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metadata.dc.type: Dissertação
Title: A relação entre plataformas midiáticas e componentes de fachada: loteamento San Nícolas-Maceió/AL (2003-2018)
Other Titles: The relation between media platforms and components of facade: gated community San Nicolas-Maceió/AL (2003-2018)
metadata.dc.creator: Santos, Lindomar José dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Ferreira, Dilson Batista
metadata.dc.contributor.referee1: Ferreira, Claudio Lima
metadata.dc.contributor.referee2: Cavalcante, Morgana Maria Pitta Duarte
metadata.dc.contributor.referee3: Quintella, Ivvy Pedrosa Cavalcante Pessôa
metadata.dc.description.resumo: A mídia, com o processo de globalização, se desenvolveu ao longo das últimas décadas para atender a urgência de uma sociedade cada vez mais globalizada, onde as fronteiras culturais se diluem constantemente. O surgimento das plataformas midiáticas facilitou o acesso às informações em todos os âmbitos, inclusive na construção civil. O mercado imobiliário, nesse contexto, tornou-se mais competitivo e, estando o consumidor diante de tantas ofertas, o empreendedor se viu compelido a se adaptar ao novo cenário globalizado. Para manter seus lucros diante da concorrência, o mercado imobiliário optou em cortar gastos para baratear as construções, instaurando estilo arquitetônico que delineia os componentes de fachada nas edificações residenciais. Para influenciar consumidores a adquirir seus imóveis, o mercado imobiliário se utiliza de plataformas midiáticas como catalisadoras em campanhas publicitárias onde são atribuídas a essas obras valores de signo como status, segurança contra a violência e o contato com a natureza. O objetivo geral desta pesquisa é analisar a influência das plataformas midiáticas em composições de fachada em residências contemporâneas no Residencial San Nícolas. Os objetivos específicos são:1) Especificar quais componentes de fachada em residências unifamiliares no Residencial San Nícolas são utilizados com maior frequência por influência das plataformas midiáticas. 2) Investigar as plataformas midiáticas catalizadoras de componentes de fachadas em residências unifamiliares contemporâneas. 3) Investigar quais influências arquitetônicas estão presentes nos elementos encontrados nas residências analisadas, por influência das mídias especializadas em arquitetura. A metodologia utilizada foi a qualitativa e a quantitativa. A pesquisa concluiu que os componentes de fachada mais encontrados foram a platibanda, o vidro, a textura de rolo, o porcelanato, partido arquitetônico retangular e pouca taxa de ocupação. As mídias mais influentes foram o Instagram, Facebook e a revista Arquitetura e Construção. A principal influência arquitetônica é o movimento Modernista. O resultado, elaborado através de gráficos no software Excel apresentou uma arquitetura homogeneizada, padronizada e mercantil, produzida para atender às necessidades imaginárias que as plataformas midiáticas atribuem através de valores de signos, mascarando as reais intenções do mercado imobiliário para geração de lucro.
Abstract: The media, with the process of globalization, developed throughtout the last decades for attending the urgency of a society more and more global, where the cultural borders obscure constantly. The appearance of the media platforms eased the access to informations in all settings, including building sector. The property market, in this context, became more competitive and, the consumer in front of so many offers, the enterpriser was obliged to adapt to the new global setting. For keeping its gain in front of competition, the property market chose to economize for undercutting the buildings, stablishing architectural style that delineate the components of façade in residential buildings. For influencing consumer to acquire its houses, property market use the media platforms as catalyst in advertising campaigns where are attributed to these houses values of sign as status, security against violence and the contact with the nature. The general objective of this research is to analyze the influence of media platforms in composition of façades in contemporary houses in Residencial San Nícolas. The specific objectives are: 1) to specify which components of façade in one family house in Residencial San Nícolas are used with major frequency by influence of media platforms. 2) To investigate the catalyst media platforms of components of façade in on family contemporary house. 3) To investigate which architectural influences are present in the reached out elements in the scrutinized house by influence of media specialized in architecture. The methodology used was the qualitative and quantitative one. The research concluded that the components of façade more found were the hidden tile, the glass panel, the reel texture, the porcelain tile, rectangular architectural design, not many occupation tax. The more influence medias are Instagram, Facebook and Arquitetura e Construção Magazine. The main architectural influence is Modern Moviment. The outcome, elaborated throught the graphics by software excel showed a homogeneous architecture, patterned and mercantile, made for attending to notional needs that the media platforms attributes throught the values of sign, masking the real intention of the property market for gain generation.
Keywords: Condomínios – Maceió (AL) – 2003-2018
Fachadas (Arquitetura)
Mídia
Mercado imobiliário
Valores de signo
Media Platforms
Property Market
Façade
Values of Sign
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Alagoas
metadata.dc.publisher.initials: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Citation: SANTOS, Lindomar José dos. A relação entre plataformas midiáticas e componentes de fachada: loteamento San Nícolas-Maceió/AL (2003-2018). 2019. 199 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo: Dinâmicas do Espaço Habitado) – Faculdade de Arquitetura, Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5257
Issue Date: 4-Apr-2019
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