00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CECA - CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CECA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENGENHARIA DE AGRIMENSURA - CECA
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise da distribuição espacial dos alunos na rede pública municipal de ensino de Maceió. Estudo de caso: região administrativa 1
Título(s) alternativo(s): Analysis of the spatial distribution of students in the municipal public school system of Maceió. Case study: administrative region 1
Autor(es): Perdigão, Yannick Marie Penicaut
Primeiro Orientador: Santos, Jhonathan Gomes dos
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Juciela Cristina dos
metadata.dc.contributor.referee2: Melo, Ayrton Martim Oliveira Dias
Resumo: Este trabalho visa melhorar a forma como os alunos da rede municipal são distribuídos pelo programa de matricula que a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) utiliza, tornando possível uma visualização espacial da realidade. Tem por objetivo, mostrar como pode ser melhorada a forma de cadastro dos novos e antigos alunos, facilitando assim a tomada de decisões para possíveis aberturas de novas escolas ou manejo de alunos para um melhor aproveitamento do espaço. O estudo fundamentou-se na criação de mapas temáticos onde foram demonstrados a localização das escolas, delimitando sua área de atuação utilizando diagramação de Voronoi, bem como a localização aproximada dos alunos, sendo feita a relação de distâncias entre aluno/escola. Os resultados apontaram que a distribuição dos alunos não se enquadra dentro do que diz o Estatuto da Criança e do Adolescente, onde a relação entre distância residência/escola, em grande parte, não é respeitada.
Abstract: This work aims to improve the way in which the students of the municipal network are distributed by the enrolment program that the Municipal Department of Education (SEMED) uses, making possible a spatial visualization of reality. It aims to show where the new and old student's registration form can be improved, thus facilitating decision-making for possible new school openings or student management for a better use of space. The study was based on the creation of thematic maps showing the location of the schools, delimiting their area of use using Voronoi diagramming as well as the approximate location of the students being made the relationship of distances between the student/school. The results showed that the distribution of students does not fit within the Statute of the Child and Adolescent, where the relation between distance residence/school, in great part, is not respected.
Palavras-chave: SIG
Geoprocessamento
Educação - Maceió
Alunos - Distribuição espacial
Geoprocessing
Education - Maceió
Students - Spatial distribution
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Agrimensura
Citação: PERDIGÃO, Yannick Marie Penicaut. Análise da distribuição espacial dos alunos na rede pública municipal de ensino de Maceió. Estudo de caso: região administrativa 1. 2019. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Agrimensura) - Centro de Ciências Agrárias, Curso de Graduação em Engenharia de Agrimensura, Universidade Federal de Alagoas, Rio Largo, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5235
Data do documento: 19-out-2018
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