Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5220
Tipo: | Tese |
Título: | A utilização do ambiente virtual de aprendizagem móvel na formação inicial de professores de matemática |
Título(s) alternativo(s): | The use of the virtual mobile learning environment in the initial training of math teachers |
Autor(es): | Silva, Alex Melo da |
Primeiro Orientador: | Mercado, Luís Paulo Leopoldo |
metadata.dc.contributor.referee1: | Bottentuit Junior, João Batista |
metadata.dc.contributor.referee2: | Fireman, Elton Casado |
metadata.dc.contributor.referee3: | Costa, Cleide Jane de Sá Araújo |
metadata.dc.contributor.referee4: | Prado, Edna Cristina do |
Resumo: | Esta tese versa sobre a educação móvel, como auxílio na formação inicial dos professores fortalecendo os espaços informais de aprendizagem com a utilização de um ambiente virtual de aprendizagem móvel (AVAM), em um curso de licenciatura em Matemática. Defende-se a tese de que a educação móvel deve fazer parte da formação de professores para complementar ou fortalecer os espaços informais de aprendizagem, interagir com um acesso à informação a qualquer momento e em qualquer lugar. Tendo como objetivo analisar como a educação móvel pode auxiliar a aprendizagem, utilizando o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) Moodle mobile em smartphone. Dessa forma, a primeira hipótese: a utilização da educação móvel possibilita uma aprendizagem em qualquer momento e em qualquer lugar; na segunda hipótese: a utilização da aprendizagem móvel fortalece os espaços informais de aprendizagem, indo além do espaço formal da sala de aula. A metodologia adotada foi à pesquisa-intervenção, que se concentra na relação entre o pesquisador e o pesquisado em um processo de formação, na medida em que recorta o cotidiano em sua funcionalidade e que foi como local de pesquisa a Universidade Federal de Alagoas (UFAL). A abordagem é de cunho qualitativo, por buscar compreender alguns aspectos dos sujeitos envolvidos, considerando as realidades construídas com a situação da pesquisa. Foram selecionados seis estudantes que cursaram o 7º período da licenciatura em Matemática, possuíam dispositivos móveis próprios, tinham conhecimentos digitais para seu uso e demonstraram interesse em participar como voluntários na pesquisa, sendo os seus nomes durante a pesquisa substituídos por estudante E1 a E6. Os instrumentos de coleta de dados foram seis questionários abertos e seis fechados compostos de questões estruturadas e semiestruturadas. A análise dos dados foi realizada com base nas técnicas da análise de conteúdo. Como resultado dessa pesquisa, os dados evidenciam que a aprendizagem móvel teve a capacidade de auxiliar a aprendizagem dos estudantes, utilizando-se dos espaços informais de aprendizagem, percebeu-se a importância de aprender na prática com as tecnologias móveis, sendo esta uma característica apontada como desafio na formação de professor. Por esta razão, nesta tese, defende-se uma discussão entre o espaço tradicional de aprendizagem como a escola e a universidade e os espaços informais, como a casa, uma fila de ônibus ou de banco. Quanto à dificuldade de implementação da educação móvel, os dados mostraram que a aprendizagem móvel pode ser utilizada como um auxílio não como único processo de aprendizagem. |
Abstract: | This thesis deals with mobile education as an aid in the initial formation of teachers, strengthening informal learning spaces with the use of a virtual mobile learning environment (AVAM), in a degree course in Mathematics. The thesis is defended that mobile education should be part of teacher training, to complement or strengthen informal learning spaces, and interact with access to information anytime, anywhere. Having as objective of analyze how mobile education can help learning, using the virtual learning environment (AVA) Moodle mobile on smartphone. Thus, the first hypothesis is that the use of mobile education enables learning at any time and in any place; in the second hypothesis: the use of mobile learning strengthens informal learning spaces, going beyond the formal space of the classroom. The methodology adopted was the intervention research, which focuses on the relationship between the researcher and the researcher in a training process, as it cuts the daily in its functionality and that was as a research site to UFAL. The approach is qualitative, because it seeks to understand some aspects of the subjects involved, considering the realities built with the research situation. Six students were enrolled in the 7th period of the degree in Mathematics, had their own mobile devices, had digital knowledge for their use and showed interest in participating as volunteers in the research, and their names during the research were replaced by student E1 to E6. The instruments of data collection were six open questionnaires six closed composed of structured and semi-structured questions. The data analysis was performed based on the techniques of content analysis. As a result of this research, the data show that mobile learning had the capacity to help students learn using informal learning spaces, it was realized the importance of learning in practice with mobile technologies, this being a pointed characteristic as a challenge in teacher training. For this reason, in this thesis, he argues for a discussion between the traditional learning space such as the school and the university and the informal spaces, such as the house, a bus or bank queue. Regarding the difficulty of implementing mobile education, the data showed that mobile learning can be used as an aid not as the only learning process. |
Palavras-chave: | Ambiente Virtual de Aprendizagem Educação – Efeito das inovações tecnológicas Comunicação e tecnologia Matemática – Estudo e ensino Educação móvel Virtual learning environment Education - Effect of technological innovations Communication and technology Mathematics - Study and teaching Mobile Education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | SILVA, Alex Melo da. A utilização do ambiente virtual de aprendizagem móvel na formação inicial de professores de matemática. 2019. 133 f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5220 |
Data do documento: | 17-dez-2018 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A utilização do ambiente virtual de aprendizagem móvel na formação inicial de professores de matemática.pdf | 5.89 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.