06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5396
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A perspectiva docente sobre acesso à escola regular e práticas inclusivas para estudantes com necessidades educacionais especiais
Autor(es): Gonçalves, Rita Marles
Primeiro Orientador: Libardi, Suzana Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Pavezi, Marilza
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Beatriz Araújo da
Resumo: O presente trabalho discute a inclusão educacional de estudantes com necessidades educacionais especiais (NEEs) nas escolas regulares, perspectivando o olhar docente sobre as práticas inclusivas e de acessibilidade. Assim, a pergunta de pesquisa que gerou as análises se encontra na seguinte indagação: Quais as percepções das educadoras de uma escola de Ensino Fundamental acerca da inclusão dos estudantes com NEEs à escola regular, considerando o acesso e a prática pedagógica? Deste modo, nosso objetivo fim com a realização deste trabalho foi conhecer as perspectivas que algumas educadoras de uma escola da rede pública do sertão alagoano adotam acerca deste tema. Para isso, dentro dos nossos objetivos específicos, nossa pretensão foi aprofundar conhecimentos teóricos sobre inclusão escolar e práticas inclusivas aos estudantes com NEEs, analisando como estes discursos produzidos sobre inclusão escolar são proferidos pelas docentes e se esses convergem com a perspectiva da teoria que advoga pela educação inclusiva. Assim, realizamos uma pesquisa empírica de abordagem qualitativa, com a adoção de dois (2) instrumentos metodológicos, sendo estes: a) doze (12) turnos de observações participantes em quatro (4) turmas distintas de uma escola regular, nas quais participaram três (3) turmas de salas regulares e uma (1) turma da Sala de recursos Multifuncionais (SRM); b) e entrevistas semiestruturadas com duas (2) docentes. Com a realização desta pesquisa, pudemos identificar que as docentes encontravam dificuldades e desafios constantes no processo de inclusão escolar e na prática educativa; e que o acesso à escola regular, para alguns estudantes com NEEs, tornava-se inviável, pelas condições físicas dos estudantes, alegadas pelas docentes, por não terem auxiliares para lhes prestar suporte necessário em sala (assim, alguns permaneciam apenas no Atendimento Educacional Especializado (AEE) da SRM da própria escola). Em outros casos, a oferta do AEE, ocorria de forma desregular do que seria proposto, o que também inviabiliza as propostas da educação inclusiva. Essa realidade contribui para pensarmos a falta de acesso não só às dependências físicas da escola, por parte de crianças com NEEs, mas também a falta e dificuldade de acesso ao conteúdo propriamente. Outros fatores que também corroboram com esse processo são a falta de investimentos no sistema público de educação a ser ofertado, a falta de materiais suficientes e adequados para as docentes trabalharem com os estudantes com NEEs, e a falta de formação continuada disponibilizada as docentes. Enfim, as docentes revelam que muitas medidas ainda precisam ser tomadas para a efetivação da inclusão em seu real sentido, pois, na prática até o presente momento, percebemos que ela encontra alguns entraves a sua consolidação. A demanda por inclusão escolar tem haver com a prática cotidiana, com os investimentos e, sobretudo com a participação e as atitudes tomadas por cada um. E essa é sem dúvidas uma grande missão para nós, educadores e educadoras, que precisamos pensar e repensar nossa prática e formação para a inclusão, mobilizando o cenário da educação.
Abstract: The present work discusses the educational inclusion of students with special educational needs (NEEs) in regular schools, looking at the teaching perspective on inclusive practices and accessibility. Thus, the research question that generated the analysis is found in the following question: What are the perceptions of the educators of a Elementary School about the inclusion of students with SEN to the regular school, considering access and pedagogical practice? Therefore, our objective with the accomplishment of this work was to know the perspectives that some educators of a school of the public network of the hinterland of Alagoas adopt on this subject. To this end, within our specific objectives, our intention was to deepen theoretical knowledge about school inclusion and inclusive practices to students with SEN, analyzing how these discourses produced about school inclusion are delivered by teachers and whether they converge with the perspective of the theory that advocates inclusive education. Thus, we carried out an empirical research with a qualitative approach, with the adoption of two (2) methodological instruments, which were: a) twelve (12) shifts of observations in four distinct classes of a regular school, (3) regular classrooms and one (1) class of the Multifunctional Resource Room (SRM); b) and semi-structured interviews with two (2) teachers. With the accomplishment of this research, we could identify that the teachers found difficulties and constant challenges in the process of school inclusion and in the educational practice; and that access to the regular school for some students with SEN was made unfeasible by the physical conditions of the students, alleged by the teachers, as they did not have helpers to provide them with the necessary support in the classroom (thus some remained only in the Specialized Educational Assistance (ESA) of the school's SRM).In other cases, the ESA offer was deregulated from what would be proposed, which also made the proposals of inclusive education unfeasible. This reality contributes to the lack of access not only to the physical dependencies of the school, on the part of children with SEN, but also the lack and difficulty of access to the content itself. Other factors that also corroborate this process are the lack of investments in the public education system to be offered, the lack of adequate and adequate materials for teachers to work with students with SEN, and the lack of continuous training provided by teachers. Finally, the teachers reveal that many measures still need to be taken to achieve inclusion in its real meaning, since, in practice up to the present moment, we perceive that it finds some obstacles to its consolidation. The demand for school inclusion has to do with daily practice, with investments and, above all, with the participation and attitudes taken by each one. And this is undoubtedly a great mission for us educators, that we need to think and rethink our practice and formation for inclusion, mobilizing the education scene.
Palavras-chave: Educação especial
Educação inclusiva
Necessidade Educacional Especial - NEE
Ensino fundamental
Legislação
Prática docente
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: GONÇALVES, Rita Marles. A perspectiva docente sobre acesso à escola regular e práticas inclusivas para estudantes com necessidades educacionais especiais. 2019. 95 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5396
Data do documento: 17-jun-2019
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.