Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5311
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | As práticas pedagógicas para o ensino da geografia |
Autor(es): | Nascimento, Claudionor Quixabeira do |
Primeiro Orientador: | Fechine, José Alegnoberto Leite |
metadata.dc.contributor.referee1: | Oliveira, Luã Karll de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Almeida, Ricardo Santos de |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo investigar como se constitui as práticas pedagógicas para o ensino da geografia. Refletindo como estas práticas acontecem para o desenvolvimento do ensino da Geografia, diante da relação professor x aluno e os desafios para que o ensino e aprendizagem de fato aconteçam. Desta forma, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, procurando enfatizar estas práticas para o ensino da geografia, bem como a necessidade de melhor compreender o processo ensino x aprendizagem. Desta forma procurou-se entender a importância das práticas na academia, escola e na constituição do ensino da Geografia. O programa PIBID (Programa Institucional de Bolsas de iniciação à docência) foi um dos programas que oportunizou conhecer, desenvolver e aplicar estas práticas, confrontando teoria e com o fazer pedagógico. Conclui-se que o processo de ensino e aprendizagem deve estar contido no processo de planejamento, para que possa desenvolver a importância de progredir frente os desafios cotidianos da sala de aula. |
Abstract: | This work aims to investigate how the pedagogical practices for the teaching of geography are constituted. Reflecting how these practices happen for the development of the teaching of Geography, facing the relationship teacher and student and the challenges for teaching and learning in fact happen. In this way, a bibliographical research was carried out, trying to emphasize these practices for the teaching of geography, as well as the need to better understand the teaching-learning process. In this way we tried to understand the importance of the practices in the academy, school and the constitution of the teaching of Geography. The PIBID program (Institutional Scholarship Program) was one of the programs that gave opportunities to know, develop and apply these practices, confronting theory and pedagogical doing. It is concluded that the process of teaching and learning must be contained in the planning process, so that it can develop the importance of progressing in front of the everyday challenges of the classroom. |
Palavras-chave: | Geografia Educação Ensino e aprendizagem Formação docente Prática docente Planejamento pedagógico |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Geografia |
Citação: | NASCIMENTO, Claudionor Quixabeira do. As práticas pedagógicas para o ensino da geografia. 2019. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5311 |
Data do documento: | 9-abr-2019 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - GEOGRAFIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
As práticas pedagógicas para o ensino da Geografia.pdf | 1.11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.