Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5481
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Laboratório de ensino de matemática: uma análise dos espaços práticos de ensino e aprendizagem das escolas do Centro de Estudos e Pesquisas Aplicadas (CEPA) - Alagoas
metadata.dc.creator: Omena, Alessandro de Melo
metadata.dc.contributor.advisor1: Guerra, Ediel Azevedo
metadata.dc.contributor.referee1: Melo, Vanio Fragoso de
metadata.dc.contributor.referee2: Barros, Amauri da Silva
metadata.dc.description.resumo: O presente texto tem o objetivo de apresentar e divulgar os Laboratórios de Ensino de Matemática do Centro Educacional e Pesquisas Aplicadas (CEPA). Para tanto, essa pesquisa foi fundamentada de acordo com as exigências de Lorenzato, detalhando o que é preciso para se ter um laboratório de qualidade e que promova um ensino e aprendizagem com excelência. Com uma abordagem qualitativa e uma investigação na meta-análise foram analisadas 10 escolas de um centro educacional levando em consideração as exigências para um Laboratório de Ensino de Matemática. Dentre as dez escolas analisadas tivemos um centro completo para toda a educação básica, incluindo até os cursos de formação de professor promovido pela Seduc/AL. De uma forma geral a maioria dos laboratórios analisados tem condições de atender aos estudantes do ensino fundamental e médio tomando essas atividades como complementares ao ensino dos temas matemáticos trabalhados no decorrer do ano letivo. Mas, por outro lado, os espaços para alguns laboratórios ainda ficam a desejar, pois não estão adequados em alguns casos, com paredes mofadas, cadeiras e mesas não apropriadas. Mas quanto aos materiais manipuláveis encontrados podemos concluir que na maioria das escolas observadas têm-se condições de propiciar uma aula com qualidade, pois permite ao estudante desenvolver um olhar investigativo exigido nas pesquisas de um modo geral. De acordo com as exigências mínimas de implantação de um laboratório de ensino de matemática, os pesquisadores consultados convergem não só para objetos manipuláveis adequados, bem como para um espaço que propicie um ambiente acolhedor e prazeroso que permita ao aluno uma aprendizagem mais eficiente. Nesse sentido, principalmente quanto aos materiais manipuláveis consultados nos laboratórios de ensino, tem-se verificado uma concordância bastante positiva.
Abstract: The present text has the objective of presenting and disseminating the Mathematics Teaching Laboratories of the Center for Education and Applied Research (CEPA). To do so, this research was based on Lorenzato's requirements, detailing what it takes to have a quality laboratory and to promote excellence in teaching and learning. With a qualitative approach and an investigation in the meta-analysis were analyzed 10 schools of an educational Center taking into account the requirements for a Laboratory of Mathematics Teaching. Among the ten schools analyzed we had a complete center for all basic education, including the teacher training courses promoted by Seduc / AL. Generally speaking, most of the laboratories analyzed are able to attend primary and secondary school students, taking these activities as complementary to the teaching of the mathematical subjects worked during the school year. But on the other hand, the spaces for some laboratories are still to be desired, as they are not suitable in some cases, with moldy walls, chairs and tables not appropriate. But as to the manipulable materials found, we can conclude that in most of the schools observed, we can provide a quality class, because it allows the student to develop an investigative look required by the researches in general. According to the minimum requirements for the implementation of a mathematics teaching laboratory, the researchers consulted converge not only for suitable manipulable objects, but also for a space that provides a welcoming and pleasant environment that allows students to learn more efficiently. In this sense, especially regarding the manipulable materials consulted in the teaching laboratories, there has been a very positive agreement.
Keywords: Laboratórios de matemática – Estudo e ensino
Material manipulável
Centro Educacional e Pesquisas Aplicadas (CEPA) - Maceió (AL)
Mathematics Laboratory - Study and teaching
Manipulable Materials
Educational Center and Applied Research - Maceió (AL)
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Alagoas
metadata.dc.publisher.initials: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citation: OMENA, Alessandro de Melo. Laboratório de ensino de matemática: uma análise dos espaços práticos de ensino e aprendizagem das escolas do Centro de Estudos e Pesquisas Aplicadas (CEPA) – Alagoas. 2019. 75 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5481
Issue Date: 7-Aug-2018
Appears in Collections:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Laboratório de ensino de matemática_ uma análise dos espaços práticos de ensino e aprendizagem das escolas do Centro de Estudos e Pesquisas Aplicadas (CEPA) - Alagoas.pdfLaboratório de ensino de matemática: uma análise dos espaços práticos de ensino e aprendizagem das escolas do Centro de Estudos e Pesquisas Aplicadas (CEPA) – Alagoas1,38 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.