06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O brincar e as tecnologias digitais na educação infantil
Autor(es): Queiroz, José Lucas Dantas de
Primeiro Orientador: Voss, Lilian Kelly de Almeida Figueiredo
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira, Rodrigo
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Noélia Rodrigues dos
Resumo: A presente pesquisa teve como finalidade analisar a influência da tecnologia digital no brincar das crianças na Educação Infantil. Para tanto, este estudo foi pautado em uma pesquisa qualitativa, de cunho exploratório, cujas informações foram obtidas por meio de pesquisa de campo. Do mesmo modo, serviu para efetuar um breve histórico acerca de como o lúdico passou a fazer parte do contexto escolar infantil e acerca das tecnologias digitais, bem como sobre sua influência no brincar e nos brinquedos utilizados pelas crianças na atualidade. Pelo estudo bibliográfico, também se fez um apanhado de informações a respeito da formação dos professores da Educação Infantil, procurando averiguar se estes estão preparados para atender a esses alunos, que estão cada vez mais evoluídos tecnologicamente. Ademais, evidenciaram-se os cuidados que os pais devem ter em relação às diversas tecnologias digitais acessíveis a seus filhos, com enfoque especial à televisão e sua programação. No que concerne à pesquisa de campo, efetuada por meio de observação, entrevistas e questionários, foram entrevistados profissionais e pais de uma escola de Educação Infantil, essa escola é da rede pública, com o intuito de se obterem dados e opiniões relevantes acerca da realidade vivenciada pela comunidade escolar pesquisada, comparando-os ao referencial teórico, acessado por meio da bibliografia consultada. A partir das informações adquiridas, concluímos que ainda existe a necessidade de nas escolas incluírem, de maneira prática e eficaz, as tecnologias em seus currículos. Além disso, verificou-se que é preciso fazer uma reflexão sobre a influência das tecnologias no desenvolvimento infantil, procurando resgatar, de maneira saudável, as brincadeiras antigas, mas não menos importantes, que primam pelo contato interpessoal, pelo movimento, pela socialização, pelos jogos cooperativos, entre outras características colaborativas. Isso se deve ao fato de que o brincar, principalmente nesses moldes, ainda é uma das principais atividades para o desenvolvimento da identidade e da autonomia da criança, como um todo.
Abstract: The present research aimed to analyze the influence of digital technology on the play of children in Early Childhood Education. Therefore, this study was based on a qualitative, exploratory study, whose information was obtained through field research. In the same way, it served to make a brief history about how the play began to be part of the children's school context and about digital technologies, as well as their influence on the play and toys used by children today. Through the bibliographical study, a collection of information about the formation of the teachers of Child Education was also made, trying to find out if they are prepared to attend to these students, who are increasingly technologically advanced. In addition, the care that the parents must have in relation to the diverse digital technologies accessible to their children, with special focus to the television and its programming were evidenced. As far as field research is concerned, through interviews, interviews and questionnaires, professionals and parents of a kindergarten school were interviewed, this school is part of the public network, in order to obtain relevant data and opinions about reality lived by the researched school community, comparing them to the theoretical reference, accessed through the bibliography consulted. From the information acquired, we conclude that there is still a need for schools to include, in a practical and effective way, the technologies in their curricula. In addition, it has been found that a reflection on the influence of technologies on children's development is necessary, in a healthy way, to rescue the old but not less important games that excel in interpersonal contact, movement, socialization, cooperative games, among other collaborative features. This is due to the fact that play, especially in these ways, is still one of the main activities for the development of the identity and autonomy of the child as a whole.
Palavras-chave: Educação infantil
Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs
Brincadeiras
Ensino e aprendizagem
Influência
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: QUEIROZ, José Lucas Dantas de. O brincar e as tecnologias digitais na educação infantil. 2019. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5319
Data do documento: 22-mai-2019
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