06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A contribuição do registro no processo de construção da identidade docente: uma experiência com o diário de campo do PIBID de Pedagogia
Autor(es): Santos, Jani Gleice Mendes dos
Primeiro Orientador: Santos, Ana Maria dos
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Noélia Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee2: Ferreira, Geisa Carla Gonçalves
Resumo: Este trabalho apresenta uma discussão sobre o papel e a função do registro no processo de construção da identidade docente, tomando como referência uma experiência de escrita de diário de campo, utilizada no interior do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas/Campus do Sertão. Entende-se que pensar políticas voltadas à educação das crianças pequenas implica em levar em conta os processos de formação docente. Desse modo, concebe-se o registro em diário de campo como estratégia metodológica e formativa a ser assumida desde o primeiro momento em que se dá a aproximação do licenciando a questões pertinentes ao seu futuro campo de trabalho, seja no contato com as disciplinas de fundamentação teórica, com as metodologias de ensino ou por meio dos estágios supervisionados e projetos de extensão. Por esta razão, compreende-se que o ato de registrar é uma atividade singular e ao mesmo tempo plural, tendo em vista incidir sobre concepções e práticas pedagógicas. Os registros presentes em nosso diário de campo serão aqui problematizados, tematizados e ressignificados à luz de estudos e pesquisas que apontam para questões relacionadas à formação de professores/as para Educação Infantil e, mais especificamente, para a construção da identidade docente. Neste debate, dialogamos com estudiosos que abordam as narrativas autobiográficas e histórias de vida, como teoria e metodologia de pesquisa, como também com pesquisadores que se dedicam a investigar acerca da educação da criança pequena e de seus/suas professores/as. Parte-se do princípio de que o registro das experiências vivenciadas na trajetória docente com as crianças e a instituição de educação propicia uma visão crítica e reflexiva dos saberes e fazeres docentes e possibilita a construção de um movimento contínuo de revisão e redimensionamento da prática pedagógica, o que possibilita aperfeiçoar e lidar melhor com os eventos diários, levando em consideração uma educação infantil pautada no respeito aos conhecimentos prévios das crianças, seu contexto familiar e sua cultura, que amplie suas experiências pessoais e coletivas. Para a realização do estudo nos apoiamos e autores como Souza (2007), Kramer (2006), Arroyo (1994), Pinto (2010), Oliveira (2011), como também em documentos oficiais referentes à Educação Infantil. Constata-se que o registro de campo não é uma prática comum no contexto pedagógico, o que se deve, dentre outros aspectos, à ausência de uma cultura do registro presente nos cursos de formação de professores no Brasil.
Abstract: This paper presents a discussion about the role and function of registration in the process of constructing the teaching identity, based on a field journal writing experience, used within the Institutional Program of the Initiation to Teaching Grant (PIBID) of Pedagogy of the Federal University of Alagoas / Campus do Sertão. It is understood that thinking about policies aimed at the education of young children implies taking into account the processes of teacher training. In this way, the logbook in field is conceived as a methodological and formative strategy to be assumed from the first moment in which the approach of the licenciando is approached to questions pertinent to its future field of work, or in the contact with the disciplines of foundation theoretical, with teaching methodologies or through supervised internships and extension projects. For this reason, it is understood that the act of registering is a singular and at the same time plural activity, in order to focus on pedagogical conceptions and practices. The registers present in our field diary will be here problematized, thematized and re-signified in the light of studies and research that point to questions related to teacher training for Infant Education and, more specifically, for the construction of the teaching identity. In this debate, we dialogue with scholars who approach autobiographical narratives and life histories, such as theory and research methodology, as well as researchers who are dedicated to investigate the education of the young child and his / her teachers. It is assumed that the register of the experiences lived in the teaching trajectory with the children and the institution of education provides a critical and reflective view of the knowledge and practices of teachers and enables the construction of a continuous movement of revision and re-dimensioning of the pedagogical practice, which makes it possible to improve and cope better with daily events, taking into account a child's education based on respect for children's prior knowledge, their family context and their culture, which broadens their personal and collective experiences. In order to carry out the study, we support authors such as Souza (2007), Kramer (2006), Arroyo (1994), Pinto (2010) and Oliveira (2011) as well as official documents concerning Early Childhood Education. It is observed that field registration is not a common practice in the pedagogical context, which is due, among other aspects, to the absence of a record culture present in teacher training courses in Brazil.
Palavras-chave: Educação
Formação docente
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID
Universidade Federal de Alagoas - UFAL
Diário de campo
Pedagogia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: SANTOS, Jani Gleice Mendes dos. A contribuição do registro no processo de construção da identidade docente: uma experiência com o diário de campo do PIBID de Pedagogia. 2019. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5295
Data do documento: 4-abr-2019
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