00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5089
Tipo: Dissertação
Título: O canto dos “marginais”: culturas juvenis entre a periferia e a escola pública em Maceió, Alagoas
Autor(es): Silva, Pâmela Tamires Bezerra Ferreira da
Primeiro Orientador: Silva, Rosemeire Reis da
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Veleida Anahi da
metadata.dc.contributor.referee2: Freitas, Marinaide Lima de Queiroz
metadata.dc.contributor.referee3: Pereira, Angélica Silvana
metadata.dc.contributor.referee4: Amorim, Roseane Maria de
Resumo: Esta dissertação faz uma análise sobre um grupo de jovens, seus espaços e culturas periféricas, relacionando as categorias juventudes, periferias, educação e culturas com o processo de escolarização na contemporaneidade, principalmente no que se refere à etapa final da educação básica. A pesquisa realizou-se com jovens da cultura hip-hop na zona sul de Maceió, mais especificamente com o grupo de breakdance Maloqueragem Zona Sul (MZS), os quais foram acompanhados em seu nomadismo e gregarismo pela cidade, por exemplo, nas redes sociais, bairros e escola. O objetivo foi identificar as configurações, possibilidades e/ou entraves da relação dialógica entre os saberes das culturas periféricas e os espaços de educação formal, mais especificamente do ensino médio noturno. Nesse contexto, elabora-se a seguinte problematização: Até que ponto as práticas escolares do ensino médio noturno têm dialogado com as experiências e manifestações culturais periféricas de jovens alunos e alunas? A metodologia pautou-se nas etnografias virtual, urbana e escolar, atreladas ao conhecimento em rede e técnicas de coletas de dados, como questionários e entrevistas reflexivas. Tais procedimentos metodológicos articularam-se com aspectos sócio-históricos e Estudos Culturais no que se refere às representações e identidades juvenis. Conclui-se, por meio da pesquisa, que nessa relação entre as práticas escolares e as culturas periféricas de jovens-alunos e alunas ocorre um diálogo estrategista e superficial, no qual a escola do ensino médio noturno tenta adequar-se à rotina de jovens-alunos-trabalhadores e alunas-trabalhadoras, no sentido de diminuir a evasão e melhorar os resultados avaliativos, ao mesmo tempo em que descuida das vivências, dos protestos e conhecimentos levados por esses mesmos jovens, deixando a prática escolar sem um fundamento na própria realidade sociocultural de sua clientela.
Abstract: This dissertation analyzes a group of young people, their spaces and peripheral cultures, relating youth, periphery, education and cultures to the schooling process in the contemporary world, especially in the final stage of basic education. The research was carried out with youngsters from the hip-hop culture in the south zone of Maceió, more specifically with the group break dance Maloqueragem Zona Sul – MZS, which were accompanied in your nomadism and gregariousness by the city, for example in the social networks, neighborhoods and school. The objective was to identify the configurations, possibilities and/or obstacles of the dialogical relationship between the knowledge of the peripheral cultures and the spaces of formal education, specifically of the high school. In this context, the following problem is elaborated: To what extent did the school practices of the night-time middle school have a dialogue with the peripheral cultural experiences and manifestations of the young students? The methodology was based on the virtual, urban and School, linked to network knowledge and data collection techniques, such as questionnaires and reflective interviews. Such methodological procedures were articulated to socio-historical aspects and to Cultural Studies with regard to representations and juvenile identities. It is concluded from the research that in this relationship between the school practices and the peripheral cultures of the young students, there is a superficial and strategic dialogue, in which the middle school of the night tries to adapt to the routine of the young workers, in order to reduce evasion and improve the evaluation results, while neglecting the experiences, protests and knowledge carried by these same young people, leaving school Based on the sociocultural reality of its clientele.
Palavras-chave: Educação
Escola pública – Maceió (AL)
Culturas
Hip hop (Cultura popular)
Juventude - Periferias – Maceió (AL)
Education
Public School - Maceió (AL)
Cultures
Youth - Peripheries - Maceió (AL)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SILVA, Pâmela Tamires Bezerra Ferreira da. O canto dos “marginais”: culturas juvenis entre a periferia e a escola pública em Maceió, Alagoas. 2019. 181 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5089
Data do documento: 27-mar-2018
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O canto dos marginais - culturas juvenis entre a periferia e a escola.pdfO canto dos “marginais”: culturas juvenis entre a periferia e a escola pública em Maceió, Alagoas3.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.