06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Mulheres, mães e pedagogas: dificuldades e superações para cursar a graduação em pedagogia na UFAL - Delmiro Gouveia - Campus sertão
Autor(es): Silva, Liliane Jessica Lima
Primeiro Orientador: Silva, Beatriz Araújo da
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Noélia Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Ana Cristina Conceição
Resumo: Este trabalho objetiva descrever e analisar vivências de mulheres, mães e pedagogas em suas interfaces, dificuldades e superações para cursar a graduação em pedagogia na UFAL/Campus sertão. A problemática que buscamos discorrer ao longo da pesquisa diz respeito a: quais as dificuldades e possibilidades de ser mãe e acadêmica do curso de Pedagogia da UFAL/Campus Sertão?. A metodologia foi relativa a qualitativa, com ênfase em entrevista semi estruturada, com registro em diário de campo e análise do discurso. O público alvo foi relativo a jovens mulheres que se tornaram mães durante a graduação. Para tanto utilizou-se autores como: Louro (1997, 2010), Sarti (2004), Soihet (2012), Souza (2007), Saffioti (1998), dentre outros que fundamentam e dão margem a discussão em torno de ser e viver como mulher, mãe e acadêmica em suas singularidades. Os resultados problematizam as estruturas androcêntricas que insistem na padronização de mulher como naturalmente mãe, dócil e frágil. Demonstramos que o ato de ter que escolher entre ser mãe e pedagoga já se constitui como uma opressão, sendo necessário um processo de subversão da ordem dominante. Por meio desse trabalho, mais que uma análise de gaveta buscamos dá voz as mulheres pedagogas, acadêmicas e mães em suas vivências, denunciando as estruturas sociais engendradas em um constante processo de desnaturalização.
Abstract: This work aims to describe and analyze experiences of women, mothers and pedagogues in their interfaces, difficulties and overcomes to attend a degree in pedagogy at UFAL / Campus Sertão. The problem that we seek to discuss throughout the research concerns: what are the difficulties and possibilities of being a mother and academic of the Pedagogy course at UFAL / Campus Sertão? The methodology was relative to qualitative, with emphasis on semi structured interview, with field journal record and discourse analysis. The target audience was relative to young women who became mothers during graduation. For this purpose, authors such as Louro (1997, 2010), Sarti (2004), Soihet (2012), Souza (2007) and Saffioti (1998) were used, among others, which provide a basis for discussion about being and living as a woman, mother and academic in their singularities. The results problematize the androcentric structures that insist on the standardization of women as naturally mother, docile and fragile. We have shown that the act of having to choose between being a mother and a pedagogue is already an oppression, and a process of subversion of the dominant order is necessary. Through this work, more than a drawer analysis we seek to give voice to women pedagogues, academics and mothers in their experiences, denouncing the social structures engendered in a constant process of denaturalization.
Palavras-chave: Educação
Educação da mulher
Gênero
Mãe
Mulher
Pedagogia
Memorial descritivo
Autobiografia
Universidade Federal de Alagoas - UFAL
Campus do sertão
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: SILVA, Liliane Jessica Lima. Mulheres, mães e pedagogas: dificuldades e superações para cursar a graduação em pedagogia na UFAL - Delmiro Gouveia - Campus sertão. 2019. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5129
Data do documento: 17-abr-2019
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