Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/496
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A negociação da imagem : um estudo sobre as estratégias discursivas nas práticas interativas em aulas de língua inglesa
Other Titles: Face work : a study on the strategies discourses in interactive lessons in english
metadata.dc.creator: Silva, Poliana Pimentel
metadata.dc.contributor.advisor1: Tavares, Roseanne Rocha
metadata.dc.contributor.referee1: Costa, Januacele Francisca da
metadata.dc.contributor.referee2: Galembeck, Paulo de Tarso
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho está inscrito no âmbito das pesquisas qualitativas sobre linguagem, que têm como objetivo analisar as práticas interativas do discurso no contexto de sala de aula e o processo de negociação da imagem durante as aulas de Língua Inglesa promovidas em uma turma de graduação do curso de Letras da Universidade Federal de Alagoas. À luz de pensadores contemporâneos que defendem uma abordagem interacional na sala de língua estrangeira (KRAMSCH, 1993, 2006; TAVARES, 2006), volta-se o olhar para como as estratégias discursivas (GUMPERZ, 1982, CAZDEN, 2001; TAVARES, 2007) são construídas durantes as práticas interativas entre os(as) alunos(as) e professoras de língua estrangeira (doravante LE) e como se dá a negociação da face (GOFFMAN, 1981; BROWN e LEVINSON, 1987) no decorrer dessas interações. A temática dessa pesquisa transita em torno do ensino da LE. Os pontos centrais da pesquisa têm como base reflexões sobre língua, interação e ensino diante dos princípios teóricos da Sociolingüística Interacional. Com a análise das aulas, percebeu-se a relevância da criação de atividades que provocassem o comprometimento do aprendiz durante as discussões. Mesmo que a imagem dos envolvidos necessitasse ser negociada, o uso das estratégias discursivas identificadas nas aulas possibilitou uma maior integração das professoras com os alunos durante as atividades interativas.
Abstract: The present paper is inserted in the qualitative research perspectives that aim to analyze the practices of interactive discourse in specific contexts and the negotiation process of the image during English activities, promoted in a class of graduate students of Languages course at the Federal University of Alagoas. In light of contemporary researchers who advocate an interactional approach in foreign language classroom (KRAMSCH, 1993, 2006, TAVARES, 2006), we draw our attentions to how the discursive strategies (GUMPERZ, 1982; CAZDEN, 2001; TAVARES, 2007) are built during the interactive practices among students of foreign language (FL) and how facework is developed (GOFFMAN, 1981; BROWN e LEVINSON, 1987) during these interactions. The theme of this research moves around the language and social aspects in teaching and learning of FL. The central points of the survey are based on discussions between language, interaction and education on the theoretical principles of sociolinguistics. With the lessons analysis it was realized the importance of creating activities that might lead to the commitment of the learner during the discussions. Even the image needed to be negotiated, the use of discursive strategies identified in the classroom has enabled a greater integration of teachers with students during interactive activities.
Keywords: Face work
Discursive strategies
Interactive practices
LE classroom
Negociação da imagem
Estratégias discursivas
Práticas interativas
Sala de aula de LE
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Alagoas
metadata.dc.publisher.initials: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Linguística; Literatura Brasileira
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística
Citation: SILVA, Poliana Pimentel. Face work : a study on the strategies discourses in interactive lessons in english. 2010. 119 f. Dissertação (Mestrado em Linguística; Literatura Brasileira) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2010.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/496
Issue Date: 8-Mar-2010
Appears in Collections:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_PolianaPimentelSilva_2010.pdf6,99 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.