06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5145
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: As expressões idiomáticas e o tratamento dado em livros didáticos de língua portuguesa do ensino médio: uma análise na coleção de livros didáticos de 1º ao 3º ano: português - linguagens
Autor(es): Souza, Élida de Araújo
Primeiro Orientador: Silva, Fábia Pereira da
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Márcio Ferreira da
metadata.dc.contributor.referee2: Rangel, Heder Cleber de Castro
Resumo: As Expressões Idiomáticas fazem parte da capacidade de se comunicar de um povo, e levá-las ao ensino é necessária para ampliação de conhecimentos lexicais, semânticos, pragmáticos e culturais. Esta pesquisa tem como objetivo identificar como são tratadas as Expressões Idiomáticas em livros didáticos de ensino médio. Baseouse metodologicamente na pesquisa qualitativa de análise documental de três volumes da coleção selecionada de livros didáticos de ensino médio “Português: Linguagens”, dos autores William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães de 1° ao 3° ano, aprovados no PNLD de 2013. Balizaremos as fundamentações em Xatara (1995 :1998), Tagnin (1989, 2005) para definições de conceitos, para questões de propostas e reflexões relacionadas as Expressões Idiomáticas serviram como referencial os PCNEM (2000), PCN+ (2002) e a gramática de Bechara (2010), Perini (2001, 2009, 2010). A análise em proposta indica que os livros didáticos analisados da coleção em apenas no livro do 1º ano constava as Expressões Idiomáticas, nos outros dois volumes não aparecem. No livro em que são abordadas o conteúdo é significativo, porém, as atividades são limitadas quanto a formas de reflexão. Através da análise, concluiu-se que são pouco tratadas e aparece sem explanações sobre suas formas e características devido ao seu aspecto coloquial. Ao propor práticas que contenha estes tipos de expressões de sentido conotativo no ensino de língua portuguesa espera-se promover o desenvolvimento da competência lexical, e consequentemente da competência comunicativa, ao mostrar que são bastante significativas ao influenciar no discurso e no texto.
Abstract: Idiomatic Expressions are part of a people's ability to communicate, and to take them to education is necessary for the expansion of lexical knowledge, semantic, pragmatic and cultural. This research aims to identify the Idiomatic Expressions are treated in high school textbooks. Baseouse methodologically in the qualitative research of documentary analysis of three volumes of the selected collection of high school textbooks "Portuguese: Linguagens", of the authors William Roberto Cereja and Thereza Cochar Magalhães from 1st to 3rd year, approved in the 2013 PNLD. We will base the foundations in Xatara (1995 : 1998), Tagnin (1989, 2005) for definitions of concepts, for questions of proposals and reflections related to the Idiomatic Expressions served as reference PCNEM (2000), PCN + (2002) and the grammar of Bechara (2010), Perini (2001, 2009, 2010). The analysis in proposal indicates that the textbooks analyzed from the collection in only in the book of the first year was the Idiomatic Expressions, in the other two volumes do not appear. In the book in which the content is addressed is significant, however, activities are limited in ways of reflection. Through analysis, concluded that they are little treated and appears without explanations about their forms and characteristics due to their colloquial appearance. When proposing practices that these types of expressions of connotative meaning in teaching Portuguese It is expected to promote the development of lexical competence, and consequently communicative competence, by showing that they are quite significant when influence the discourse and the text.
Palavras-chave: Língua portuguesa
Livro didático
Expressões idiomáticas
Ensino médio
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Letras(Português)
Citação: SOUZA, Élida de Araújo. As expressões idiomáticas e o tratamento dado em livros didáticos de língua portuguesa do ensino médio: uma análise na coleção de livros didáticos de 1º ao 3º ano: português - linguagens. 2019. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5145
Data do documento: 10-abr-2019
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.