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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5193
Tipo: | Tese |
Título: | A Prova Brasil e a participação da criança cidadã em uma escola pública de São Miguel dos Campos - AL |
Título(s) alternativo(s): | The Proof Brazil and the participation of the citizen child in a public school of São Miguel dos Campos - AL |
Autor(es): | Santos, Karla de Oliveira |
Primeiro Orientador: | Pizzi, Laura Cristina Vieira |
metadata.dc.contributor.referee1: | Simiano, Luciane Pandini |
metadata.dc.contributor.referee2: | Limeira, Ana Cristina Santos |
metadata.dc.contributor.referee3: | Menezes, Anderson Alencar |
metadata.dc.contributor.referee4: | Santos, Inalda Maria dos |
Resumo: | O estudo tem como problemática central, compreender como crianças do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de São Miguel dos Campos, Estado de Alagoas, percebem sua participação nas políticas de avaliações educacionais, especificamente a atual política nacional de avaliação em larga escala, Prova Brasil, e como compreendem o seu lugar enquanto sujeitos e cidadãos ativos e afirmativos de direitos. A partir desta problemática, delineamos como objetivo geral, problematizar a participação das crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de São Miguel dos Campos, no Estado de Alagoas, especificamente as crianças dos 5º anos “A” e “B”, na Prova Brasil. A pesquisa é de caráter qualitativo, seguindo a abordagem do Estudo de Caso e como análise dos dados a Análise do Discurso de Michel Foucault. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com as crianças dos 5º anos A e B dos anos iniciais do lócus investigado. Para tanto, partimos das análises desenvolvidas por Foucault a respeito da governamentalidade e do poder pastoral, além de realizarmos estudos sobre a história da infância, das políticas públicas para a infância e como as crianças são compreendidas enquanto cidadãs e sujeitos ativos, políticos e afirmativos de direitos. Nossos dados apontam para uma forte tendência a incluir acriticamente a participação dos discentes nas políticas nacionais de avaliação em larga escala, com repercussões para o seu processo de aprendizagem e seu modo de relacionar no ambiente escolar. |
Abstract: | The study has as central problem, to understand how children of the 5th year of Elementary School in a public school in the municipality of São Miguel dos Campos, State of Alagoas, perceive their participation in educational evaluation policies, specifically the current national policy of wide evaluation. scale, Prova Brasil, and how they understand their place as active and affirmative citizens and subjects. Based on this problem, we outline the general objective of problematizing the participation of children in the initial years of elementary school in a public school in the municipality of São Miguel dos Campos, in the State of Alagoas, specifically the children of the 5th grade "A" and "B ", In the Brazil Competition. The research is qualitative, following the approach of the Case Study and as analysis of the data the Analysis of the Speech of Michel Foucault. Semi-structured interviews were carried out with the children of the 5th years A and B of the initial years of the locus investigated. To do so, we start with Foucault's analysis of governmentality and pastoral power, as well as studies on the history of childhood, public policies for childhood and how children are understood as active citizens, politicians and affirmatives of rights. Our data point to a strong tendency to include uncritically the participation of students in national evaluation policies on a large scale, with repercussions for their learning process and their way of relating in the school environment. |
Palavras-chave: | Educação da criança Políticas públicas em Educação Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Cidadania – infância – São Miguel dos Campos (AL) Ensino fundamental Childhood Public policy Proof Brazil Citizenship Governmentality |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | SANTOS, Karla de Oliveira. A Prova Brasil e a participação da criança cidadã em uma escola pública de São Miguel dos Campos – AL. 2019. 174 f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5193 |
Data do documento: | 17-nov-2018 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU |
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