Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5160
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A inserção dos jogos lúdicos no processo de ensino e aprendizagem na disciplina de geografia |
Autor(es): | Araújo, Naiane Iris Rocha de |
Primeiro Orientador: | Lima, Roberval Felippe Pereira de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Fechine, José Alegnoberto Leite |
metadata.dc.contributor.referee2: | Almeida, Ricardo Santos de |
Resumo: | Os jogos e atividade lúdica são uma importante ferramenta pedagógica para o ensino da Geografia Escolar, que, através do desenvolvimento dessas atividades, pode-se mostrar ao educando que a Geografia está presente no nosso dia a dia, possibilitando aos mesmos que conheçam, analisem e criem um pensamento crítico sobre as características do Brasil e do mundo, refletindo sobre a sua realidade e construindo seus próprios conceitos geográficos. Nesse contexto, o presente estudo visou analisar como é feita a inserção dos jogos lúdicos no processo de ensino e aprendizagem da Geografia nas escolas do município da cidade de Delmiro Gouveia/AL. Através de uma pesquisa exploratória e descritiva, baseado em estudos bibliográficos de autores renomados como Piaget, Vygotsky; o estudo analisou como se dá a inserção dessa ferramenta, os desafios e dificuldades enfrentados pelos professores, com a aplicação de um questionário com 6 (seis) perguntas fechadas e 4 (quatro) abertas feitas a 8 (oito) colaboradores que lecionam nas escolas do município. Dessa forma, foi possível perceber como a utilização dos jogos lúdicos nas aulas de Geografia Escolar, tornam as aulas mais produtivas e interessantes, onde o educando desenvolve habilidades como pesquisar, interagir, construir, socializar, afetividade, imaginar, desenvolver o raciocínio lógico, pontos esses que se tornam positivos e importantes para a aprendizagem mediada pelo lúdico. |
Abstract: | Games and play activity are an important pedagogical tool for the teaching of School Geography, which, through the development of these activities, can show the student that Geography is present in our daily life, enabling them to know, analyze and create critical thinking about the characteristics of Brazil and the world, reflecting on their reality and building their own geographical concepts. In this context, the present study aimed to analyze how the insertion of play games in the teaching and learning process of the School Geography of the schools of the city of Delmiro Gouveia/AL is done. Through an exploratory and descriptive research, based on bibliographic studies of renowned authors such as Piaget, Vygotsky; the study analyzed how the insertion of this tool, the challenges and difficulties faced by teachers, through the application of a questionnaire with 6 (six) closed questions and 4 (four) open questions made to 8 (eight) collaborators who teach in the schools of the municipality. Thus, it was possible to understand how the use of play games in school geography classes, make classes more productive and interesting, where the student develops skills such as researching, interacting, building, socializing, affectivity, imagining, developing logical reasoning, points those that become positive and important to playful mediated learning. |
Palavras-chave: | Geografia Geografia escolar Ensino e aprendizagem Educação Jogos lúdicos Atividades lúdicas |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Geografia |
Citação: | ARAÚJO, Naiane Iris Rocha de. A inserção dos jogos lúdicos no processo de ensino e aprendizagem na disciplina de geografia. 2019. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5160 |
Data do documento: | 9-abr-2019 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - GEOGRAFIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A inserção dos jogos lúdicos no processo de ensino e aprendizagem na disciplina de geografia.pdf | 1.11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.