Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5303
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O uso das tecnologias aplicadas no ensino de Geografia - uma rede pública de ensino da cidade de Pariconha - AL |
Autor(es): | Silva, José Lucas Noia |
Primeiro Orientador: | Fechine, José Alegnoberto Leite |
metadata.dc.contributor.referee1: | Lima, Roberval Felippe Pereira de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Almeida, Ricardo Santos de |
Resumo: | Sabe-se que o mundo globalizado em que vivemos, possibilita múltiplas oportunidades de conhecimento individual, coletivo e intelectual, através do acesso digital. A educação deve estar sempre aberta a essas inovações, visando propiciar o contato dos alunos às novas formas tecnológicas como ferramenta de ensino e aprendizagem. O objetivo dessa pesquisa é compreender como se dá o processo de inclusão dos alunos a essas novas tecnologias no ambiente escolar como processo de ensino-aprendizagem, e quais os recursos tecnológicos são utilizados em sala de aula como metodologias pelos professores da rede pública de ensino da cidade de Pariconha - AL, verificando-se as melhorias no processo de ensino-aprendizagem a partir da inclusão desses recursos em sala de aula. A pesquisa realizada possui um caráter qualitativo e quantitativo. Para tal, aplicou-se questionários com perguntas abertas e fechadas aos alunos, e aos professores da disciplina de Geografia do município. A parte empírica, estabeleceu-se a partir de visitas a campo e coleta de dados. Com isso, verificou-se que a interatividade proporcionada pelos recursos audiovisuais possibilita melhores formas de conhecimento, a partir de uma imensa gama de informações advindas da internet, e que após serem mensuradas, tornam-se fundamentais no desenvolvimento de estratégias de ensino, proporcionando um melhor desenvolvimento tanto dos alunos quanto dos professores, ou seja, possibilita-se uma melhor interação por meio do aprendizado, a comunicação entre os alunos e professores passa a ocorrer por meio da troca de conhecimentos, onde ambos tendem a se beneficiar com os objetivos que eventualmente serão alcançados. |
Abstract: | It is known that the globalized world in which we live allows multiple opportunities for individual, collective and intellectual knowledge through digital access. Education must always be open to these innovations, aiming to enable the students to contact the new technological forms as a teaching and learning tool. The objective of this research is to understand how the process of inclusion of students to these new technologies in the school environment as teaching-learning process occurs, and which technological resources are used in the classroom as methodologies by the teachers of the public network of teaching city of Pariconha - AL, and the improvements in the teaching - learning process were verified from the inclusion of these resources in the classroom. The research carried out has a qualitative and quantitative character. To this end, questionnaires with open and closed questions were applied to the students, and to the teachers of the discipline of Geography of the municipality. The empirical part was established from field visits and data collection. With this, it was verified that the interactivity provided by the audiovisual resources allows better forms of knowledge, from an immense range of information coming from the internet, and that after being measured, they become fundamental in the development of teaching strategies, providing a better development of both students and teachers, that is, a better interaction through learning is possible, communication between students and teachers happens through the exchange of knowledge, where both tend to benefit from the objectives that eventually will be achieved. |
Palavras-chave: | Geografia Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs Ensino e aprendizagem Rede Pública de Ensino |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA REGIONAL::ANALISE REGIONAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Geografia |
Citação: | SILVA, José Lucas Noia. O uso das tecnologias aplicadas no ensino de geografia - uma rede pública de ensino da cidade de Pariconha - AL. 2019. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5303 |
Data do documento: | 19-fev-2019 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - GEOGRAFIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O uso das tecnologias aplicadas no ensino de Geografia - uma rede pública de ensino da cidade de Pariconha - AL.pdf | 1.42 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.