusão consciente dos alunos surdos. Como metodologia de coleta de dados, utilizei entrevistas com profissionais e alunos surdos da Faculdade da Cidade, localizada na cidade do Salvador, Estado da Bahia. Com base nessas entrevistas, embasei a organização dos dados de coleta no viés de uma Linguística Aplicada de base Interpretativista (Moita Lopes, 1996), onde busco identificar e discutir questões encontradas à luz das teorias linguístico-discursivas estudadas. Como resultado, ressalto que a possibilidade de uma ascensão no processo vivencial do aluno surdo como um todo está imbricada com o fator de responsabilidade docente com a sua formação, num processo onde a comunicação ajuda a elevação da consciência sociocultural naturalmente.
Abstract: In this research I will dedicate myself to the improvement of methodological strategies that allow the entry and permanence of the deaf individual in the academic environment. According to Moura (2000), the deaf have the potential for growth and learning, provided that there are communicative, evaluative and curricular adaptations that increase the possibilities of interaction between the communication of the Brazilian Sign Language and the Portuguese Language in a productive and effective way, favoring its development. However, it should be noted that this potential is not always validated. As I deepen my studies in this area, I offer here a reflection bias about possibilities for a differentiated classroom dynamics from planning to evaluation, offering a reflection about the teacher's attitude towards the academic scenario of inclusion, as well as the possibilities of that the communication between teacher and deaf student reaches positive indexes in the academic trajectory of this specific group of students with the objective of transforming the knowledge into something profitable. In this sense, the present work aims to reflect on the need of the higher education teacher to improve pedagogical practices - supported by the expansion of the enrichment of his curriculum regarding the interrelationship between the Brazilian Sign Language and the Portuguese Language, aiming at the use of resources didactic, in order to opportunize the conscious inclusion of the deaf students. As a methodology for data collection, I used interviews with professionals and deaf students from the Faculty of the City, located in the city of Salvador, State of Bahia. Based on these interviews, I set out the organization of collection data in the bias of an Interpretative-Based Applied Linguistics (Moita Lopes, 1996), where I try to identify and discuss issues found in the light of the linguistic-discursive theories studied. As a result, I emphasize that the possibility of a rise in the experiential process of the deaf student as a whole is imbricated with the teacher responsibility factor with its formation, in a process where communication helps the elevation of the socio-cultural consciousness naturally.
Keywords: Língua portuguesa – Estudo e ensino
Surdos – Ensino superior
Língua brasileira de sinais
Professores – Formação
Prática de ensino
Portuguese language - Study and teaching
Deaf people - Higher education
Libras
Brazilian sign language
Teachers - Training
Teaching practice
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Alagoas
metadata.dc.publisher.initials: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística
Citation: MAGALHÃES, Vívian Caroline de Freitas. A inclusão de alunos surdos no ensino superior: dificuldades e possibilidades da comunicação em libras e na língua portuguesa. 2019. 138 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5501
Issue Date: 22-Mar-2019
Appears in Collections:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

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