06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - GEOGRAFIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5027
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O ensino das representações cartográficas e suas simbologias no 6º ano do ensino fundamental: um estudo de caso na Escola Estadual Watson Clementino de Gusmão Silva
Autor(es): Nascimento, Anelyze Vieira do
Primeiro Orientador: Lima, Roberval Felippe Pereira de
metadata.dc.contributor.referee1: Almeida, Ricardo Santos de
metadata.dc.contributor.referee2: Fechine, José Alegnoberto Leite
Resumo: Este trabalho objetivou analisar de que maneira a alfabetização cartográfica nas séries iniciais dá suporte ao ensino das representações cartográficas e suas simbologias, com o propósito de verificar a utilização da simbologia cartográfica no ensino da cartografia escolar, com a finalidade de analisar os benefícios no ensino de geografia nas séries iniciais, da escola Watson Clementino de Gusmão Silva, em Delmiro Gouveia, AL. De modo específico revisar literatura teórico conceitual sobre Geografia, Cartografia, representações cartográficas e simbologia, bem como levantar e verificar em sala de aula como acontece a alfabetização cartográfica no ensino de geografia; aplicar questionários na escola em estudo, para conhecer a realidade do ensino de geografia; e comparar questionário com leituras bibliográficas, esclarecendo como acontece o ensino das representações cartográficas e suas simbologias no 6º ano do ensino fundamental. Para esta pesquisa, foram utilizados como método de coleta de dados a pesquisa bibliográfica, juntamente com a aplicação de questionários na escola, o trabalho de campo aconteceu em Setembro de 2018, este estudo tem caráter exploratório, descritivo e baseia-se numa abordagem, qualiquantitativa. Diante da análise dos dados obtidos foi possível identificar a valiosa importância da alfabetização cartográfica nas séries iniciais. Neste processo destacou-se que apenas com um ensino de qualidade é possível que isso aconteça, porém ressaltou-se também a necessidade de melhorias gerais no ensino da disciplina cartográfica, o que é um desafio para a docência da escola em estudo, pois a falta de recursos inovadores associado à ausência de aulas dinâmicas são os maiores empecilhos a serem superados. Por fim, com a finalização deste trabalho e com os questionários aplicados, foi possível confirmar que, no intuito que o aluno entenda e interprete as representações cartográficas e suas simbologias, a alfabetização cartográfica é de suma importância, pois sem ela com certeza o ensino e aprendizagem desses jovens serão insatisfatórios.
Abstract: This work aimed to analyze how cartographic literacy in the initial series supports the teaching of cartographic representations and their symbologies, with the purpose of verifying the use of cartographic symbology in school cartography teaching, with the purpose of analyzing the benefits in the teaching of geography in the initial grades, of the Watson Clementino School of Gusmão Silva, in Delmiro Gouveia, AL. Specifically, to review conceptual theoretical literature on Geography, Cartography, cartographic representations and symbology, as well as to raise and verify in the classroom how cartographic literacy happens in geography teaching; to apply questionnaires in the school under study, to know the reality of the teaching of geography; and compare the questionnaire with bibliographical readings, clarifying how the teaching of cartographic representations and their symbologies occurs in the 6th year of elementary school. For this research, the bibliographic research was used as a method of data collection, together with the application of questionnaires at school, the field work happened in September 2018, this study is exploratory, descriptive and is based on a qualitative and quantitative approach . In the analysis of the data obtained it was possible to identify the valuable importance of cartographic literacy in the initial series. In this process, it was emphasized that only with a quality education is it possible that this happens, but it was also stressed the need for general improvements in the teaching of the cartographic discipline, which is a challenge for the teaching of the school under study, since the lack of innovative resources associated with the absence of dynamic classes are the major obstacles to be overcome. Finally, with the completion of this work and with the questionnaires applied, it was possible to confirm that, in order for the student to understand and interpret the cartographic representations and their symbologies, cartographic literacy is of the utmost importance, since without it, these young people will be unsatisfactory.
Palavras-chave: Geografia
Cartografia
Ensino e aprendizagem
Ensino fundamental
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA REGIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Geografia
Citação: NASCIMENTO, Anelyze Vieira do. O ensino das representações cartográficas e suas simbologias no 6º ano do ensino fundamental: um estudo de caso na Escola Estadual Watson Clementino de Gusmão Silva. 2019. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Unidade Delmiro Gouveia -Campus do Sertão, Curso de Geografia, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5027
Data do documento: 17-out-2018
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - GEOGRAFIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.