00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Dissertação
Título: A educação no médio sertão alagoano: a escolarização em Santana do Ipanema e as implicações da formação docente na educação escolar local
Título(s) alternativo(s): Education in the medium Sertão Alagoano: schooling in Santana do Ipanema and the implications of teaching training in local school education
Autor(es): Costa, Maria Cledilma Ferreira da Silva
Primeiro Orientador: Verçosa, Elcio de Gusmão
metadata.dc.contributor.referee1: Nascimento, Ester Fraga Vilas Boas Carvalho do
metadata.dc.contributor.referee2: Melo, Adriana Almeida Sales de
Resumo: Este trabalho aborda, de um modo geral, o processo de institucionalização da educação escolar no município sertanejo de Santana do Ipanema/AL, a partir de sua emancipação político-administrativa no século XIX. Neste sentido, buscando inicialmente apreender a ótica da sociedade santanense, foram analisados textos e crônicas de escritores conterrâneos, além de imagens e espaços que compõem o cenário histórico e cultural do município, bem como os elementos que influenciaram a educação escolar ou nela interferiram. O meu intento final, na verdade, foi compreender como, a partir do nascedouro da educação escolar em Santana do Ipanema, desenvolveram-se as políticas de formação de professores para a região, da criação da Escola Normal local até a implantação do curso de formação docente em nível superior – Pedagogia, por meio da Escola Superior do Sertão/ESSER, primeiro integrante da FUNESA e, hoje, oficialmente denominada de CAMPUS II da UNEAL – Universidade Estadual de Alagoas e quais os limites e possibilidades dessas iniciativas no desenvolvimento da escolarização da região.
Abstract: This paper addresses, in general, the institutionalization process of schooling in the municipality of Santana do Ipanema/AL backcountry, from their political-administrative emancipation in the nineteenth century. In this sense, seeking initially to grasp the perspective of society Santanense were analyzed texts and chronicles of fellow writers, as well as images and spaces that make up the historic and cultural city, as well as the factors that influenced school education, or interfere in it. My final attempt, in fact, was to understand how, from the birthplace of school education in Santana do Ipanema, developed policies for the training of teachers for the region, the creation of the Normal School site until the implementation of the training course teaching in higher education - education, through the Wilderness School / ESSER, the first member of FUNESA is, today, officially called the UNEAL CAMPUS II - University of Alagoas and what the limits and possibilities of these initiatives in the development of schooling region.
Palavras-chave: Educação
Professores - Formação
Escolarização - Santana do Ipanema
Education
Teachers - Training
Schooling
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: COSTA, Maria Cledilma Ferreira da Silva. A educação no médio sertão alagoano: a escolarização em Santana do Ipanema e as implicações da formação docente na educação escolar local. 2011. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2011.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/4892
Data do documento: 18-mar-2011
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