Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5428
Tipo: | Dissertação |
Título: | Formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental: preparação para olimpíadas de matemática |
Autor(es): | Moreira, Cristiane França Nunes |
Primeiro Orientador: | Oliveira , Krerley Irraciel Martins |
metadata.dc.contributor.referee1: | Gouveia, Abraão Mendes do Rego |
metadata.dc.contributor.referee2: | Oliveira, Marlon Cesar Santos |
Resumo: | As Olimpíadas de Matemática são um instrumento para a otimização do processo de ensino-aprendizagem na medida em que despertam o interesse dos alunos e os estimulam ao estudo da Matemática. A base da educação formal se concentra nos anos iniciais do Ensino Fundamental e preparar os alunos destes anos iniciais para participação em Olimpíadas de Matemática permitirá um melhor aproveitamento e desempenho durante toda a sua vida estudantil. Desta forma, é proposta uma sistemática para a formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, por meio de situações problemas, utilizando a metodologia de Resolução de Problemas, a fim de que os mesmos possam preparar seus alunos para participação em Olimpíadas de Matemática e assim proporcionar melhoria na aprendizagem. Foi considerada para a elaboração desta sistemática a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aprovada em dezembro de 2017 e os conteúdos programáticos da Olimpíada Canguru de Matemática Brasil. |
Abstract: | The Mathematical Olympiads are an instrument for optimizing the teaching-learning process insofar as they arouse students' interest and stimulate them to the study of Mathematics. The foundation of formal education focuses on the early years of elementary school and preparing students from these early years to participate in Mathematics Olympics will allow better achievement and performance throughout their student life. In this way, a systematics is proposed for the training of teachers from the initial years of Elementary School, through problem situations, using the problem solving methodology, so that they can prepare their students for participation in Mathematical Olympiads and improve learning. The National Curricular Common Base (BNCC) approved in December 2017 and the programmatic contents of the Mathematical Kangaroo Olympiad Brazil were considered for the elaboration of this systematics. |
Palavras-chave: | Formação de professores Olimpíadas de Matemática Matemática – Estudo e ensino Matemática (Ensino Fundamental) Teacher training Mathematical Olympiads - Brazil Mathematics - Study and teaching Mathematics (Elementary Education) |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT |
Citação: | MOREIRA, Cristiane França Nunes. Formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental: preparação para olimpíadas de matemática. 2019. 149 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5428 |
Data do documento: | 31-jan-2019 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental: preparação para olimpíadas de matemática.pdf | 2.28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.