Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5075
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Uma análise da aplicação das metodologias sala de aula invertida e aprendizagem baseada em projetos em turmas do Ensino Médio Técnico Integrado
metadata.dc.creator: Santos, Cristiano Lopes dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Barros, Amauri da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Moran Costa, Jose Manuel
metadata.dc.contributor.referee2: Fireman, Elton Casado
metadata.dc.description.resumo: As metodologias ativas são estratégias de ensino que tiram o estudante da passividade perante a busca do conhecimento. Mattar (2017) afirma que, com a aplicação das metodologias ativa, os alunos se tornam protagonistas no processo de ensino e aprendizagem e, assim, passam a ter uma responsabilidade bem maior com o seu aprendizado. Desse modo, o processo de ensino e aprendizagem está centrado exclusivamente no estudante. O objetivo desse estudo foi identificar, analisar e avaliar os fatores positivos e negativos da aplicação das metodologias sala de aula invertida e aprendizagem baseada em projetos na turma do 2º ano do ensino médio técnico integrado do curso de Guia de Turismo do Instituto Federal de Alagoas – Campus Marechal Deodoro nos meses de agosto a novembro de 2016. A metodologia da referida pesquisa teve como natureza o procedimento qualitativo. Em relação aos objetivos, é uma pesquisa explicativa e o enfoque adotado foi a pesquisa-ação. Para aplicação das metodologias na sala de aula foram elaboradas duas sequências didáticas e para a coleta dos dados utilizou-se questionários e a observação do pesquisador durante a aplicação das referidas metodologias, devidamente registrada no diário de bordo. A análise dos dados ocorreu de modo qualitativo, a partir dos dados extraídos dos questionários e pela observação em campo do pesquisador. Os resultados mostraram que um dos pontos positivos das duas metodologias é uma maior interação entre professor e aluno e que, dessa forma, ocorre um processo melhor de feedback entre ambas as partes e que a aula dialogada jamais pode ser abandonada. Outro fato que foi identificado é que o professor possibilita aos estudantes uma maior variedade de métodos de ensino ao longo do ano letivo, pois ficou evidente que os estudantes apresentavam um engajamento melhor de aprendizagem quando ocorria mudanças nas estratégias de didáticas.
Abstract: The active methodologies are strategies of teaching that take the student from the passivity before the search of the knowledge. Mattar (2017) states that with the application of active methodologies, students become protagonists in the teaching and learning process and, thus, have a greater responsibility for their learning. In this way, the teaching and learning process is focused exclusively on the student. The purpose of this study was to identify, analyze and evaluate the positive and negative factors of the application of inverted classroom methodologies and project - based learning in the 2nd year of the integrated technical high school of the Tourism Guide course of the Federal Institute of Alagoas - Campus Marechal Deodoro from August to November 2016. The methodology of this research was qualitative procedure. In relation to the objectives, it is an explanatory research and the adopted approach was the action research. For the application of the methodologies in the classroom two didactic sequences were elaborated and for the data collection, questionnaires were used and the researcher's observation during the application of these methodologies, duly recorded in the logbook. The analysis of the data occurred qualitatively, based on the data extracted from the questionnaires and the field observation of the researcher. The results showed that one of the positive points of the two methodologies is a greater interaction between teacher and student and that, in this way, a better feedback process occurs between both parties and that the dialogue class can never be abandoned. Another fact that has been identified is that the teacher allows students a greater variety of teaching methods throughout the school year, since it was evident that the students had a better learning engagement when changes in teaching strategies occurred.
Keywords: Metodologia do ensino
Aprendizagem baseada em projetos
Sala de aula
Interação professor aluno
Teaching Methodology
Project-based learning
Classroom
Teacher of student interaction
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Alagoas
metadata.dc.publisher.initials: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citation: SANTOS, Cristiano Lopes dos. Uma análise da aplicação das metodologias sala de aula invertida e aprendizagem baseada em projetos em turmas do Ensino Médio Técnico Integrado. 2019. 110f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5075
Issue Date: 27-Feb-2019
Appears in Collections:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Uma análise da aplicação das metodologias sala de aula invertida.pdfUma análise da aplicação das metodologias sala de aula invertida e aprendizagem baseada em projetos em turmas do Ensino Médio Técnico Integrado1,78 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.