00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
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Tipo: Tese
Título: “Mulher” de negócios no discurso do empreendedorismo: a liberdade em condições de subalternidade
Autor(es): Souza , Cristiane Gomes de
Primeiro Orientador: Amaral, Maria Virgínia Borges
metadata.dc.contributor.referee1: Grigoletto, Evandra
metadata.dc.contributor.referee2: Barretto, Elvira Simões
metadata.dc.contributor.referee3: Magalhães, Belmira Rita da Costa
metadata.dc.contributor.referee4: Silva, Sóstenes Ericson Vicente da
Resumo: Esta tese analisa o discurso do SEBRAE sobre a mulher de negócios corporificada no desenvolvimento de suas práticas, projetos, peças publicitárias e premiações advindos do empreendedorismo feminino. O presente estudo tem como objetivo identificar a FDEF como espaço constitutivo de convergência, divergência e silêncio entre essas mulheres. A pesquisa tomou como base os pressupostos teórico-metodológicos da Análise do Discurso (AD) de origem francesa, filiada a Pêcheux, e da Psicanálise para o entendimento dos efeitos da materialidade discursiva do SEBRAE sobre a “mulher” de negócios. Defende-se que as relações interdiscursivas do SEBRAE sobre a “mulher” de negócios, acerca do empreendedorismo feminino, contribuem, de forma ideológica e inconsciente, para a constituição de discursos hegemônicos que elegem o empreendedorismo feminino contemporâneo como único modelo possível de geração de riqueza, liberdade e desfaçatez do sofrimento da mulher. A partir desses conceitos, enfatiza-se o percurso de formação do sujeito mulher, entendendo a ideologia como determinada pela luta de classes, e o desejo, a falta, e o outro como determinante (inconsciente) entre suas relações. A partir da análise de 16 sequências discursivas sobre as mulheres reconhecidas e premiadas em versão digital na página do Prêmio SEBRAE Mulher de Negócios (PSMN), constata-se o modo como se constrói a representação da “mulher” de negócios, com a valorização de certas posturas e a mobilização de dizeres, sendo alguns materializados e outros silenciados pela publicidade. Verifica-se a contradição como tom predominante da trajetória, que ocorre com a normalização de sentidos, homogeneização de comportamentos, relacionando mulheres às mercadorias, de modo tal que na linha da superação, elas precisam passar por condições familiares adversas antes de alcançar o êxito profissional até que possam romper e alcançar a sua emancipação.
Abstract: This thesis analyzes SEBRAE's discourse on corporate business women in the development of their practices, projects, publicity pieces and awards from women entrepreneurship. The present study aims to identify FDEF as a constitutive space of convergence, divergence and silence among these women. The research was based on the theoretical and methodological assumptions of Discourse Analysis (AD) of French origin, affiliated to Pêcheux, and Psychoanalysis for the understanding of the effects of the discursive materiality of SEBRAE on the "woman" of business. It is argued that the inter-discourse relations of SEBRAE on the "woman" of business, about female entrepreneurship, contribute, ideologically and unconsciously, to the constitution of hegemonic discourses that elect contemporary female entrepreneurship as the only possible model of wealth generation , freedom and lack of effort of the woman's suffering. From these concepts, the training course of the female subject is emphasized, understanding the ideology as determined by the class struggle, and desire, lack, and the other as determinant (unconscious) between their relations. Based on the analysis of 16 discursive sequences about women recognized and awarded a digital version on the page of the SEBRAE Mulher de Negócios (PSMN) Award, we can see how the representation of the "woman" of business is built, with the certain postures and the mobilization of sayings, some materialized and others silenced by publicity. Contradiction is seen as the predominant tone of the trajectory, which occurs with the normalization of meanings, homogenization of behaviors, relating women to commodities, so that in the process of overcoming, they have to undergo adverse family conditions before reaching professional success until they can break away and achieve their emancipation.
Palavras-chave: Empreendedorismo
Mulheres – Emprego
Análise do Discurso
Psicanálise
Entrepreneurship
Women – Employment
Speech analysis
Psychoanalysis
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística
Citação: SOUZA, Cristiane Gomes de. “Mulher” de negócios no discurso do empreendedorismo: a liberdade em condições de subalternidade. 2019. 172 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/4996
Data do documento: 5-fev-2019
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