00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/496
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Tavares, Roseanne Rocha
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4961168921977877por
dc.contributor.referee1Costa, Januacele Francisca da
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799725H1por
dc.contributor.referee2Galembeck, Paulo de Tarso
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4056824042479771por
dc.creatorSilva, Poliana Pimentel
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0148660696988076por
dc.date.accessioned2015-08-25T18:29:49Z-
dc.date.available2012-09-05
dc.date.available2015-08-25T18:29:49Z-
dc.date.issued2010-03-08
dc.identifier.citationSILVA, Poliana Pimentel. Face work : a study on the strategies discourses in interactive lessons in english. 2010. 119 f. Dissertação (Mestrado em Linguística; Literatura Brasileira) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2010.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufal.br/handle/riufal/496-
dc.description.abstractThe present paper is inserted in the qualitative research perspectives that aim to analyze the practices of interactive discourse in specific contexts and the negotiation process of the image during English activities, promoted in a class of graduate students of Languages course at the Federal University of Alagoas. In light of contemporary researchers who advocate an interactional approach in foreign language classroom (KRAMSCH, 1993, 2006, TAVARES, 2006), we draw our attentions to how the discursive strategies (GUMPERZ, 1982; CAZDEN, 2001; TAVARES, 2007) are built during the interactive practices among students of foreign language (FL) and how facework is developed (GOFFMAN, 1981; BROWN e LEVINSON, 1987) during these interactions. The theme of this research moves around the language and social aspects in teaching and learning of FL. The central points of the survey are based on discussions between language, interaction and education on the theoretical principles of sociolinguistics. With the lessons analysis it was realized the importance of creating activities that might lead to the commitment of the learner during the discussions. Even the image needed to be negotiated, the use of discursive strategies identified in the classroom has enabled a greater integration of teachers with students during interactive activities.eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Alagoas
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLinguística; Literatura Brasileirapor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras e Linguísticapor
dc.publisher.initialsUFALpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFace workeng
dc.subjectDiscursive strategieseng
dc.subjectInteractive practiceseng
dc.subjectLE classroomeng
dc.subjectNegociação da imagempor
dc.subjectEstratégias discursivaspor
dc.subjectPráticas interativaspor
dc.subjectSala de aula de LEpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.titleA negociação da imagem : um estudo sobre as estratégias discursivas nas práticas interativas em aulas de língua inglesapor
dc.title.alternativeFace work : a study on the strategies discourses in interactive lessons in englisheng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho está inscrito no âmbito das pesquisas qualitativas sobre linguagem, que têm como objetivo analisar as práticas interativas do discurso no contexto de sala de aula e o processo de negociação da imagem durante as aulas de Língua Inglesa promovidas em uma turma de graduação do curso de Letras da Universidade Federal de Alagoas. À luz de pensadores contemporâneos que defendem uma abordagem interacional na sala de língua estrangeira (KRAMSCH, 1993, 2006; TAVARES, 2006), volta-se o olhar para como as estratégias discursivas (GUMPERZ, 1982, CAZDEN, 2001; TAVARES, 2007) são construídas durantes as práticas interativas entre os(as) alunos(as) e professoras de língua estrangeira (doravante LE) e como se dá a negociação da face (GOFFMAN, 1981; BROWN e LEVINSON, 1987) no decorrer dessas interações. A temática dessa pesquisa transita em torno do ensino da LE. Os pontos centrais da pesquisa têm como base reflexões sobre língua, interação e ensino diante dos princípios teóricos da Sociolingüística Interacional. Com a análise das aulas, percebeu-se a relevância da criação de atividades que provocassem o comprometimento do aprendiz durante as discussões. Mesmo que a imagem dos envolvidos necessitasse ser negociada, o uso das estratégias discursivas identificadas nas aulas possibilitou uma maior integração das professoras com os alunos durante as atividades interativas.por
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_PolianaPimentelSilva_2010.pdf6.99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.