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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Abordagem diagnóstica sobre as dificuldades do ensino de geometria: análise de uma sequência didática envolvendo polígonos e poliedros para alunos cegos
Other Titles: Diagnostic approach on the difficulties of geometry education: analysis of a diagnosis of Police entry for blind students
metadata.dc.creator: Nascimento, Felipe Bomfim Cavalcante do
metadata.dc.contributor.advisor1: Santos , Givaldo Oliveira dos
metadata.dc.contributor.referee1: Melo, Vanio Fragoso de
metadata.dc.contributor.referee2: Barros, Amauri da Silva
metadata.dc.description.resumo: O ensino da matemática representa uma preocupação para os professores pela dificuldade que os alunos vêm demonstrando quanto à aprendizagem da geometria, em especial, envolvendo polígonos e poliedros para alunos deficientes visuais cegos. Para aprofundar nessa temática, foi introduzida a compreensão crítica e reflexiva. Adotou-se como um modelo a teoria de Van Hiele, possibilitando compreender que a aprendizagem deve considerar uma sequência de níveis de entendimento de conceitos, na medida em que se apropria do saber da geometria. Objetiva-se com este trabalho trazer um diagnóstico das dificuldades apresentadas por alunos cegos do ensino fundamental II sobre o aprendizado de polígonos e poliedros, bem como, apresentar uma proposta de sequências didáticas que possam auxiliar outros professores. Para obter as informações necessárias para concretizar a pesquisa, foi escolhida uma instituição que presta serviços de suporte na área educacional, voltada para o atendimento de jovens e adultos cegos e de baixa visão e definido um grupo de alunos cegos que estejam cursando o ensino fundamental II, para realizar as atividades diagnósticas, tratando a pesquisa de campo e juntamente a esse processo a pesquisa bibliográfica. Chega-se, portanto, a compreensão que a inclusão do modelo de ensino da teoria de Van Hiele poderá ser positiva para o ensino da geometria, em particular, de alunos cegos.
Abstract: The teaching of mathematics is a concern for teachers because of the difficulty that students have been demonstrating regarding the learning of geometry, especially involving polygons and polyhedra for visually impaired blind students. To deepen this theme, a critical and reflexive understanding was introduced. The Van Hiele theory was adopted as a model, making it possible to understand that learning must consider a sequence of levels of understanding of concepts, insofar as it appropriates the knowledge of geometry. The objective of this work is to present a diagnosis of the difficulties presented by blind students of elementary school II on the learning of polygons and polyhedra, as well as to present a proposal of didactic sequences that may help other teachers. In order to obtain the necessary information to carry out the research, an institution was established that provides support services in the educational area, aimed at the care of blind and low vision youths and adults and defined a group of blind students who are attending elementary school II , to perform the diagnostic activities, treating the field research and along with this process the bibliographic research. It is therefore understood that the inclusion of the teaching model of Van Hiele theory could be positive for the teaching of geometry, in particular blind students.
Keywords: Matemática – Estudo e ensino
Geometria
Aprendizagem
Educação de deficientes visuais
Educação inclusiva
Mathematics - Study and teaching
Geometry
Learning
Education for the visually impaired
Inclusive education
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Alagoas
metadata.dc.publisher.initials: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citation: NASCIMENTO, Felipe Bomfim Cavalcante do. Abordagem diagnóstica sobre as dificuldades do ensino de geometria: análise de uma sequência didática envolvendo polígonos e poliedros para alunos cegos. 2019. 85 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5240
Issue Date: 7-Mar-2019
Appears in Collections:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

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