00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5480
Tipo: Dissertação
Título: Combesq: uma proposta de objeto de aprendizagem para o ensino e aprendizagem de análise combinatória
Título(s) alternativo(s): Combesq: a proposal of learning object for the teaching and learning of combinatorial analysis
Autor(es): Lós, Dayvid Evandro da Silva
Primeiro Orientador: Silva Júnior, Rinaldo Vieira da
metadata.dc.contributor.referee1: Barbosa, Isnaldo Isaac
metadata.dc.contributor.referee2: Bortolossi, Humberto José
Resumo: O ensino e aprendizagem de análise combinatória na educação básica é tido como uma área problemática por professores e alunos. Nesse contexto, este trabalho apresenta o desenvolvimento de um objeto de aprendizagem, chamado CombEsq, que tem como principal objetivo auxiliar alunos e professores no ensino e aprendizagem de análise combinatória, buscando amenizar os principais problemas de aprendizagem discutidos em diversas pesquisas acadêmicas, a saber: a dificuldade dos alunos em interpretar o problema, a identificação dos tipos de agrupamento e a criação de novas estratégias para incentivar o professor no ensino do referido conteúdo. Para isso, fundamentamos a construção do CombEsq a partir de uma abordagem técnica baseada em autores que estudam os requisitos técnicos que um objeto de aprendizagem deve possuir e também a partir de uma abordagem pedagógica fundamentada em uma metodologia de resolução de problemas. Como forma de validação das estratégias realizadas, foi selecionado um grupo de professores da educação básica para avaliar a ferramenta com base em alguns critérios. Como resultado, apresentamos algumas discussões a respeito da construção do CombEsq com ênfase no aspecto e pedagógico e as análises dos dados coletados derivados da validação com base nas categorias conteúdo matemático, usabilidade, interface e recursos interativos, prover auxílio a usuários, foco pedagógico e sugestões dos sujeitos pesquisados, com alguns destaques observados pelos professores, tais como: a facilidade de usar o CombEsq, as dicas e feedbacks apresentados com intenção de auxiliar a aprendizagem e a oportunidade que o CombEsq dá ao diversificar as estratégias de ensino de análise combinatória, área com poucos recursos disponíveis.
Abstract: The teaching and learning of combinatorial analysis in basic education is regarded as a problem area by both teachers and students. In this context, this work presents the development of a learning tool, called CombEsq, whose main objective is to assist students and teachers in the teaching and learning of combinatorial analysis. The main goal of the proposed tool is to soften the main learning problems discussed in several academic researches, namely: the difficulty of the students in interpreting the problem, the identification of types of grouping and the creation of new strategies to encourage the teacher in the teaching that content. In order to accomplish this goal, we constructed CombEsq using a technical approach based on authors who study the technical requirements that a learning tool must have and also based on a pedagogical approach which relies on a methodology of problem solving. As a way to validate the strategies carried out, a group of teachers of basic education was selected to evaluate the tool based on some criteria. As a result, we present some discussions about the construction of CombEsq with emphasis on the pedagogical aspect and the analysis of the data collected in the validation phase based on the categories such as mathematical content, usability, interface and interactive resources, whether it provides assistance to users, pedagogical focus and suggestions of the users, with some highlights observed by teachers, such as: the ease of using CombEsq, the tips and feedbacks presented with the intention to aid the learning and the opportunity that CombEsq gives by diversifying the strategies of teaching combinatorial analysis, area with few resources available.
Palavras-chave: Matemática – Estudo e ensino
Ensino e aprendizagem
Análise combinatória (Matemática)
Tecnologia e educação
Mathematics - Study and teaching
Teaching and learning
Combinatorial Analysis (Mathematics)
Technology and education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Learning Objects
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
Citação: LÓS, Dayvid Evandro da Silva. Combesq: uma proposta de objeto de aprendizagem para o ensino e aprendizagem de análise combinatória. 2019. 120 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5480
Data do documento: 2-mai-2019
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Combesq uma proposta de objeto de aprendizagem para o ensino e aprendizagem de análise combinatória.pdf3.84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.